Algumas Notas Sobre a Tutela do Utente de Serviços Públicos Essenciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/7415 |
Resumo: | No presente estudo dedicamo-nos a uma análise da Lei dos Serviços Públicos Essenciais – Lei n.º 23/96, de 26 de julho - atribuindo um especial enfoque aos mecanismos de tutela do utente de tais serviços. Se é certo que, por um lado, não tem sido doutrinariamente pacífica a qualificação dos contratos de prestação de serviços públicos essenciais enquanto negócios jurídicos de Direito Público ou Privado, por outro, e consequentemente, também não é isenta de discussão a questão sobre onde interpor ação judicial emergente de litígios que oponham o prestador e o utente. Tentaremos, portanto, dar uma resposta a tal questão. Feita uma análise generalista dos referidos mecanismos de tutela do utente centramo-nos, em particular, nas questões relativas à suspensão do serviço por falta de pagamento, estabelecendo um paralelo entre os regimes da Lei dos Serviços Públicos Essenciais e da Lei das Comunicações Eletrónicas. Por fim, abordaremos a questão dos prazos de prescrição e caducidade relativos ao direito ao recebimento do preço do serviço prestado. Neste ponto, em concreto, procuraremos dar uma resposta adequada relativa a que prazo de prescrição recorrer sempre que o serviço seja prestado por uma autarquia local (8 anos ou 6 meses). |
id |
RCAP_3f50ec534dae0d207a76489525214188 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7415 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Algumas Notas Sobre a Tutela do Utente de Serviços Públicos EssenciaisSome Notes About the Protection of the Essential Public Services UserServiços públicos essenciaisComunicações eletrónicasTutela do utenteSuspensão do serviço por falta de pagamentoPrescriçãoCaducidadeEssential public servicesElectronic comunicationsProtection of the userSuspension of the service for non-paymentPrescriptionLapseNo presente estudo dedicamo-nos a uma análise da Lei dos Serviços Públicos Essenciais – Lei n.º 23/96, de 26 de julho - atribuindo um especial enfoque aos mecanismos de tutela do utente de tais serviços. Se é certo que, por um lado, não tem sido doutrinariamente pacífica a qualificação dos contratos de prestação de serviços públicos essenciais enquanto negócios jurídicos de Direito Público ou Privado, por outro, e consequentemente, também não é isenta de discussão a questão sobre onde interpor ação judicial emergente de litígios que oponham o prestador e o utente. Tentaremos, portanto, dar uma resposta a tal questão. Feita uma análise generalista dos referidos mecanismos de tutela do utente centramo-nos, em particular, nas questões relativas à suspensão do serviço por falta de pagamento, estabelecendo um paralelo entre os regimes da Lei dos Serviços Públicos Essenciais e da Lei das Comunicações Eletrónicas. Por fim, abordaremos a questão dos prazos de prescrição e caducidade relativos ao direito ao recebimento do preço do serviço prestado. Neste ponto, em concreto, procuraremos dar uma resposta adequada relativa a que prazo de prescrição recorrer sempre que o serviço seja prestado por uma autarquia local (8 anos ou 6 meses).In the present study we dedicate ourselves to make an analysis of the Law of Essential Public Services, giving a special focus to the mechanisms of protection of the user of such services. If it is true that, on the one hand, it has not been doctrinally peaceful to qualify contracts for the provision of essential public services as public or private law agreements, on the other, and consequently, the question of where to bring legal action arising from disputes that oppose the provider and the user, therefore, we will try to answer that question. Having made a general analysis of the user protection mechanisms, we focus on issues related to the suspension of the service for non-payment, establishing a parallel between the regimes of the Essential Public Services Law and the Electronic Communications Law. Finally, we will address the issue of prescription and lapse periods related to the right to receive the price of the service provided. At this point we will try to give an adequate answer regarding which prescription period to resort whenever the service is provided by a local authority (8 years or 6 months).U. PortoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoFalcão, David2021-01-08T13:42:08Z2020-102020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7415por2182-9845DOI 10.24840/2182-9845_2020-0003_0003info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:47:55Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:57.684140Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Algumas Notas Sobre a Tutela do Utente de Serviços Públicos Essenciais Some Notes About the Protection of the Essential Public Services User |
title |
Algumas Notas Sobre a Tutela do Utente de Serviços Públicos Essenciais |
spellingShingle |
Algumas Notas Sobre a Tutela do Utente de Serviços Públicos Essenciais Falcão, David Serviços públicos essenciais Comunicações eletrónicas Tutela do utente Suspensão do serviço por falta de pagamento Prescrição Caducidade Essential public services Electronic comunications Protection of the user Suspension of the service for non-payment Prescription Lapse |
title_short |
Algumas Notas Sobre a Tutela do Utente de Serviços Públicos Essenciais |
title_full |
Algumas Notas Sobre a Tutela do Utente de Serviços Públicos Essenciais |
title_fullStr |
Algumas Notas Sobre a Tutela do Utente de Serviços Públicos Essenciais |
title_full_unstemmed |
Algumas Notas Sobre a Tutela do Utente de Serviços Públicos Essenciais |
title_sort |
Algumas Notas Sobre a Tutela do Utente de Serviços Públicos Essenciais |
author |
Falcão, David |
author_facet |
Falcão, David |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Falcão, David |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviços públicos essenciais Comunicações eletrónicas Tutela do utente Suspensão do serviço por falta de pagamento Prescrição Caducidade Essential public services Electronic comunications Protection of the user Suspension of the service for non-payment Prescription Lapse |
topic |
Serviços públicos essenciais Comunicações eletrónicas Tutela do utente Suspensão do serviço por falta de pagamento Prescrição Caducidade Essential public services Electronic comunications Protection of the user Suspension of the service for non-payment Prescription Lapse |
description |
No presente estudo dedicamo-nos a uma análise da Lei dos Serviços Públicos Essenciais – Lei n.º 23/96, de 26 de julho - atribuindo um especial enfoque aos mecanismos de tutela do utente de tais serviços. Se é certo que, por um lado, não tem sido doutrinariamente pacífica a qualificação dos contratos de prestação de serviços públicos essenciais enquanto negócios jurídicos de Direito Público ou Privado, por outro, e consequentemente, também não é isenta de discussão a questão sobre onde interpor ação judicial emergente de litígios que oponham o prestador e o utente. Tentaremos, portanto, dar uma resposta a tal questão. Feita uma análise generalista dos referidos mecanismos de tutela do utente centramo-nos, em particular, nas questões relativas à suspensão do serviço por falta de pagamento, estabelecendo um paralelo entre os regimes da Lei dos Serviços Públicos Essenciais e da Lei das Comunicações Eletrónicas. Por fim, abordaremos a questão dos prazos de prescrição e caducidade relativos ao direito ao recebimento do preço do serviço prestado. Neste ponto, em concreto, procuraremos dar uma resposta adequada relativa a que prazo de prescrição recorrer sempre que o serviço seja prestado por uma autarquia local (8 anos ou 6 meses). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10 2020-10-01T00:00:00Z 2021-01-08T13:42:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/7415 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/7415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9845 DOI 10.24840/2182-9845_2020-0003_0003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
U. Porto |
publisher.none.fl_str_mv |
U. Porto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130842974388224 |