Percursos investigativos em fotossíntese e transpiração no e.secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gameiro, Maria Manuela Antunes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/825
Resumo: Este trabalho incide sobre o tema “ Percursos Investigativos em Fotossíntese e Transpiração no Ensino Secundário”. Visa a identificação de estratégias de como tornar a aprendizagem da Fotossíntese e Transpiração mais apelativa para os alunos do 10º ano do Ensino Secundário, bem como o desenho/construção de percursos investigativos e sua implementação. Os dados foram obtidos a partir de dois questionários por inquérito dirigido aos alunos (o 1º questionário foi administrado antes da construção/implementação dos percursos investigativos, o 2º questionário foi administrado após a leccionação de todos os conteúdos programáticos de Biologia de 10º ano), da observação e participação dos alunos nas aulas laboratoriais. Em sessão de trabalho para professores foram validados os percursos investigativos desenhados. A avaliação dos percursos investigativos pelos alunos permitiu determinar se estes modificaram as suas preferências acerca dos temas em estudo e/ou surtiram efeito no desenvolvimento de competências. Concluiu-se que há razões para considerar a implementação de percursos laboratoriais investigativos como uma metodologia motivadora no desenvolvimento das temáticas em estudo e para consultar os alunos quanto ao contributo dos percursos investigativos no desenvolvimento de competências. ABSTRACT: This work is about the theme “Investigating Courses in Photosynthesis and Transpiration in Secondary School”. It aims to identify strategies of how to turn the learning of photosynthesis and transpiration more appealing to the 10th grade students, as well as the design/construction of investigating courses and their implementation. The data was obtained from two questionnaires by inquiry given to the students (the 1st questionnaire was given before the construction/implementation of the investigating courses, the 2nd questionnaire was given after the teaching of all the program contents of biology of the 10th grade) and also from the observation and participation of the students in the laboratorial classes. In a work session for teachers the investigating courses that were designed were validated. The evaluation of the investigating courses by the students allowed knowing if they modified their preferences about the study themes and/or if they were effective in the development of competences. The work reached the conclusion that there are reasons to considerer the implementation of investigating laboratorial courses as a motivating methodology in the development of the themes in study although and to consult the students as to the contribution of the investigating courses in the development of competences.
id RCAP_097e8f462d70eac1ed9a7a87d8478b0b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/825
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percursos investigativos em fotossíntese e transpiração no e.secundárioEnsino das ciênciasEnsino secundárioAprendizagem pela acçãoLaboratórios de ciênciasFotossínteseEste trabalho incide sobre o tema “ Percursos Investigativos em Fotossíntese e Transpiração no Ensino Secundário”. Visa a identificação de estratégias de como tornar a aprendizagem da Fotossíntese e Transpiração mais apelativa para os alunos do 10º ano do Ensino Secundário, bem como o desenho/construção de percursos investigativos e sua implementação. Os dados foram obtidos a partir de dois questionários por inquérito dirigido aos alunos (o 1º questionário foi administrado antes da construção/implementação dos percursos investigativos, o 2º questionário foi administrado após a leccionação de todos os conteúdos programáticos de Biologia de 10º ano), da observação e participação dos alunos nas aulas laboratoriais. Em sessão de trabalho para professores foram validados os percursos investigativos desenhados. A avaliação dos percursos investigativos pelos alunos permitiu determinar se estes modificaram as suas preferências acerca dos temas em estudo e/ou surtiram efeito no desenvolvimento de competências. Concluiu-se que há razões para considerar a implementação de percursos laboratoriais investigativos como uma metodologia motivadora no desenvolvimento das temáticas em estudo e para consultar os alunos quanto ao contributo dos percursos investigativos no desenvolvimento de competências. ABSTRACT: This work is about the theme “Investigating Courses in Photosynthesis and Transpiration in Secondary School”. It aims to identify strategies of how to turn the learning of photosynthesis and transpiration more appealing to the 10th grade students, as well as the design/construction of investigating courses and their implementation. The data was obtained from two questionnaires by inquiry given to the students (the 1st questionnaire was given before the construction/implementation of the investigating courses, the 2nd questionnaire was given after the teaching of all the program contents of biology of the 10th grade) and also from the observation and participation of the students in the laboratorial classes. In a work session for teachers the investigating courses that were designed were validated. The evaluation of the investigating courses by the students allowed knowing if they modified their preferences about the study themes and/or if they were effective in the development of competences. The work reached the conclusion that there are reasons to considerer the implementation of investigating laboratorial courses as a motivating methodology in the development of the themes in study although and to consult the students as to the contribution of the investigating courses in the development of competences.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:27:35Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/825porGameiro, Maria Manuela Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:55:55Zoai:ria.ua.pt:10773/825Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:37.526330Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percursos investigativos em fotossíntese e transpiração no e.secundário
title Percursos investigativos em fotossíntese e transpiração no e.secundário
spellingShingle Percursos investigativos em fotossíntese e transpiração no e.secundário
Gameiro, Maria Manuela Antunes
Ensino das ciências
Ensino secundário
Aprendizagem pela acção
Laboratórios de ciências
Fotossíntese
title_short Percursos investigativos em fotossíntese e transpiração no e.secundário
title_full Percursos investigativos em fotossíntese e transpiração no e.secundário
title_fullStr Percursos investigativos em fotossíntese e transpiração no e.secundário
title_full_unstemmed Percursos investigativos em fotossíntese e transpiração no e.secundário
title_sort Percursos investigativos em fotossíntese e transpiração no e.secundário
author Gameiro, Maria Manuela Antunes
author_facet Gameiro, Maria Manuela Antunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gameiro, Maria Manuela Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das ciências
Ensino secundário
Aprendizagem pela acção
Laboratórios de ciências
Fotossíntese
topic Ensino das ciências
Ensino secundário
Aprendizagem pela acção
Laboratórios de ciências
Fotossíntese
description Este trabalho incide sobre o tema “ Percursos Investigativos em Fotossíntese e Transpiração no Ensino Secundário”. Visa a identificação de estratégias de como tornar a aprendizagem da Fotossíntese e Transpiração mais apelativa para os alunos do 10º ano do Ensino Secundário, bem como o desenho/construção de percursos investigativos e sua implementação. Os dados foram obtidos a partir de dois questionários por inquérito dirigido aos alunos (o 1º questionário foi administrado antes da construção/implementação dos percursos investigativos, o 2º questionário foi administrado após a leccionação de todos os conteúdos programáticos de Biologia de 10º ano), da observação e participação dos alunos nas aulas laboratoriais. Em sessão de trabalho para professores foram validados os percursos investigativos desenhados. A avaliação dos percursos investigativos pelos alunos permitiu determinar se estes modificaram as suas preferências acerca dos temas em estudo e/ou surtiram efeito no desenvolvimento de competências. Concluiu-se que há razões para considerar a implementação de percursos laboratoriais investigativos como uma metodologia motivadora no desenvolvimento das temáticas em estudo e para consultar os alunos quanto ao contributo dos percursos investigativos no desenvolvimento de competências. ABSTRACT: This work is about the theme “Investigating Courses in Photosynthesis and Transpiration in Secondary School”. It aims to identify strategies of how to turn the learning of photosynthesis and transpiration more appealing to the 10th grade students, as well as the design/construction of investigating courses and their implementation. The data was obtained from two questionnaires by inquiry given to the students (the 1st questionnaire was given before the construction/implementation of the investigating courses, the 2nd questionnaire was given after the teaching of all the program contents of biology of the 10th grade) and also from the observation and participation of the students in the laboratorial classes. In a work session for teachers the investigating courses that were designed were validated. The evaluation of the investigating courses by the students allowed knowing if they modified their preferences about the study themes and/or if they were effective in the development of competences. The work reached the conclusion that there are reasons to considerer the implementation of investigating laboratorial courses as a motivating methodology in the development of the themes in study although and to consult the students as to the contribution of the investigating courses in the development of competences.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T13:27:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/825
url http://hdl.handle.net/10773/825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137446223413248