A caminho da educação do futuro. Algumas provoca(ac)ções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Vítor Manuel Tavares
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/356
Resumo: âmbito de diferentes contextos de aprendizagem e formação tenho solicitado a diferentes formandos (alunos finalistas de Curso Superior na área do Ensino ou professores já integrados na carreira) um exercício, variante simplificado da família da tempestade de ideias, segundo o qual podem expressar livremente palavras ou expressões que associam espontânea e intimamente a outras que lhes são previamente apresentadas. Este exercício costuma apresentar resultados potenciadores de diferentes análises. No caso vertente, trata-se de apresentar alguns dados e de proceder a um despretensioso e singelo estudo das representações dos sujeitos envolvidos neste exercício a propósito de determinada expressão. Estes constituem dois grupos distintos: de um fazem parte professores dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, bacharéis, com variados níveis etários e diferentes posicionamentos na carreira docente (desde o terceiro escalão aos de fim de carreira). São 79 os sujeitos deste grupo; o outro é formado por 21 indivíduos, alunos do último ano de um curso de formação inicial de professores, de diversas variantes. Para além da apresentação crua de alguns dados curiosos, interessa-me, neste caso concreto, descortinar eventuais correlações significativas entre as representações que os dois grupos têm acerca dos mesmos termos. Escolhi os termos “escola actual” e “criança”. Assim, como já se disse, cada um dos elementos dos dois grupos expressou espontaneamente, em condições de resposta semelhantes, a primeira ideia que lhe surgiu sobre aqueles (e outros) vocábulos, os quais lhes foram dados apenas no momento do exercício (desconhecidos até então).
id RCAP_3fbd6c69de987a48be335898c6a51c77
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/356
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A caminho da educação do futuro. Algumas provoca(ac)çõesEscola actualCriançasâmbito de diferentes contextos de aprendizagem e formação tenho solicitado a diferentes formandos (alunos finalistas de Curso Superior na área do Ensino ou professores já integrados na carreira) um exercício, variante simplificado da família da tempestade de ideias, segundo o qual podem expressar livremente palavras ou expressões que associam espontânea e intimamente a outras que lhes são previamente apresentadas. Este exercício costuma apresentar resultados potenciadores de diferentes análises. No caso vertente, trata-se de apresentar alguns dados e de proceder a um despretensioso e singelo estudo das representações dos sujeitos envolvidos neste exercício a propósito de determinada expressão. Estes constituem dois grupos distintos: de um fazem parte professores dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, bacharéis, com variados níveis etários e diferentes posicionamentos na carreira docente (desde o terceiro escalão aos de fim de carreira). São 79 os sujeitos deste grupo; o outro é formado por 21 indivíduos, alunos do último ano de um curso de formação inicial de professores, de diversas variantes. Para além da apresentação crua de alguns dados curiosos, interessa-me, neste caso concreto, descortinar eventuais correlações significativas entre as representações que os dois grupos têm acerca dos mesmos termos. Escolhi os termos “escola actual” e “criança”. Assim, como já se disse, cada um dos elementos dos dois grupos expressou espontaneamente, em condições de resposta semelhantes, a primeira ideia que lhe surgiu sobre aqueles (e outros) vocábulos, os quais lhes foram dados apenas no momento do exercício (desconhecidos até então).Instituto Politécnico de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMartins, Vítor Manuel Tavares2010-12-07T15:55:24Z2008-112008-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/356porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:24:12Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/356Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:51.832472Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A caminho da educação do futuro. Algumas provoca(ac)ções
title A caminho da educação do futuro. Algumas provoca(ac)ções
spellingShingle A caminho da educação do futuro. Algumas provoca(ac)ções
Martins, Vítor Manuel Tavares
Escola actual
Crianças
title_short A caminho da educação do futuro. Algumas provoca(ac)ções
title_full A caminho da educação do futuro. Algumas provoca(ac)ções
title_fullStr A caminho da educação do futuro. Algumas provoca(ac)ções
title_full_unstemmed A caminho da educação do futuro. Algumas provoca(ac)ções
title_sort A caminho da educação do futuro. Algumas provoca(ac)ções
author Martins, Vítor Manuel Tavares
author_facet Martins, Vítor Manuel Tavares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Vítor Manuel Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Escola actual
Crianças
topic Escola actual
Crianças
description âmbito de diferentes contextos de aprendizagem e formação tenho solicitado a diferentes formandos (alunos finalistas de Curso Superior na área do Ensino ou professores já integrados na carreira) um exercício, variante simplificado da família da tempestade de ideias, segundo o qual podem expressar livremente palavras ou expressões que associam espontânea e intimamente a outras que lhes são previamente apresentadas. Este exercício costuma apresentar resultados potenciadores de diferentes análises. No caso vertente, trata-se de apresentar alguns dados e de proceder a um despretensioso e singelo estudo das representações dos sujeitos envolvidos neste exercício a propósito de determinada expressão. Estes constituem dois grupos distintos: de um fazem parte professores dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, bacharéis, com variados níveis etários e diferentes posicionamentos na carreira docente (desde o terceiro escalão aos de fim de carreira). São 79 os sujeitos deste grupo; o outro é formado por 21 indivíduos, alunos do último ano de um curso de formação inicial de professores, de diversas variantes. Para além da apresentação crua de alguns dados curiosos, interessa-me, neste caso concreto, descortinar eventuais correlações significativas entre as representações que os dois grupos têm acerca dos mesmos termos. Escolhi os termos “escola actual” e “criança”. Assim, como já se disse, cada um dos elementos dos dois grupos expressou espontaneamente, em condições de resposta semelhantes, a primeira ideia que lhe surgiu sobre aqueles (e outros) vocábulos, os quais lhes foram dados apenas no momento do exercício (desconhecidos até então).
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11
2008-11-01T00:00:00Z
2010-12-07T15:55:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/356
url http://hdl.handle.net/10400.19/356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130861670498304