Aprendizagem da língua materna e suporte familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Heldemerina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Candeias, Adelinda, Diniz, António M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/24215
Resumo: Neste estudo propomos avaliar a influência do suporte familiar (SF) e da atitude face a aprendizagem da língua materna sobre o rendimento escolar a Língua Portuguesa (LP). Este estudo envolveu 885 participantes a frequentar o Ensino Básico de escolas portuguesas (leque etário = 10-18 anos), de ambos os géneros. Utilizaram-se os resultados das avaliações finais a LP, o Questionário de Variáveis Contextuais-Suporte Familiar e o Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa. Através da modelação de equações estruturais observou-se que os instrumentos apresentaram uma boa validade estrutural e que o SF exerceu um efeito positivo sobre o rendimento a LP, bem como influenciou a relação de predição entre a atitude face à LP e o rendimento a LP.
id RCAP_3f94b716aef48a6fcb62889ac023da56
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/24215
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem da língua materna e suporte familiaratitudesrendimento escolarlíngua maternasuporte familiarmodelação de equações estruturaisNeste estudo propomos avaliar a influência do suporte familiar (SF) e da atitude face a aprendizagem da língua materna sobre o rendimento escolar a Língua Portuguesa (LP). Este estudo envolveu 885 participantes a frequentar o Ensino Básico de escolas portuguesas (leque etário = 10-18 anos), de ambos os géneros. Utilizaram-se os resultados das avaliações finais a LP, o Questionário de Variáveis Contextuais-Suporte Familiar e o Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa. Através da modelação de equações estruturais observou-se que os instrumentos apresentaram uma boa validade estrutural e que o SF exerceu um efeito positivo sobre o rendimento a LP, bem como influenciou a relação de predição entre a atitude face à LP e o rendimento a LP.Instituto Superior Politécnico de Gaia2019-01-24T17:11:53Z2019-01-242018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/24215http://hdl.handle.net/10174/24215porPires, H., Candeias, A., & Diniz, A. M. (2018). Aprendizagem da língua materna e suporte familiar. Psicologia, Educação e Cultura, 22(1), 49-65.ndndamdiniz@uevora.ptPires, HeldemerinaCandeias, AdelindaDiniz, António M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:17:05Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24215Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:55.205227Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem da língua materna e suporte familiar
title Aprendizagem da língua materna e suporte familiar
spellingShingle Aprendizagem da língua materna e suporte familiar
Pires, Heldemerina
atitudes
rendimento escolar
língua materna
suporte familiar
modelação de equações estruturais
title_short Aprendizagem da língua materna e suporte familiar
title_full Aprendizagem da língua materna e suporte familiar
title_fullStr Aprendizagem da língua materna e suporte familiar
title_full_unstemmed Aprendizagem da língua materna e suporte familiar
title_sort Aprendizagem da língua materna e suporte familiar
author Pires, Heldemerina
author_facet Pires, Heldemerina
Candeias, Adelinda
Diniz, António M.
author_role author
author2 Candeias, Adelinda
Diniz, António M.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Heldemerina
Candeias, Adelinda
Diniz, António M.
dc.subject.por.fl_str_mv atitudes
rendimento escolar
língua materna
suporte familiar
modelação de equações estruturais
topic atitudes
rendimento escolar
língua materna
suporte familiar
modelação de equações estruturais
description Neste estudo propomos avaliar a influência do suporte familiar (SF) e da atitude face a aprendizagem da língua materna sobre o rendimento escolar a Língua Portuguesa (LP). Este estudo envolveu 885 participantes a frequentar o Ensino Básico de escolas portuguesas (leque etário = 10-18 anos), de ambos os géneros. Utilizaram-se os resultados das avaliações finais a LP, o Questionário de Variáveis Contextuais-Suporte Familiar e o Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa. Através da modelação de equações estruturais observou-se que os instrumentos apresentaram uma boa validade estrutural e que o SF exerceu um efeito positivo sobre o rendimento a LP, bem como influenciou a relação de predição entre a atitude face à LP e o rendimento a LP.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2019-01-24T17:11:53Z
2019-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/24215
http://hdl.handle.net/10174/24215
url http://hdl.handle.net/10174/24215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pires, H., Candeias, A., & Diniz, A. M. (2018). Aprendizagem da língua materna e suporte familiar. Psicologia, Educação e Cultura, 22(1), 49-65.
nd
nd
amdiniz@uevora.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Politécnico de Gaia
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Politécnico de Gaia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136630991224832