Os mapas conceituais no ensino-aprendizagem da economia : estudo numa turma do 11º ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/57979 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
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Os mapas conceituais no ensino-aprendizagem da economia : estudo numa turma do 11º anoAvaliação formativaAutorregulaçãoMapa de conceitosEnsino-aprendizagemRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoNa revisão bibliográfica percorrida é possível inferir que os mapas conceituais podem ser utilizados como instrumentos de ensino porque a sua utilização permite realçar as relações hierárquicas significativas entre conceitos e representam uma apresentação resumida das estruturas conceituais que estão a ser ensinadas, e de avaliação da aprendizagem porque possibilitam obter informações acerca da estruturação de um conjunto de conceitos pelos alunos. Podem funcionar como facilitadores da regulação do ensino (pelo professor) e de autorregulação da aprendizagem (pelo aluno) e ser promotor de aprendizagens significativas. Na base da estratégia de elaboração de mapas conceituais e da sua aplicação em educação, como técnica cognitiva para aprender de modo significativo, estão as Teorias da Aprendizagem e do Conhecimento, que decorrem da Teoria da Aprendizagem Significativa. Atendendo à natureza, objetivos e finalidades da Prática de Ensino Supervisionada, que se constitui como um processo de intervenção e de investigação, o presente trabalho enquadra-se no âmbito da pesquisa qualitativa. utilizando a metodologia de estudo de caso. Nesse processo o investigador assume o papel de observador não participante para, posteriormente, assumir o papel de observador participante. A intervenção investigativa foi realizada numa turma do 11.º ano do Curso Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas, na disciplina de Economia A, e teve como objetivo geral da investigação verificar se a utilização de mapas conceituais no processo de ensino-aprendizagem contribui para a promoção de aprendizagens significativas e para o desenvolvimento de competências de autorregulação das aprendizagens pelos alunos. A recolha de dados foi o diário de campo como método de registo de todo o percurso da investigação. Embora não tenha sido possível tirar conclusões ajustadas, os resultados sugerem que a aprendizagem de conceitos pode ser facilitada com a utilização de mapas conceptuais e que estes poderão constituir-se como uma boa alternativa para a promoção de aprendizagens significativas e para o desenvolvimento de competências de autorregulação das aprendizagens pelos alunos.Based on the literature review, it can be inferred that concept maps can be used as teaching tools because their use permit to highlight the significant hierarchical relationships between concepts and representing a summarised presentation of the conceptual structures being taught, and as learning assessment tools because they allow to obtain information about the structuring of a set of concepts by students. They can act as facilitators for the regulation of teaching (by the teacher) and self-regulation of learning (by the student) and promote significant learning. At the basis of the strategy of concept mapping and its application in education, as a cognitive technique for meaningful learning, are the Theories of Learning and Knowledge, which derive from the Meaningful Learning Theory. According to the nature, objectives, and purposes of the Supervised Teaching Practice, which is constituted as an intervention and research process, falls within the scope of qualitative research, using the case study methodology. In this process, the researcher assumes the role of non-participant observer to subsequently assume the role of participant observer. The investigative intervention was carried out in an 11th grade class of the Scientific-Humanistic Course of Socioeconomic Sciences, in the subject of Economics A, and the general objective was to verify if the use of conceptual maps in the teaching-learning process contributes to the promotion of significant learning and to the development of students' self-regulated learning skills. The data collection was the field diary as a method of recording the whole course of the research. Although it was not possible to draw firm conclusions, the results suggest that the learning of concepts can be facilitated using concept maps and that these can be a good alternative for the promotion of significant learning and the development of students' self-regulated learning skills.Cabrito, Belmiro Gil, 1949-Repositório da Universidade de LisboaFaria, Fernando Manuel de Lima Campos2023-06-06T10:51:03Z2022-11-112022-10-072022-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57979porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:06:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:22.784160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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