Aprender ensinando numa turma de economia : aplicação da estratégia de tutoria entre pares numa turma de 10º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrilho, Maria de Fátima Paixão Quintas, 1968-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/17978
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2014
id RCAP_860d477b428d2f39b42df66f89791350
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/17978
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender ensinando numa turma de economia : aplicação da estratégia de tutoria entre pares numa turma de 10º anoAprendizagem escolarEstratégias metacognitivasAutorregulaçãoTutoriaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2014Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2014Quando se aprende algo aprende-se porque faz sentido, se assim não for não há aprendizagem mas sim memorização, ou seja, para aprender tem que haver predisposição, tem que haver motivação. O ato de ensinar é uma motivação e pressupõe a existência de domínio dos conteúdos que se ensinam, o que implica um esforço continuo de aprender na tentativa de realizar com sucesso esta tarefa. Se esta for uma prática continuada, a aprendizagem acaba por se dar de uma forma consciente, metódica, sistematizada, reflexiva e regulada. Partindo do princípio que cada vez que se ensina alguma coisa a alguém também se aprende, ou/e até se aprende com mais significado, o presente relatório pretende descrever o trabalho realizado pela autora durante a Prática de Ensino Supervisionada na Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa, usando a referida abordagem. O trabalho foi desenvolvido uma turma do 10.º ano de escolaridade do curso científico-humanístico de ciências socioeconómicas. Consistiu na lecionação na lecionação de seis aulas, da disciplina de Economia A. As aulas lecionadas trataram a unidade 6 – Rendimentos e repartição de rendimentos. A recolha de dados foi efetuada através da observação registada no, em grelhas de observação e de questionários Os resultados evidenciam que para quase todos os alunos, a experiência de ensinar foi trabalhosa mas positiva. Para a maior parte dos alunos é uma forma de se empenharem mais e de se envolverem mais ativamente.When something is learned, it is learned because it makes sense. If it does not go like this, there is no learning but memorization, that is, there has to be a predisposition to learn, there has to be motivation. The act of teaching is a motivation and presumes the domain of the contents in which you were trained, what implicates a continuous effort of learning in the attempt of accomplishing the task successfully. If this turns out as continuous practice, the learning ultimately ends in a conscious, methodical, systematized, reflexive and regulated way. Assuming that every time that you teach something to someone you also learn, or even learn more meaningfully, the content of this report intends to describe the work accomplished by the author during the Practice of Supervised Teaching in Escola Eça de Queirós, in Lisbon, using the referred approach. The work was developed with a group of 10th grade students of the scientific-humanistic of socio economical sciences course. It consisted in the teaching of six lessons in the subject of Economics A. The taught lessons had the unit 6 for theme – “Incomes and partition of incomes.” The Data Collection was made through registered observations in the field diary, in observation grills and applied questionnaires. The results for almost all students show that the experience of teaching was difficult but positive. For most of the students it was a way to engage and involve more actively in the process of Peer Tutoring.Curado, Ana Paula, 1952-Repositório da Universidade de LisboaCarrilho, Maria de Fátima Paixão Quintas, 1968-2015-04-24T15:36:49Z20142014-10-082014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/17978TID:201219344porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/17978Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:39.867428Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender ensinando numa turma de economia : aplicação da estratégia de tutoria entre pares numa turma de 10º ano
title Aprender ensinando numa turma de economia : aplicação da estratégia de tutoria entre pares numa turma de 10º ano
spellingShingle Aprender ensinando numa turma de economia : aplicação da estratégia de tutoria entre pares numa turma de 10º ano
Carrilho, Maria de Fátima Paixão Quintas, 1968-
Aprendizagem escolar
Estratégias metacognitivas
Autorregulação
Tutoria
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
title_short Aprender ensinando numa turma de economia : aplicação da estratégia de tutoria entre pares numa turma de 10º ano
title_full Aprender ensinando numa turma de economia : aplicação da estratégia de tutoria entre pares numa turma de 10º ano
title_fullStr Aprender ensinando numa turma de economia : aplicação da estratégia de tutoria entre pares numa turma de 10º ano
title_full_unstemmed Aprender ensinando numa turma de economia : aplicação da estratégia de tutoria entre pares numa turma de 10º ano
title_sort Aprender ensinando numa turma de economia : aplicação da estratégia de tutoria entre pares numa turma de 10º ano
author Carrilho, Maria de Fátima Paixão Quintas, 1968-
author_facet Carrilho, Maria de Fátima Paixão Quintas, 1968-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Curado, Ana Paula, 1952-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrilho, Maria de Fátima Paixão Quintas, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem escolar
Estratégias metacognitivas
Autorregulação
Tutoria
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
topic Aprendizagem escolar
Estratégias metacognitivas
Autorregulação
Tutoria
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-10-08
2014-01-01T00:00:00Z
2015-04-24T15:36:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/17978
TID:201219344
url http://hdl.handle.net/10451/17978
identifier_str_mv TID:201219344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134274723512320