ANÁLISE DO IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 NA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING NAS ORGANIZAÇÕES TURÍSTICAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2703 |
Resumo: | Até 2019, o setor do turismo encontrava-se em constante crescimento, apresentando, em cada ano, resultados superiores ao anterior. Desde que foi reportado o primeiro caso de COVID-19 em Portugal, a 2 de março de 2020, as organizações turísticas enfrentam uma situação anormal e o turismo passa pelo momento mais difícil desde que se democratizou e passou a ser acessível para todos. As unidades de alojamento suspenderam a atividade, agências de viagens tiveram de cancelar viagens devido às restrições de fronteiras e ao confinamento, os eventos deixaram de acontecer, aviões permaneceram no chão e não havia turistas para que as entidades públicas regionais pudessem divulgar o que de bom a sua região tem para oferecer. Como em todos os negócios, as organizações turísticas precisavam de continuar a comunicar de forma a manter a relação com o cliente. Como? Adaptando as estratégias de comunicação de marketing aos tempos de hoje. Atualmente, existem múltiplos difusores de comunicação que permitem à marca alimentar a relação com o cliente, agilizando-se, na melhor forma possível para que consiga ir de acordo com as suas expectativas, chegando, em certos, a fortalecer a fidelização entre o cliente e a marca. Esta investigação, de metodologia qualitativa com base numa revisão bibliográfica e entrevistas a empresas e organizações turísticas, nomeadamente a cadeias de hotéis, alojamento local (AL), agências de viagens e organizações de promoção turística, tem como objetivo identificar se houve alterações na estratégica de comunicação destas empresas e organizações em consequência da pandemia, qual foi o discurso adotado perante os consumidores durante o confinamento, na progressão do desconfinamento e que estratégias de comunicação vão adotar no período de recuperação. Para concluir, o trabalho apresenta uma análise comparativa entre o antes e durante a pandemia, identificando o que mudou no discurso e na estratégia de comunicação de marketing |
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Até 2019, o setor do turismo encontrava-se em constante crescimento, apresentando, em cada ano, resultados superiores ao anterior. Desde que foi reportado o primeiro caso de COVID-19 em Portugal, a 2 de março de 2020, as organizações turísticas enfrentam uma situação anormal e o turismo passa pelo momento mais difícil desde que se democratizou e passou a ser acessível para todos. As unidades de alojamento suspenderam a atividade, agências de viagens tiveram de cancelar viagens devido às restrições de fronteiras e ao confinamento, os eventos deixaram de acontecer, aviões permaneceram no chão e não havia turistas para que as entidades públicas regionais pudessem divulgar o que de bom a sua região tem para oferecer. Como em todos os negócios, as organizações turísticas precisavam de continuar a comunicar de forma a manter a relação com o cliente. Como? Adaptando as estratégias de comunicação de marketing aos tempos de hoje. Atualmente, existem múltiplos difusores de comunicação que permitem à marca alimentar a relação com o cliente, agilizando-se, na melhor forma possível para que consiga ir de acordo com as suas expectativas, chegando, em certos, a fortalecer a fidelização entre o cliente e a marca. Esta investigação, de metodologia qualitativa com base numa revisão bibliográfica e entrevistas a empresas e organizações turísticas, nomeadamente a cadeias de hotéis, alojamento local (AL), agências de viagens e organizações de promoção turística, tem como objetivo identificar se houve alterações na estratégica de comunicação destas empresas e organizações em consequência da pandemia, qual foi o discurso adotado perante os consumidores durante o confinamento, na progressão do desconfinamento e que estratégias de comunicação vão adotar no período de recuperação. Para concluir, o trabalho apresenta uma análise comparativa entre o antes e durante a pandemia, identificando o que mudou no discurso e na estratégia de comunicação de marketing |
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