Promovendo a participação e a autonomia através da cooperação, num grupo de jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Clarinda Coelho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4805
Resumo: Este trabalho de projeto teve como objetivo promover a autonomia e a participação de um aluno diagnosticado com osteogénese imperfeita num grupo de jardim-de-infância da rede pública, através do trabalho em pares e aprendizagem cooperativa. Foi realizada uma caraterização inicial de contextos e intervenientes, sustentada por recolha e análise empíricas, que nos permitiram fundamentar a intervenção junto do grupo e do aluno desencadeador do projeto. A avaliação final da intervenção, sustentada por recolha e análise empírica de dados, permitenos afirmar que as estratégias utilizadas em sala de aula, no recreio e na comunidade, implicando as educadoras (do ensino regular e de educação especial) e a família, envolveram o aluno nas atividades do grupo, com benefício também para os restantes alunos do grupo, e um desenvolvimento motor propiciador de maior autonomia nas atividades de vida diária.
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