Promovendo a participação e a autonomia através da cooperação, num grupo de jardim de infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/4805 |
Resumo: | Este trabalho de projeto teve como objetivo promover a autonomia e a participação de um aluno diagnosticado com osteogénese imperfeita num grupo de jardim-de-infância da rede pública, através do trabalho em pares e aprendizagem cooperativa. Foi realizada uma caraterização inicial de contextos e intervenientes, sustentada por recolha e análise empíricas, que nos permitiram fundamentar a intervenção junto do grupo e do aluno desencadeador do projeto. A avaliação final da intervenção, sustentada por recolha e análise empírica de dados, permitenos afirmar que as estratégias utilizadas em sala de aula, no recreio e na comunidade, implicando as educadoras (do ensino regular e de educação especial) e a família, envolveram o aluno nas atividades do grupo, com benefício também para os restantes alunos do grupo, e um desenvolvimento motor propiciador de maior autonomia nas atividades de vida diária. |
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Promovendo a participação e a autonomia através da cooperação, num grupo de jardim de infânciaEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO INCLUSIVAAPRENDIZAGEM COOPERATIVACRIANÇASOSTEOGÉNESE IMPERFEITAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOREDUCATIONINCLUSIVE EDUCATIONCOOPERATIVE LEARNINGCHILDRENOSTEOGENESIS IMPERFECTAEste trabalho de projeto teve como objetivo promover a autonomia e a participação de um aluno diagnosticado com osteogénese imperfeita num grupo de jardim-de-infância da rede pública, através do trabalho em pares e aprendizagem cooperativa. Foi realizada uma caraterização inicial de contextos e intervenientes, sustentada por recolha e análise empíricas, que nos permitiram fundamentar a intervenção junto do grupo e do aluno desencadeador do projeto. A avaliação final da intervenção, sustentada por recolha e análise empírica de dados, permitenos afirmar que as estratégias utilizadas em sala de aula, no recreio e na comunidade, implicando as educadoras (do ensino regular e de educação especial) e a família, envolveram o aluno nas atividades do grupo, com benefício também para os restantes alunos do grupo, e um desenvolvimento motor propiciador de maior autonomia nas atividades de vida diária.This research project aimed to promote independence and participation of a student diagnosed with osteogenesis imperfecta in a group of kindergarten from the public by working in pairs and cooperative learning. We carried out an initial characterization of contexts and actors, supported by empirical data collection and analysis, which allowed us to justify intervention with the student group and the initiator of the project. The final evaluation of the intervention, supported by collecting and analyzing empirical data, allows us to state that the strategies used in the classroom, on the playground and in the community, involving the teachers (regular education and special education) and family involved students in group activities, with benefits also for the other students in the group, and motor development enabler of greater independence in activities of daily living.2014-05-23T14:09:45Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4805porCosta, Clarinda Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:31Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:43.077079Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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