Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/1264 |
Resumo: | O Relatório por nós apresentado, foi realizado no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), ministrada na Escola Superior de Educação da Guarda. Começamos por fazer o enquadramento histórico e institucional da Educação Préescolar em Portugal. Continuamos com caracterização socioeconómica e psicopedagógica da turma, caracterização do meio e da Escola Dr. José Dinis da Fonseca, onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionado. Fazemos de seguida a descrição e análise desta Prática tendo por base a nossa prática profissional e entendendo que ela nos aparece, não como um momento que se pode distinguir do curso, mas simplesmente como uma metodologia de ensino que contextualiza e põe o aprendizado numa atitude activa. Deste modo, esta envolve actividades a serem desenvolvidas ao longo de todo o curso ou estágio supervisionado. Assim sendo, a prática profissional procura constantemente o estudo e a implementação de formas mais flexíveis de organização do trabalho escolar, visando a associação teórica/prática. Com este estudo que aqui deixamos, pretendemos entender porque é que a Matemática é tão divertida no Jardim de Infância e vai perdendo a graciosidade à medida que avançamos na escolaridade obrigatória. Procuraremos ainda, apontar caminhos para de alguma forma a disciplina de Matemática se tornar num momento mágico enquanto Área Curricular e enquanto uma preciosidade ao longo da vida, da qual não nos podemos dissociar. Em suma entender a fronteira que nos faz gostar ou não, desta disciplina tão deliciosa para uns e tão pouco amada por muitos outros. A metodologia por nós utilizada passa pela pesquisa bibliográfica, onde foram recolhidas informações pertinentes ao tema, pela nossa atitude enquanto docentes ao longo de quase trinta anos e ao serviço da Educação e pelas experiências vividas em sala de aula com uma turma de 2º ano do 1º CEB na Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca. |
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