Questionário de Valores Pessoais Readaptado: processo de desenvolvimento e contributos iniciais para a validação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prioste, A.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Narciso, I., Gonçalves, Miguel M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/56629
Resumo: Este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento e os estudos iniciais de validação do Questionário de Valores Pessoais Readaptado (QVPR), um instrumento de avaliação da importância dos valores, enquanto princípios guia da vida, desenvolvido através do Questionário de Valores Pessoais (Schwartz, 1992; tradução e adaptação: Menezes & Campos, 1991). Participaram no estudo 630 indivíduos (15-73 anos), respondendo ao QVPR e a um questionário de dados socio-demográficos. Da análise factorial exploratória, realizada com 67 itens, resultou uma estrutura de oito factores – Relacional, Tradicionalismo, Aventura, Poder Social, Equilíbrio Pessoal, Realização Pessoal, Preocupação Social, Espiritualidade –, com níveis bastante adequados de consistência interna, e 63 itens. A análise das diferenças entre sexos, nas dimensões dos valores, evidencia que, para as mulheres, os valores inerentes às dimensões Relacional, Espiritualidade e Equilíbrio Pessoal são mais centrais enquanto princípios guia da sua vida, o que corrobora, parcialmente, resultados de outros estudos. No estudo transversal, as diferenças intergrupos observadas, nas dimensões Tradicionalismo, Aventura, Espiritualidade e Realização Pessoal, sugerem a concordância da importância da maioria das dimensões, ao longo do ciclo de vida, e a divergência nas significações, de acordo com as diferentes tarefas desenvolvimentais inerentes a cada grupo etário. O QVPR pode constituir-se como um instrumento de avaliação das motivações para o comportamento individual e para o sentido da vida, permitindo caracterizar e diferenciar pessoas e grupos.
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