Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, C.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Conboy, J., Santos, J., Fonseca, J., Tavares, D., Martins, D., Salema, M. H., Fiuza, E., Gama, A. P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/14728
Resumo: Este estudo descreve a construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. Os questionários foram aplicados a 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (idade mediana = 13) em Portugal Continental, a partir dos quais foram extraídas duas subamostras aleatórias. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória e a segunda, a uma análise fatorial confirmatória. Emergiram duas dimensões: envolvimento no trabalho acadêmico e participação na aula. A primeira escala revelou uma consistência interna aceitável, revelando-se útil e adequada para avaliar as percepções dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. A segunda dimensão necessita de maior desenvolvimento em futuras investigações.
id RCAP_6f012c2a60397dda9562bd47081a8d04
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/14728
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validaçãoEstudantesCaracterísticas dos estudantesRendimento escolarModelação de equações estruturaisEste estudo descreve a construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. Os questionários foram aplicados a 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (idade mediana = 13) em Portugal Continental, a partir dos quais foram extraídas duas subamostras aleatórias. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória e a segunda, a uma análise fatorial confirmatória. Emergiram duas dimensões: envolvimento no trabalho acadêmico e participação na aula. A primeira escala revelou uma consistência interna aceitável, revelando-se útil e adequada para avaliar as percepções dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. A segunda dimensão necessita de maior desenvolvimento em futuras investigações.Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília2017-11-30T15:32:39Z2016-01-01T00:00:00Z20162019-04-03T11:14:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/14728por0102-377210.1590/0102-3772e323219Carvalho, C.Conboy, J.Santos, J.Fonseca, J.Tavares, D.Martins, D.Salema, M. H.Fiuza, E.Gama, A. P.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-25T17:31:33ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação
title Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação
spellingShingle Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação
Carvalho, C.
Estudantes
Características dos estudantes
Rendimento escolar
Modelação de equações estruturais
title_short Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação
title_full Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação
title_fullStr Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação
title_full_unstemmed Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação
title_sort Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação
author Carvalho, C.
author_facet Carvalho, C.
Conboy, J.
Santos, J.
Fonseca, J.
Tavares, D.
Martins, D.
Salema, M. H.
Fiuza, E.
Gama, A. P.
author_role author
author2 Conboy, J.
Santos, J.
Fonseca, J.
Tavares, D.
Martins, D.
Salema, M. H.
Fiuza, E.
Gama, A. P.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, C.
Conboy, J.
Santos, J.
Fonseca, J.
Tavares, D.
Martins, D.
Salema, M. H.
Fiuza, E.
Gama, A. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes
Características dos estudantes
Rendimento escolar
Modelação de equações estruturais
topic Estudantes
Características dos estudantes
Rendimento escolar
Modelação de equações estruturais
description Este estudo descreve a construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. Os questionários foram aplicados a 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (idade mediana = 13) em Portugal Continental, a partir dos quais foram extraídas duas subamostras aleatórias. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória e a segunda, a uma análise fatorial confirmatória. Emergiram duas dimensões: envolvimento no trabalho acadêmico e participação na aula. A primeira escala revelou uma consistência interna aceitável, revelando-se útil e adequada para avaliar as percepções dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. A segunda dimensão necessita de maior desenvolvimento em futuras investigações.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-11-30T15:32:39Z
2019-04-03T11:14:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/14728
url http://hdl.handle.net/10071/14728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0102-3772
10.1590/0102-3772e323219
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303975667695616