Portugal e a Quarta Revolução Industrial: educação, emprego e crescimento económico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/84441 |
Resumo: | Trabalho de Projeto do Mestrado em Economia apresentado à Faculdade de Economia |
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Portugal e a Quarta Revolução Industrial: educação, emprego e crescimento económicoPortugal and the Fourth Industrial Revolution: education, employment and economic growthQuarta Revolução IndustrialEmpregoEducaçãoCrescimento económicoPortugalFourth Industrial RevolutionEmploymentEducationEconomic growthPortugalTrabalho de Projeto do Mestrado em Economia apresentado à Faculdade de EconomiaO presente trabalho de projeto tem como principal objetivo analisar a relação existente entre emprego, educação e crescimento económico em Portugal no contexto da Quarta Revolução Industrial. A análise de um conjunto de indicadores relativos ao desempenho de Portugal em termos de emprego setorial e educação nas últimas duas décadas permite constatar que o emprego nos setores da indústria e da construção decresceu consideravelmente, ao passo que o emprego nos diversos ramos de atividade relevantes no contexto da Quarta Revolução Industrial aumentou, encontrando-se assim a evolução do emprego em Portugal em linha com o presumido pela literatura relevante. Ao mesmo tempo, verifica-se uma melhoria significativa das qualificações da população, embora Portugal continue hoje a ser um país com uma elevada percentagem de população pouco qualificada. Os resultados da estimação de um modelo empírico para Portugal, construído com o intuito de identificar a relação existente entre indicadores de emprego e educação relevantes no contexto da Quarta Revolução Industrial e a taxa de crescimento anual do PIB real per capita, apontam para um impacto negativo ou inexistente do emprego nos ramos de atividade relevantes, para um impacto positivo do ensino secundário e para a inexistência de impacto do ensino superior e da despesa pública em educação em percentagem do PIB. Já os resultados da estimação do modelo com dados em painel para os países da UE15, construído com o mesmo objetivo, indicam que o emprego em dois dos quatro ramos de atividade relevantes apresenta um impacto positivo na taxa de crescimento anual do PIB real per capita (sendo eles, o emprego nas atividades profissionais, técnicas, científicas e atividades de serviços administrativos e o emprego nas atividades de saúde humana e apoio social), embora não se verifique qualquer impacto dos indicadores de educação. Assim, Portugal parece ter ainda um longo caminho a percorrer para poder beneficiar da Quarta Revolução Industrial, precisando para isso de apostar continuamente na qualificação dos atuais e futuros trabalhadores, para que estes encontrem emprego em setores de atividade económica novos e em expansão, abandonando os setores que se encontram em declínio devido aos progressos, por exemplo, na automação e na inteligência artificial.The main goal of this master’s project is to analyse the relationship between employment, education and economic growth in Portugal in the context of the Fourth Industrial Revolution. The analysis of a set of indicators related to the performance of Portugal in terms of sectoral employment and education over the last two decades allows us to see that the employment in the manufacturing and construction sectors declined significantly, while the employment in the different sectors of activity relevant in the context of the Fourth Industrial Revolution increased, which means that the evolution of employment in Portugal followed the predictions of the relevant literature. At the same time, we verify that, although Portugal continues to have a large percentage of low-skilled population, there was a significant improvement in the qualifications of the population. The results of the estimation of an empirical model for Portugal, which was built to identify the relationship between some indicators of employment and education relevant in the context of the Fourth Industrial Revolution and the growth rate of real per capita GDP, point to: a negative or nonexistent impact of employment, a positive impact of secondary education, and a nonexistent impact of tertiary education and government expenditure on education in percentage of GDP. In addition, the results of the estimation of the model with panel data for the EU15, which was built with the same purpose as the previous one, indicate that the employment in two of the four sectors of activity presents a positive impact on the growth rate of real per capita GDP (the employment in professional, scientific, technical, administrative and support service activities and the employment in health and social work activities), even though the indicators of education do not present any significant impact. Overall, it appears that Portugal still has a long path to go to benefit from the Fourth Industrial Revolution, and to do so Portugal needs to invest continually in more current and future skilled workers allowing them to find a job in new and expanding sectors of activity and leaving the sectors whose employment is declining due to, for instance, automation and artificial intelligence.2018-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84441http://hdl.handle.net/10316/84441TID:202159477porNeves, Joana Inês Amoriminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-11-12T12:16:47Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84441Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:00.370144Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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