Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a importância do brincar na educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Joana Maria Falcato
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18300
Resumo: O presente relatório realizado no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim-de-Infância propõe uma abordagem reflexiva e investigativa em torno da importância do brincar. O relatório refere a ação educativa desenvolvida, com recurso ao caderno de formação, sustentado na metodologia de investigação-ação que conduziu à utilização de instrumentos de análise como resposta às problemáticas encontradas. A metodologia de investigação-ação baseou-se na aplicação das escalas da ITERS e da ECERS, para analisar e refletir acerca do ambiente educativo, e foram ainda realizadas entrevistas às educadoras, pais e crianças a fim de compreender de que forma as educadoras e pais apoiavam as crianças na brincadeira. Os resultados mostram que em ambos os contextos, as crianças se mostravam bastante interessadas pela exploração de diferentes e novos materiais, aumentando desta forma a sua criatividade e imaginação. Foi evidenciado o papel do adulto enquanto mediador das interações criança-criança no processo de aprendizagem; Supervised Teaching Practice in Preschool Education: The Importance of Play in Childhood Education Abstract: This report done within the course units of Supervised Teaching Practice in Nursery and Garden - of - Childhood proposes a reflective and investigative approach on the importance of play. The report refers to the educational action developed , using the training notebook , supported the research - action methodology that led to the use of analytical tools in response to problems encountered. The methodology of action-research was based on the application of the scales of ITERS and ECERS to analyze and reflect on the educational environment , and interviews were also carried out to educators , parents and children in order to understand how educators and parents supporting children in play. The results show that in both contexts, the children showed very interested in the exploration of different and new materials, thus increasing your creativity and imagination. The adult's role as mediator of child-child interactions in the learning process was evident .
id RCAP_d7fd72417e9b0d718a78a9d1a8d86995
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/18300
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a importância do brincar na educação de infânciaBrincarCriançasAprenderEducadorDesenvolvimentoPlayingChildrenLearningEducator developmentO presente relatório realizado no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim-de-Infância propõe uma abordagem reflexiva e investigativa em torno da importância do brincar. O relatório refere a ação educativa desenvolvida, com recurso ao caderno de formação, sustentado na metodologia de investigação-ação que conduziu à utilização de instrumentos de análise como resposta às problemáticas encontradas. A metodologia de investigação-ação baseou-se na aplicação das escalas da ITERS e da ECERS, para analisar e refletir acerca do ambiente educativo, e foram ainda realizadas entrevistas às educadoras, pais e crianças a fim de compreender de que forma as educadoras e pais apoiavam as crianças na brincadeira. Os resultados mostram que em ambos os contextos, as crianças se mostravam bastante interessadas pela exploração de diferentes e novos materiais, aumentando desta forma a sua criatividade e imaginação. Foi evidenciado o papel do adulto enquanto mediador das interações criança-criança no processo de aprendizagem; Supervised Teaching Practice in Preschool Education: The Importance of Play in Childhood Education Abstract: This report done within the course units of Supervised Teaching Practice in Nursery and Garden - of - Childhood proposes a reflective and investigative approach on the importance of play. The report refers to the educational action developed , using the training notebook , supported the research - action methodology that led to the use of analytical tools in response to problems encountered. The methodology of action-research was based on the application of the scales of ITERS and ECERS to analyze and reflect on the educational environment , and interviews were also carried out to educators , parents and children in order to understand how educators and parents supporting children in play. The results show that in both contexts, the children showed very interested in the exploration of different and new materials, thus increasing your creativity and imagination. The adult's role as mediator of child-child interactions in the learning process was evident .Universidade de Évora2016-04-19T13:37:29Z2016-04-192016-03-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18300http://hdl.handle.net/10174/18300TID:201122812porDepartamento de Pedagogia e Educaçãojaninhapf@hotmail.com672Pereira, Joana Maria Falcatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:20Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:13.475661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a importância do brincar na educação de infância
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a importância do brincar na educação de infância
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a importância do brincar na educação de infância
Pereira, Joana Maria Falcato
Brincar
Crianças
Aprender
Educador
Desenvolvimento
Playing
Children
Learning
Educator development
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a importância do brincar na educação de infância
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a importância do brincar na educação de infância
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a importância do brincar na educação de infância
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a importância do brincar na educação de infância
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a importância do brincar na educação de infância
author Pereira, Joana Maria Falcato
author_facet Pereira, Joana Maria Falcato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Joana Maria Falcato
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Crianças
Aprender
Educador
Desenvolvimento
Playing
Children
Learning
Educator development
topic Brincar
Crianças
Aprender
Educador
Desenvolvimento
Playing
Children
Learning
Educator development
description O presente relatório realizado no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim-de-Infância propõe uma abordagem reflexiva e investigativa em torno da importância do brincar. O relatório refere a ação educativa desenvolvida, com recurso ao caderno de formação, sustentado na metodologia de investigação-ação que conduziu à utilização de instrumentos de análise como resposta às problemáticas encontradas. A metodologia de investigação-ação baseou-se na aplicação das escalas da ITERS e da ECERS, para analisar e refletir acerca do ambiente educativo, e foram ainda realizadas entrevistas às educadoras, pais e crianças a fim de compreender de que forma as educadoras e pais apoiavam as crianças na brincadeira. Os resultados mostram que em ambos os contextos, as crianças se mostravam bastante interessadas pela exploração de diferentes e novos materiais, aumentando desta forma a sua criatividade e imaginação. Foi evidenciado o papel do adulto enquanto mediador das interações criança-criança no processo de aprendizagem; Supervised Teaching Practice in Preschool Education: The Importance of Play in Childhood Education Abstract: This report done within the course units of Supervised Teaching Practice in Nursery and Garden - of - Childhood proposes a reflective and investigative approach on the importance of play. The report refers to the educational action developed , using the training notebook , supported the research - action methodology that led to the use of analytical tools in response to problems encountered. The methodology of action-research was based on the application of the scales of ITERS and ECERS to analyze and reflect on the educational environment , and interviews were also carried out to educators , parents and children in order to understand how educators and parents supporting children in play. The results show that in both contexts, the children showed very interested in the exploration of different and new materials, thus increasing your creativity and imagination. The adult's role as mediator of child-child interactions in the learning process was evident .
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-19T13:37:29Z
2016-04-19
2016-03-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/18300
http://hdl.handle.net/10174/18300
TID:201122812
url http://hdl.handle.net/10174/18300
identifier_str_mv TID:201122812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
janinhapf@hotmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136584452276224