Trabalho experimental no ensino secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10611 |
Resumo: | As estratégias de ensino e de aprendizagem têm sido alvo de inúmeros estudos nas últimas décadas, tendo-se observado numerosas mudanças, baseadas nas exigências da Sociedade. Deste modo, tem vindo a observar-se uma valorização crescente do trabalho experimental nas salas de aula das disciplinas de Ciências. Apesar de muitos professores ainda mostrarem alguma resistência à implementação de atividades deste carácter nas suas salas de aula, muitos já se renderam aos benefícios das mesmas e aplicam-nas frequentemente. Este estudo foi realizado com uma turma onde o trabalho experimental foi utilizado frequentemente nas aulas teórico práticas de Biologia e Geologia durante dois anos letivos, e pretendemos averiguar se os alunos neste momento compreendem o que é o trabalho experimental e se conseguiriam utilizá-lo de forma autónoma em caso de necessidade. Deste modo, procedemos à elaboração de um inquérito por questionário com base no que observámos nas aulas de Biologia e Geologia no ano letivo 2011/2012, durante a Prática de Ensino Supervisionada, para estudar as perceções destes alunos face ao trabalho experimental realizado nas aulas. Os resultados obtidos indicam que os alunos compreendem o que é o trabalho experimental e, consideram-no importante para a sua aprendizagem, no entanto não sabem propor, de forma autónoma, uma atividade experimental que vise obter respostas para uma questão problema. |
id |
RCAP_3f880bfb82116860b1261c40566915c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/10611 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Trabalho experimental no ensino secundárioEnsino das ciênciasPrática pedagógica - Ensino secundárioMétodos pedagógicosMotivação para a aprendizagemAprendizagem pela acçãoExperiências científicasAs estratégias de ensino e de aprendizagem têm sido alvo de inúmeros estudos nas últimas décadas, tendo-se observado numerosas mudanças, baseadas nas exigências da Sociedade. Deste modo, tem vindo a observar-se uma valorização crescente do trabalho experimental nas salas de aula das disciplinas de Ciências. Apesar de muitos professores ainda mostrarem alguma resistência à implementação de atividades deste carácter nas suas salas de aula, muitos já se renderam aos benefícios das mesmas e aplicam-nas frequentemente. Este estudo foi realizado com uma turma onde o trabalho experimental foi utilizado frequentemente nas aulas teórico práticas de Biologia e Geologia durante dois anos letivos, e pretendemos averiguar se os alunos neste momento compreendem o que é o trabalho experimental e se conseguiriam utilizá-lo de forma autónoma em caso de necessidade. Deste modo, procedemos à elaboração de um inquérito por questionário com base no que observámos nas aulas de Biologia e Geologia no ano letivo 2011/2012, durante a Prática de Ensino Supervisionada, para estudar as perceções destes alunos face ao trabalho experimental realizado nas aulas. Os resultados obtidos indicam que os alunos compreendem o que é o trabalho experimental e, consideram-no importante para a sua aprendizagem, no entanto não sabem propor, de forma autónoma, uma atividade experimental que vise obter respostas para uma questão problema.Teaching and learning strategies have been the focus of numerous studies in recent decades. Many changes in teaching and learning strategies have been identified, based on the requirements of the society. Thus, it has been observed a growing appreciation of the use of experimental work in Science classrooms. Although many teachers still show some resistance to the implementation of this kind of activities in their classrooms, many have surrendered to their benefits and apply them often. This study was conducted with a group of students that experienced experimental work in practical Biology and Geology classes throughout two school years. We intend to find out if these students understand what experimental work is and if they are able to use it in an independent. Thus, we proceeded to the design of a questionnaire based on what we observed in Biology and Geology classes in the school year 2011/2012, during the Supervised Teaching Practice. The aim of this questionnaire is to study the students’ perceptions about experimental work. The results indicate that students understand what the experimental work is, and consider it important for their learning. However, they do not know how to propose, on their own, an experimental activity aimed at obtaining answers to a problem question.Universidade de Aveiro2013-06-24T08:46:35Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10611porBento, Paula Sofia Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:36Zoai:ria.ua.pt:10773/10611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:09.537263Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho experimental no ensino secundário |
title |
Trabalho experimental no ensino secundário |
spellingShingle |
Trabalho experimental no ensino secundário Bento, Paula Sofia Ferreira Ensino das ciências Prática pedagógica - Ensino secundário Métodos pedagógicos Motivação para a aprendizagem Aprendizagem pela acção Experiências científicas |
title_short |
Trabalho experimental no ensino secundário |
title_full |
Trabalho experimental no ensino secundário |
title_fullStr |
Trabalho experimental no ensino secundário |
title_full_unstemmed |
Trabalho experimental no ensino secundário |
title_sort |
Trabalho experimental no ensino secundário |
author |
Bento, Paula Sofia Ferreira |
author_facet |
Bento, Paula Sofia Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bento, Paula Sofia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino das ciências Prática pedagógica - Ensino secundário Métodos pedagógicos Motivação para a aprendizagem Aprendizagem pela acção Experiências científicas |
topic |
Ensino das ciências Prática pedagógica - Ensino secundário Métodos pedagógicos Motivação para a aprendizagem Aprendizagem pela acção Experiências científicas |
description |
As estratégias de ensino e de aprendizagem têm sido alvo de inúmeros estudos nas últimas décadas, tendo-se observado numerosas mudanças, baseadas nas exigências da Sociedade. Deste modo, tem vindo a observar-se uma valorização crescente do trabalho experimental nas salas de aula das disciplinas de Ciências. Apesar de muitos professores ainda mostrarem alguma resistência à implementação de atividades deste carácter nas suas salas de aula, muitos já se renderam aos benefícios das mesmas e aplicam-nas frequentemente. Este estudo foi realizado com uma turma onde o trabalho experimental foi utilizado frequentemente nas aulas teórico práticas de Biologia e Geologia durante dois anos letivos, e pretendemos averiguar se os alunos neste momento compreendem o que é o trabalho experimental e se conseguiriam utilizá-lo de forma autónoma em caso de necessidade. Deste modo, procedemos à elaboração de um inquérito por questionário com base no que observámos nas aulas de Biologia e Geologia no ano letivo 2011/2012, durante a Prática de Ensino Supervisionada, para estudar as perceções destes alunos face ao trabalho experimental realizado nas aulas. Os resultados obtidos indicam que os alunos compreendem o que é o trabalho experimental e, consideram-no importante para a sua aprendizagem, no entanto não sabem propor, de forma autónoma, uma atividade experimental que vise obter respostas para uma questão problema. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-24T08:46:35Z 2013-01-01T00:00:00Z 2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/10611 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/10611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137522448596992 |