O papel do contact center no relacionamento com o cliente: Perspectiva dos operadores de televendas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Maria Amélia Gaspar Mota
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1964
Resumo: O CRM – Customer Relationship Management está hoje amplamente utilizado pelas organizações independentemente das áreas em que se inserem. Trata-se de uma ferramenta que veio alterar a dinâmica dos relacionamentos das empresas com os seus clientes. A importância do sector postal na economia e o interesse pessoal pela actividade, conduziu à escolha da uma empresa especializada no envio de correio expresso e encomendas, pertencente ao Grupo CTT. Na elaboração deste trabalho, optou-se pelo estudo de caso como método de recolha e análise qualitativa de dados. No estudo do Caso CTT Expresso pretendeu-se avaliar o papel do Contact Center no relacionamento com o cliente na perspectiva dos operadores de Televendas através da utilização das funcionalidades da tecnologia, ao nível do conhecimento e da interacção com o cliente. Procedeu-se à realização de entrevistas a chefias e assistentes comerciais da empresa. Atento ao enquadramento teórico, o resultado da análise das entrevistas, a existência de tecnologia instalada constatou-se a necessidade de envolver os que mais directamente contactam com o cliente numa acção de formação específica dirigida aos assistentes comerciais das Televendas e do Contact Center. Propõe-se um Projecto de Formação que deverá incluir, além da sensibilização para a completa utilização da tecnologia, conceitos de centralidade do cliente, ciclo de vida e valor do cliente, como pilares fundamentais da estratégia de relacionamento com o cliente.
id RCAP_3fbd865b30becf07a917551a9f715377
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1964
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do contact center no relacionamento com o cliente: Perspectiva dos operadores de televendasCRMContact CenterTelevendasRelacionamento com o ClienteContact CenterTelesalesCustomer RelationshipO CRM – Customer Relationship Management está hoje amplamente utilizado pelas organizações independentemente das áreas em que se inserem. Trata-se de uma ferramenta que veio alterar a dinâmica dos relacionamentos das empresas com os seus clientes. A importância do sector postal na economia e o interesse pessoal pela actividade, conduziu à escolha da uma empresa especializada no envio de correio expresso e encomendas, pertencente ao Grupo CTT. Na elaboração deste trabalho, optou-se pelo estudo de caso como método de recolha e análise qualitativa de dados. No estudo do Caso CTT Expresso pretendeu-se avaliar o papel do Contact Center no relacionamento com o cliente na perspectiva dos operadores de Televendas através da utilização das funcionalidades da tecnologia, ao nível do conhecimento e da interacção com o cliente. Procedeu-se à realização de entrevistas a chefias e assistentes comerciais da empresa. Atento ao enquadramento teórico, o resultado da análise das entrevistas, a existência de tecnologia instalada constatou-se a necessidade de envolver os que mais directamente contactam com o cliente numa acção de formação específica dirigida aos assistentes comerciais das Televendas e do Contact Center. Propõe-se um Projecto de Formação que deverá incluir, além da sensibilização para a completa utilização da tecnologia, conceitos de centralidade do cliente, ciclo de vida e valor do cliente, como pilares fundamentais da estratégia de relacionamento com o cliente.CRM – Customer Relationship Management is nowadays widely used by companies regardless of the area they work in. This tool has brought a new dynamic to the relationship established between the companies and their customers. Because the postal sector is considered to be important in economy and due to a personal interest for this subject, a company within the CTT group was selected. This company, CTT Expresso, is specialized in sending express mail and parcels. In this project, the methodology used was the case study and qualitative data analysis. In the case study CTT Expresso, the main goal was to evaluate the role of the Contact Center in the relationship with the customer from the Telesales operator’s point of view, through the use of the full potential of the technology and also regarding knowledge and interaction with the customers. Interviews were made to people in leading jobs and well as company commercial assistants. Based on theoretical assumptions, results obtained in the interviews and the existence of installed technology, we consider to be relevant the involvement of Telesales commercial assistants and Contact Center assistants in a specific training. We propose a Training Project that should not only cover awareness to the use of the full potential of the available technology, but also concepts of customer centrality, life cycle and customer value as fundamental pillars of customer relationship strategies.2010-07-27T11:28:24Z2010-07-27T00:00:00Z2010-07-272009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/1964porCorreia, Maria Amélia Gaspar Motainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:34:22Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1964Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:15:31.841023Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do contact center no relacionamento com o cliente: Perspectiva dos operadores de televendas
title O papel do contact center no relacionamento com o cliente: Perspectiva dos operadores de televendas
spellingShingle O papel do contact center no relacionamento com o cliente: Perspectiva dos operadores de televendas
Correia, Maria Amélia Gaspar Mota
CRM
Contact Center
Televendas
Relacionamento com o Cliente
Contact Center
Telesales
Customer Relationship
title_short O papel do contact center no relacionamento com o cliente: Perspectiva dos operadores de televendas
title_full O papel do contact center no relacionamento com o cliente: Perspectiva dos operadores de televendas
title_fullStr O papel do contact center no relacionamento com o cliente: Perspectiva dos operadores de televendas
title_full_unstemmed O papel do contact center no relacionamento com o cliente: Perspectiva dos operadores de televendas
title_sort O papel do contact center no relacionamento com o cliente: Perspectiva dos operadores de televendas
author Correia, Maria Amélia Gaspar Mota
author_facet Correia, Maria Amélia Gaspar Mota
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Maria Amélia Gaspar Mota
dc.subject.por.fl_str_mv CRM
Contact Center
Televendas
Relacionamento com o Cliente
Contact Center
Telesales
Customer Relationship
topic CRM
Contact Center
Televendas
Relacionamento com o Cliente
Contact Center
Telesales
Customer Relationship
description O CRM – Customer Relationship Management está hoje amplamente utilizado pelas organizações independentemente das áreas em que se inserem. Trata-se de uma ferramenta que veio alterar a dinâmica dos relacionamentos das empresas com os seus clientes. A importância do sector postal na economia e o interesse pessoal pela actividade, conduziu à escolha da uma empresa especializada no envio de correio expresso e encomendas, pertencente ao Grupo CTT. Na elaboração deste trabalho, optou-se pelo estudo de caso como método de recolha e análise qualitativa de dados. No estudo do Caso CTT Expresso pretendeu-se avaliar o papel do Contact Center no relacionamento com o cliente na perspectiva dos operadores de Televendas através da utilização das funcionalidades da tecnologia, ao nível do conhecimento e da interacção com o cliente. Procedeu-se à realização de entrevistas a chefias e assistentes comerciais da empresa. Atento ao enquadramento teórico, o resultado da análise das entrevistas, a existência de tecnologia instalada constatou-se a necessidade de envolver os que mais directamente contactam com o cliente numa acção de formação específica dirigida aos assistentes comerciais das Televendas e do Contact Center. Propõe-se um Projecto de Formação que deverá incluir, além da sensibilização para a completa utilização da tecnologia, conceitos de centralidade do cliente, ciclo de vida e valor do cliente, como pilares fundamentais da estratégia de relacionamento com o cliente.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2010-07-27T11:28:24Z
2010-07-27T00:00:00Z
2010-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/1964
url http://hdl.handle.net/10071/1964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134713485459456