Consumidor turístico no pós-covid19: Motivações e padrões de viagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Beatriz Franco de Lemos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/6811
Resumo: Dissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 15 de setembro de 2023, Universidade dos Açores.
id RCAP_3f415c8bc7730a3c5c0725019df0d822
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/6811
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Consumidor turístico no pós-covid19: Motivações e padrões de viagemMarketingTurismoConsumidoresCOVID-19Ciências Económicas e EmpresariaisDissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 15 de setembro de 2023, Universidade dos Açores.O aparecimento do coronavírus de 2019 e as políticas tomadas para o combater originaram uma transformação no comportamento dos indivíduos. Assim, tornou-se essencial, por parte dos negócios, esta adaptação ao novo consumidor e às suas preferências. Esta dissertação foca-se na análise do impacto da covid-19 no consumidor turístico, pois o turismo foi uma das áreas mais afetadas com a pandemia. Foram utilizados dados secundários para investigar esta influência. Os dados demonstram concordância com o enquadramento teórico da temática. Verificou-se um aumento de frequência de viagem para viagens de caravana/ viagem de estrada e GAP year, que permitem o distanciamento social. Os fatores principais ao realizar uma viagem demonstram ser visitar família e/ou amigos, natureza, cultura e sol/praia. Fatores como características naturais e o nível de segurança possuem relevância na lealdade e fidelidade ao destino. A segurança revelou-se, como esperado, um fator de grande importância na sua escolha. Quanto às fontes de informação, destaca-se as recomendações de amigos e família e os meios on-line. É interessante também afirmar que, segundo a amostra em análise, a implementação de menus digitais ou QR Code nos restaurantes é mais importante que a utilização de robôs de segurança para hotéis e aeroportos.ABSTRACT: The appearance of the 2019 coronavirus and the policies taken to combat it, led to a transformation in the behavior of individuals. Thus, it has become essential for businesses to adapt to the new consumer and their preferences. This dissertation focuses on analyzing the impact of covid-19 on the tourist consumer, as tourism was one of the areas most affected by the pandemic. Secondary data were used to investigate this influence. The data demonstrate agreement with the theoretical framework of the theme. There was an increase in travel frequency for caravan trips/ road trips and GAP year, which allow for social distancing. The main factors when taking a trip prove to be visiting family and/or friends, nature, culture and sun/beach. Factors such as natural characteristics and the level of security are relevant to loyalty and fidelity to the destination. Security proved to be, as expected, a factor of great importance in their choice. As for the sources of information, recommendations from friends and family and online means stand out. It is also interesting to state that, according to the sample under analysis, the implementation of digital menus or QR Codes in restaurants is more important than the use of security robots for hotels and airports.Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo BorgesAvelar, Sónia Margarida MoreiraRepositório da Universidade dos AçoresRaposo, Beatriz Franco de Lemos2023-12-20T11:07:44Z2023-09-152023-09-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/6811TID:203388020porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-23T02:00:42Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/6811Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:43.718654Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Consumidor turístico no pós-covid19: Motivações e padrões de viagem
title Consumidor turístico no pós-covid19: Motivações e padrões de viagem
spellingShingle Consumidor turístico no pós-covid19: Motivações e padrões de viagem
Raposo, Beatriz Franco de Lemos
Marketing
Turismo
Consumidores
COVID-19
Ciências Económicas e Empresariais
title_short Consumidor turístico no pós-covid19: Motivações e padrões de viagem
title_full Consumidor turístico no pós-covid19: Motivações e padrões de viagem
title_fullStr Consumidor turístico no pós-covid19: Motivações e padrões de viagem
title_full_unstemmed Consumidor turístico no pós-covid19: Motivações e padrões de viagem
title_sort Consumidor turístico no pós-covid19: Motivações e padrões de viagem
author Raposo, Beatriz Franco de Lemos
author_facet Raposo, Beatriz Franco de Lemos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tiago, Maria Teresa Pinheiro de Melo Borges
Avelar, Sónia Margarida Moreira
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, Beatriz Franco de Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Turismo
Consumidores
COVID-19
Ciências Económicas e Empresariais
topic Marketing
Turismo
Consumidores
COVID-19
Ciências Económicas e Empresariais
description Dissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 15 de setembro de 2023, Universidade dos Açores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-20T11:07:44Z
2023-09-15
2023-09-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/6811
TID:203388020
url http://hdl.handle.net/10400.3/6811
identifier_str_mv TID:203388020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136443438727168