A importância das questões de accountability e responsabilidade social no setor da banca em Portugal: os casos Bankinter e Caixa Geral de Depósitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Jéssica Adriano Semedo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15346
Resumo: Mestrado em Gestão e Empreendedorismo
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spelling A importância das questões de accountability e responsabilidade social no setor da banca em Portugal: os casos Bankinter e Caixa Geral de DepósitosAccountabilityResponsabilidade socialBancaSocial responsibilityBankingMestrado em Gestão e EmpreendedorismoA presente investigação tem como objetivo analisar o cumprimento das práticas de accountability e responsabilidade social no setor bancário português, com destaque para dois bancos, o Bankinter e a Caixa Geral de Depósitos, entre os anos de 2012 e 2019. A responsabilidade social ocupa, cada vez mais, espaço nas áreas de atuação das organizações e o setor bancário não é exceção. Tal situação, acontece maioritariamente devido às alterações do mercado em que as mesmas estão inseridas, com destaque para o consumidor moderno que, atualmente, está muito mais informado e exigente e já não aceita que a resposta às suas necessidades seja feita de forma lenta e precária. O setor bancário português, apresenta, nos dias de hoje, vários desafios, que passam pelo endividamento, ausência de acionistas, subestimação do risco e maximização dos créditos, nomeadamente a organizações com reduzidos níveis de capital próprio, entre outros. Considerando estas questões, o setor bancário deve apresentar face aos desafios existentes, melhores resultados ao nível da eficiência e uma maior racionalização dos custos. Para tal, questões como accountability, prestação de contas e responsabilidade social devem estar, cada vez mais, presentes nas instituições financeiras. Não apenas para conseguirem obter melhores resultados a níveis financeiros, como também para demonstrarem para com os seus stakeholders serem organizações transparentes e de confiança. Os resultados da presente investigação sugerem que ambos os bancos realizam adequadamente as práticas de accountability e responsabilidade social. No entanto, os resultados indicam que a CGD se apresenta como um banco socialmente mais responsável quando comparado com o Bankinter. Esta informação deverá ser interpretada com alguma cautela visto que os indicadores de responsabilidade social são muito recentes e não são de fácil medição.This research aims to analyze the fulfillment of accountability and social responsibility practices in the Portuguese banking sector, with emphasis on two banks, Bankinter and Caixa Geral de Depósitos, between 2012 and 2019. Social responsibility is increasingly occupying space in the different business areas and the banking sector is no exception. This situation occurs mainly due to changes in the market in which they are inserted, with emphasis on the modern consumers who, currently, is much more dedicated and demanding and no longer accepts that the response to their needs is made in a slow and precarious way. The Portuguese banking sector, nowadays, presents several challenges, which include indebtedness, lack of shareholders, underestimation of risk and credit maximization, particularly to associations with low levels of equity capital, among others. Faced with these issues, the banking sector must provide, in the face of the challenges faced, better results in terms of efficiency and a greater rationalization of costs. Thus, issues such as, accountability and social responsibility must be increasingly present in institutions. Not only to achieve better results at financial levels, but also to demonstrate transparent and trustworthy meetings with their stakeholders. The results of this study suggest that both banks perform that activity according to the practices of accountability and social responsibility. However, the results indicate that CGD presents itself as a more socially responsible bank when compared to Bankinter. This information should be interpreted with some caution as social responsibility indicators are very recent and not easy to measure.ISCALAlves, IrynaRCIPLTavares, Jéssica Adriano Semedo2023-01-17T14:23:49Z2022-022022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15346porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:12:47ZPortal AgregadorONG
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