Trabalho experimental no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Paula Sofia Ferreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10611
Resumo: As estratégias de ensino e de aprendizagem têm sido alvo de inúmeros estudos nas últimas décadas, tendo-se observado numerosas mudanças, baseadas nas exigências da Sociedade. Deste modo, tem vindo a observar-se uma valorização crescente do trabalho experimental nas salas de aula das disciplinas de Ciências. Apesar de muitos professores ainda mostrarem alguma resistência à implementação de atividades deste carácter nas suas salas de aula, muitos já se renderam aos benefícios das mesmas e aplicam-nas frequentemente. Este estudo foi realizado com uma turma onde o trabalho experimental foi utilizado frequentemente nas aulas teórico práticas de Biologia e Geologia durante dois anos letivos, e pretendemos averiguar se os alunos neste momento compreendem o que é o trabalho experimental e se conseguiriam utilizá-lo de forma autónoma em caso de necessidade. Deste modo, procedemos à elaboração de um inquérito por questionário com base no que observámos nas aulas de Biologia e Geologia no ano letivo 2011/2012, durante a Prática de Ensino Supervisionada, para estudar as perceções destes alunos face ao trabalho experimental realizado nas aulas. Os resultados obtidos indicam que os alunos compreendem o que é o trabalho experimental e, consideram-no importante para a sua aprendizagem, no entanto não sabem propor, de forma autónoma, uma atividade experimental que vise obter respostas para uma questão problema.
id RCAP_3f880bfb82116860b1261c40566915c6
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/10611
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trabalho experimental no ensino secundárioEnsino das ciênciasPrática pedagógica - Ensino secundárioMétodos pedagógicosMotivação para a aprendizagemAprendizagem pela acçãoExperiências científicasAs estratégias de ensino e de aprendizagem têm sido alvo de inúmeros estudos nas últimas décadas, tendo-se observado numerosas mudanças, baseadas nas exigências da Sociedade. Deste modo, tem vindo a observar-se uma valorização crescente do trabalho experimental nas salas de aula das disciplinas de Ciências. Apesar de muitos professores ainda mostrarem alguma resistência à implementação de atividades deste carácter nas suas salas de aula, muitos já se renderam aos benefícios das mesmas e aplicam-nas frequentemente. Este estudo foi realizado com uma turma onde o trabalho experimental foi utilizado frequentemente nas aulas teórico práticas de Biologia e Geologia durante dois anos letivos, e pretendemos averiguar se os alunos neste momento compreendem o que é o trabalho experimental e se conseguiriam utilizá-lo de forma autónoma em caso de necessidade. Deste modo, procedemos à elaboração de um inquérito por questionário com base no que observámos nas aulas de Biologia e Geologia no ano letivo 2011/2012, durante a Prática de Ensino Supervisionada, para estudar as perceções destes alunos face ao trabalho experimental realizado nas aulas. Os resultados obtidos indicam que os alunos compreendem o que é o trabalho experimental e, consideram-no importante para a sua aprendizagem, no entanto não sabem propor, de forma autónoma, uma atividade experimental que vise obter respostas para uma questão problema.Teaching and learning strategies have been the focus of numerous studies in recent decades. Many changes in teaching and learning strategies have been identified, based on the requirements of the society. Thus, it has been observed a growing appreciation of the use of experimental work in Science classrooms. Although many teachers still show some resistance to the implementation of this kind of activities in their classrooms, many have surrendered to their benefits and apply them often. This study was conducted with a group of students that experienced experimental work in practical Biology and Geology classes throughout two school years. We intend to find out if these students understand what experimental work is and if they are able to use it in an independent. Thus, we proceeded to the design of a questionnaire based on what we observed in Biology and Geology classes in the school year 2011/2012, during the Supervised Teaching Practice. The aim of this questionnaire is to study the students’ perceptions about experimental work. The results indicate that students understand what the experimental work is, and consider it important for their learning. However, they do not know how to propose, on their own, an experimental activity aimed at obtaining answers to a problem question.Universidade de Aveiro2013-06-24T08:46:35Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10611porBento, Paula Sofia Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:36Zoai:ria.ua.pt:10773/10611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:09.537263Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho experimental no ensino secundário
title Trabalho experimental no ensino secundário
spellingShingle Trabalho experimental no ensino secundário
Bento, Paula Sofia Ferreira
Ensino das ciências
Prática pedagógica - Ensino secundário
Métodos pedagógicos
Motivação para a aprendizagem
Aprendizagem pela acção
Experiências científicas
title_short Trabalho experimental no ensino secundário
title_full Trabalho experimental no ensino secundário
title_fullStr Trabalho experimental no ensino secundário
title_full_unstemmed Trabalho experimental no ensino secundário
title_sort Trabalho experimental no ensino secundário
author Bento, Paula Sofia Ferreira
author_facet Bento, Paula Sofia Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, Paula Sofia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das ciências
Prática pedagógica - Ensino secundário
Métodos pedagógicos
Motivação para a aprendizagem
Aprendizagem pela acção
Experiências científicas
topic Ensino das ciências
Prática pedagógica - Ensino secundário
Métodos pedagógicos
Motivação para a aprendizagem
Aprendizagem pela acção
Experiências científicas
description As estratégias de ensino e de aprendizagem têm sido alvo de inúmeros estudos nas últimas décadas, tendo-se observado numerosas mudanças, baseadas nas exigências da Sociedade. Deste modo, tem vindo a observar-se uma valorização crescente do trabalho experimental nas salas de aula das disciplinas de Ciências. Apesar de muitos professores ainda mostrarem alguma resistência à implementação de atividades deste carácter nas suas salas de aula, muitos já se renderam aos benefícios das mesmas e aplicam-nas frequentemente. Este estudo foi realizado com uma turma onde o trabalho experimental foi utilizado frequentemente nas aulas teórico práticas de Biologia e Geologia durante dois anos letivos, e pretendemos averiguar se os alunos neste momento compreendem o que é o trabalho experimental e se conseguiriam utilizá-lo de forma autónoma em caso de necessidade. Deste modo, procedemos à elaboração de um inquérito por questionário com base no que observámos nas aulas de Biologia e Geologia no ano letivo 2011/2012, durante a Prática de Ensino Supervisionada, para estudar as perceções destes alunos face ao trabalho experimental realizado nas aulas. Os resultados obtidos indicam que os alunos compreendem o que é o trabalho experimental e, consideram-no importante para a sua aprendizagem, no entanto não sabem propor, de forma autónoma, uma atividade experimental que vise obter respostas para uma questão problema.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-24T08:46:35Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/10611
url http://hdl.handle.net/10773/10611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137522448596992