Os suspeitos do costume: Casa contraponto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, João Pedro Sequeira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/26843
Resumo: A seleção de uma ampla amostra e subsequente análise sobre projetos de habitação unifamiliar, em Portugal e por autores portugueses, num período aproximado entre o fim do moderno e o início do século XXI, resultou numa sobreposição de camadas de análises e referências que permitiram, ao final dessa etapa, a reorganização desse arquivo orientada por um ângulo particular de ver e interpretar os diferentes projetos. O tema, Eixo do Mal, aborda a importância de um elemento em particular, o eixo, na definição da ordem, racional e pura, e por outro lado o caos, complexo e contraditório, presentes no processo de conceção do projeto bem como nas formas e relações resultantes, onde a ideia de contraponto define uma possível harmonia entre ambos os conceitos. A casa como objeto artístico serve de mote para o desenho de uma habitação, a Casa Contraponto, com parcas limitações, onde o conceito é determinado por um conflito entre duas lógicas ou ordens que se sobrepõem entre estrutura e massa. Através da exploração de estrutura, volume, forma, materialidade, cor e função, junto com referências arquitetónicas, escultóricas, pictóricas e musicais o projeto procura uma visão holística daquilo que a casa representa para a arquitetura e para a sociedade, não simplesmente como uma "máquina de habitar" mas tendo em conta que "o desenho "residencial" está diretamente relacionado com pessoas e contribui para a produção de cultura", como referiu Kazuo Shinohara.
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