Comunidade de aprendizagem: desafios e perspectivas de um modelo de gestão participativa para a universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acosta, Ana Jamila
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/9692
Resumo: Relatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em Gestão
id RCAP_3f98e50c491b2973d25228167a6a408e
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/9692
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunidade de aprendizagem: desafios e perspectivas de um modelo de gestão participativa para a universidadeGestãoDemocraciaUniversidadeComunidadeAprendizagemManagementDemocracyUniversityCommunityLearningRelatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em GestãoEste Relatório de Pesquisa apresenta o estudo desenvolvido sobre o estado do conhecimento da instituição Universidade com base em sua ancestralidade, a partir das sociedades hidráulicas, seu surgimento e sua trajetória até a contemporaneidade, com o objetivo de propor/construir referenciais para um modelo teórico-prático de gestão no qual a Universidade possa se constituir em comunidade de aprendizagem à luz da tríade ensino, pesquisa e extensão, na pluralidade de seus âmbitos gestores. O estudo investigou a evolução da Universidade e a configuração de sua missão à luz das condições específicas de tempos e espaços sociais, políticos, culturais e econômicos no seu âmbito de atuação, no decorrer dos séculos e os desafios e perspectivas que enfrenta no século XXI. À luz de um suporte metodológico qualitativo, bibliográfico, descritivo e histórico, o estudo propõe referenciais que balizam um modelo de gestão, alicerçado no entrelaçamento simbiótico dos princípios de comunidades de aprendizagem e gestão universitária democrática, amparado pela similaridade de princípios e valores, tais como democracia, participação, compartilhamento, solidariedade, inclusão, dialogicidade, todos circundados pelas dimensões da liberdade.This Research Report is a study into the state of our knowledge on the institution of the University: taking into account its history, from the cradle of civilization, its emergence and its growth up to contemporary times, so as to suggest and provide a framework for a theoretical-practical model for management in which the University can exist as a Learning Community, guided by the three key aspects of teaching, research and community activity, in all sides of its management. The study looked at the evolution of the University, as part of its scope, and its developing raison d’être, throughout history’s various specific social, political, cultural and economic conditions and the challenges and perspectives it currently faces in the 21st century. In the light of the qualitative, bibliographic, descriptive and historical approach employed and evidence gathered, the study proposes a framework that is a management model, based on the symbiotic intertwining of the principles of Learning Communities and democratic university management, supported by the similarity of principles and values, such as democracy, participation, sharing, solidarity, inclusion, discussion, all enabled by an environment based on freedom.[s.n.]Cunha, PedroRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaAcosta, Ana Jamila2021-04-05T18:30:35Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/9692porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:09:00Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/9692Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:46:30.449453Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunidade de aprendizagem: desafios e perspectivas de um modelo de gestão participativa para a universidade
title Comunidade de aprendizagem: desafios e perspectivas de um modelo de gestão participativa para a universidade
spellingShingle Comunidade de aprendizagem: desafios e perspectivas de um modelo de gestão participativa para a universidade
Acosta, Ana Jamila
Gestão
Democracia
Universidade
Comunidade
Aprendizagem
Management
Democracy
University
Community
Learning
title_short Comunidade de aprendizagem: desafios e perspectivas de um modelo de gestão participativa para a universidade
title_full Comunidade de aprendizagem: desafios e perspectivas de um modelo de gestão participativa para a universidade
title_fullStr Comunidade de aprendizagem: desafios e perspectivas de um modelo de gestão participativa para a universidade
title_full_unstemmed Comunidade de aprendizagem: desafios e perspectivas de um modelo de gestão participativa para a universidade
title_sort Comunidade de aprendizagem: desafios e perspectivas de um modelo de gestão participativa para a universidade
author Acosta, Ana Jamila
author_facet Acosta, Ana Jamila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Pedro
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Acosta, Ana Jamila
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Democracia
Universidade
Comunidade
Aprendizagem
Management
Democracy
University
Community
Learning
topic Gestão
Democracia
Universidade
Comunidade
Aprendizagem
Management
Democracy
University
Community
Learning
description Relatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em Gestão
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020-01-01T00:00:00Z
2021-04-05T18:30:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/9692
url http://hdl.handle.net/10284/9692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130331296563200