Comunidade de aprendizagem: desafios e perspectivas de um modelo de gestão participativa para a universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/9692 |
Resumo: | Relatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em Gestão |
id |
RCAP_3f98e50c491b2973d25228167a6a408e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/9692 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunidade de aprendizagem: desafios e perspectivas de um modelo de gestão participativa para a universidadeGestãoDemocraciaUniversidadeComunidadeAprendizagemManagementDemocracyUniversityCommunityLearningRelatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em GestãoEste Relatório de Pesquisa apresenta o estudo desenvolvido sobre o estado do conhecimento da instituição Universidade com base em sua ancestralidade, a partir das sociedades hidráulicas, seu surgimento e sua trajetória até a contemporaneidade, com o objetivo de propor/construir referenciais para um modelo teórico-prático de gestão no qual a Universidade possa se constituir em comunidade de aprendizagem à luz da tríade ensino, pesquisa e extensão, na pluralidade de seus âmbitos gestores. O estudo investigou a evolução da Universidade e a configuração de sua missão à luz das condições específicas de tempos e espaços sociais, políticos, culturais e econômicos no seu âmbito de atuação, no decorrer dos séculos e os desafios e perspectivas que enfrenta no século XXI. À luz de um suporte metodológico qualitativo, bibliográfico, descritivo e histórico, o estudo propõe referenciais que balizam um modelo de gestão, alicerçado no entrelaçamento simbiótico dos princípios de comunidades de aprendizagem e gestão universitária democrática, amparado pela similaridade de princípios e valores, tais como democracia, participação, compartilhamento, solidariedade, inclusão, dialogicidade, todos circundados pelas dimensões da liberdade.This Research Report is a study into the state of our knowledge on the institution of the University: taking into account its history, from the cradle of civilization, its emergence and its growth up to contemporary times, so as to suggest and provide a framework for a theoretical-practical model for management in which the University can exist as a Learning Community, guided by the three key aspects of teaching, research and community activity, in all sides of its management. The study looked at the evolution of the University, as part of its scope, and its developing raison d’être, throughout history’s various specific social, political, cultural and economic conditions and the challenges and perspectives it currently faces in the 21st century. In the light of the qualitative, bibliographic, descriptive and historical approach employed and evidence gathered, the study proposes a framework that is a management model, based on the symbiotic intertwining of the principles of Learning Communities and democratic university management, supported by the similarity of principles and values, such as democracy, participation, sharing, solidarity, inclusion, discussion, all enabled by an environment based on freedom.[s.n.]Cunha, PedroRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaAcosta, Ana Jamila2021-04-05T18:30:35Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/9692porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:09:00Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/9692Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:46:30.449453Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunidade de aprendizagem: desafios e perspectivas de um modelo de gestão participativa para a universidade |
title |
Comunidade de aprendizagem: desafios e perspectivas de um modelo de gestão participativa para a universidade |
spellingShingle |
Comunidade de aprendizagem: desafios e perspectivas de um modelo de gestão participativa para a universidade Acosta, Ana Jamila Gestão Democracia Universidade Comunidade Aprendizagem Management Democracy University Community Learning |
title_short |
Comunidade de aprendizagem: desafios e perspectivas de um modelo de gestão participativa para a universidade |
title_full |
Comunidade de aprendizagem: desafios e perspectivas de um modelo de gestão participativa para a universidade |
title_fullStr |
Comunidade de aprendizagem: desafios e perspectivas de um modelo de gestão participativa para a universidade |
title_full_unstemmed |
Comunidade de aprendizagem: desafios e perspectivas de um modelo de gestão participativa para a universidade |
title_sort |
Comunidade de aprendizagem: desafios e perspectivas de um modelo de gestão participativa para a universidade |
author |
Acosta, Ana Jamila |
author_facet |
Acosta, Ana Jamila |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, Pedro Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Acosta, Ana Jamila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Democracia Universidade Comunidade Aprendizagem Management Democracy University Community Learning |
topic |
Gestão Democracia Universidade Comunidade Aprendizagem Management Democracy University Community Learning |
description |
Relatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em Gestão |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2020-01-01T00:00:00Z 2021-04-05T18:30:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/9692 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/9692 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130331296563200 |