Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/14728 |
Resumo: | Este estudo descreve a construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. Os questionários foram aplicados a 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (idade mediana = 13) em Portugal Continental, a partir dos quais foram extraídas duas subamostras aleatórias. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória e a segunda, a uma análise fatorial confirmatória. Emergiram duas dimensões: envolvimento no trabalho acadêmico e participação na aula. A primeira escala revelou uma consistência interna aceitável, revelando-se útil e adequada para avaliar as percepções dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. A segunda dimensão necessita de maior desenvolvimento em futuras investigações. |
id |
RCAP_6f012c2a60397dda9562bd47081a8d04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/14728 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validaçãoEstudantesCaracterísticas dos estudantesRendimento escolarModelação de equações estruturaisEste estudo descreve a construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. Os questionários foram aplicados a 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (idade mediana = 13) em Portugal Continental, a partir dos quais foram extraídas duas subamostras aleatórias. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória e a segunda, a uma análise fatorial confirmatória. Emergiram duas dimensões: envolvimento no trabalho acadêmico e participação na aula. A primeira escala revelou uma consistência interna aceitável, revelando-se útil e adequada para avaliar as percepções dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. A segunda dimensão necessita de maior desenvolvimento em futuras investigações.Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília2017-11-30T15:32:39Z2016-01-01T00:00:00Z20162019-04-03T11:14:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/14728por0102-377210.1590/0102-3772e323219Carvalho, C.Conboy, J.Santos, J.Fonseca, J.Tavares, D.Martins, D.Salema, M. H.Fiuza, E.Gama, A. P.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-25T17:31:33ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação |
title |
Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação |
spellingShingle |
Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação Carvalho, C. Estudantes Características dos estudantes Rendimento escolar Modelação de equações estruturais |
title_short |
Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação |
title_full |
Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação |
title_fullStr |
Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação |
title_full_unstemmed |
Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação |
title_sort |
Escala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validação |
author |
Carvalho, C. |
author_facet |
Carvalho, C. Conboy, J. Santos, J. Fonseca, J. Tavares, D. Martins, D. Salema, M. H. Fiuza, E. Gama, A. P. |
author_role |
author |
author2 |
Conboy, J. Santos, J. Fonseca, J. Tavares, D. Martins, D. Salema, M. H. Fiuza, E. Gama, A. P. |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, C. Conboy, J. Santos, J. Fonseca, J. Tavares, D. Martins, D. Salema, M. H. Fiuza, E. Gama, A. P. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes Características dos estudantes Rendimento escolar Modelação de equações estruturais |
topic |
Estudantes Características dos estudantes Rendimento escolar Modelação de equações estruturais |
description |
Este estudo descreve a construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. Os questionários foram aplicados a 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (idade mediana = 13) em Portugal Continental, a partir dos quais foram extraídas duas subamostras aleatórias. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória e a segunda, a uma análise fatorial confirmatória. Emergiram duas dimensões: envolvimento no trabalho acadêmico e participação na aula. A primeira escala revelou uma consistência interna aceitável, revelando-se útil e adequada para avaliar as percepções dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. A segunda dimensão necessita de maior desenvolvimento em futuras investigações. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-11-30T15:32:39Z 2019-04-03T11:14:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/14728 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/14728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0102-3772 10.1590/0102-3772e323219 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303975667695616 |