Aprendizagem da língua materna e suporte familiar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/24215 |
Resumo: | Neste estudo propomos avaliar a influência do suporte familiar (SF) e da atitude face a aprendizagem da língua materna sobre o rendimento escolar a Língua Portuguesa (LP). Este estudo envolveu 885 participantes a frequentar o Ensino Básico de escolas portuguesas (leque etário = 10-18 anos), de ambos os géneros. Utilizaram-se os resultados das avaliações finais a LP, o Questionário de Variáveis Contextuais-Suporte Familiar e o Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa. Através da modelação de equações estruturais observou-se que os instrumentos apresentaram uma boa validade estrutural e que o SF exerceu um efeito positivo sobre o rendimento a LP, bem como influenciou a relação de predição entre a atitude face à LP e o rendimento a LP. |
id |
RCAP_3f94b716aef48a6fcb62889ac023da56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/24215 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem da língua materna e suporte familiaratitudesrendimento escolarlíngua maternasuporte familiarmodelação de equações estruturaisNeste estudo propomos avaliar a influência do suporte familiar (SF) e da atitude face a aprendizagem da língua materna sobre o rendimento escolar a Língua Portuguesa (LP). Este estudo envolveu 885 participantes a frequentar o Ensino Básico de escolas portuguesas (leque etário = 10-18 anos), de ambos os géneros. Utilizaram-se os resultados das avaliações finais a LP, o Questionário de Variáveis Contextuais-Suporte Familiar e o Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa. Através da modelação de equações estruturais observou-se que os instrumentos apresentaram uma boa validade estrutural e que o SF exerceu um efeito positivo sobre o rendimento a LP, bem como influenciou a relação de predição entre a atitude face à LP e o rendimento a LP.Instituto Superior Politécnico de Gaia2019-01-24T17:11:53Z2019-01-242018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/24215http://hdl.handle.net/10174/24215porPires, H., Candeias, A., & Diniz, A. M. (2018). Aprendizagem da língua materna e suporte familiar. Psicologia, Educação e Cultura, 22(1), 49-65.ndndamdiniz@uevora.ptPires, HeldemerinaCandeias, AdelindaDiniz, António M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:17:05Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24215Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:55.205227Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem da língua materna e suporte familiar |
title |
Aprendizagem da língua materna e suporte familiar |
spellingShingle |
Aprendizagem da língua materna e suporte familiar Pires, Heldemerina atitudes rendimento escolar língua materna suporte familiar modelação de equações estruturais |
title_short |
Aprendizagem da língua materna e suporte familiar |
title_full |
Aprendizagem da língua materna e suporte familiar |
title_fullStr |
Aprendizagem da língua materna e suporte familiar |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem da língua materna e suporte familiar |
title_sort |
Aprendizagem da língua materna e suporte familiar |
author |
Pires, Heldemerina |
author_facet |
Pires, Heldemerina Candeias, Adelinda Diniz, António M. |
author_role |
author |
author2 |
Candeias, Adelinda Diniz, António M. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Heldemerina Candeias, Adelinda Diniz, António M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
atitudes rendimento escolar língua materna suporte familiar modelação de equações estruturais |
topic |
atitudes rendimento escolar língua materna suporte familiar modelação de equações estruturais |
description |
Neste estudo propomos avaliar a influência do suporte familiar (SF) e da atitude face a aprendizagem da língua materna sobre o rendimento escolar a Língua Portuguesa (LP). Este estudo envolveu 885 participantes a frequentar o Ensino Básico de escolas portuguesas (leque etário = 10-18 anos), de ambos os géneros. Utilizaram-se os resultados das avaliações finais a LP, o Questionário de Variáveis Contextuais-Suporte Familiar e o Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa. Através da modelação de equações estruturais observou-se que os instrumentos apresentaram uma boa validade estrutural e que o SF exerceu um efeito positivo sobre o rendimento a LP, bem como influenciou a relação de predição entre a atitude face à LP e o rendimento a LP. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01T00:00:00Z 2019-01-24T17:11:53Z 2019-01-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/24215 http://hdl.handle.net/10174/24215 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/24215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pires, H., Candeias, A., & Diniz, A. M. (2018). Aprendizagem da língua materna e suporte familiar. Psicologia, Educação e Cultura, 22(1), 49-65. nd nd amdiniz@uevora.pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior Politécnico de Gaia |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior Politécnico de Gaia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136630991224832 |