Sofrimento em burnout nos operadores de contact center de uma empresa em salvador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rêgo, Sandra Cristina da Silva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7800
Resumo: 77 p.
id UFBA-2_018037551cf57b7f13cca0b85fd01b79
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/7800
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Rêgo, Sandra Cristina da SilvaRêgo, Sandra Cristina da SilvaFrança Filho, Genauto Carvalho de2013-01-10T20:39:17Z2013-01-10T20:39:17Z2008http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/780077 p.Este estudo teve como objetivo geral investigar se os operadores de uma empresa de contact center em Salvador estão acometidos pelo sofrimento em Burnout. Tal propósito se justifica em razão da representatividade econômica e social do setor. Esta empresa disponibiliza cerca de 50.000 postos de trabalho diretos, ocupados principalmente por jovens do sexo feminino em seu primeiro emprego. Como alicerces da fundamentação teórica desta pesquisa, foram adotadas a psicodinâmica do trabalho dejouriana e o pensamento maslachiano, devido à possibilidade de articulação entre as teorias e os dados empíricos. A pesquisa classificou-se como um estudo de caso, de caráter exploratório. A análise dos dados foi feita por meio de pesquisa de campo realizada com a aplicação do questionário de avaliação em Burnout, contendo 22 perguntas. Participaram da pesquisa 129 colaboradores da empresa de nome fictício Contact e, destes, 21,7% encontram-se acometidos pela síndrome. Os resultados encontrados nas entrevistas realizadas com 10,7% dos operadores acometidos por este sofrimento psíquico permitem observar a presença equilibrada de comprometimento nos três fatores que constituem a síndrome: a exaustão emocional, a despersonalização e a realização profissional. Com este estudo, conclui-se que o Burnout está mais relacionado com o tipo de atividade desenvolvida pelos operadores do que com fatores organizacionais, pois os depoimentos demonstrados revelam principalmente a baixa tolerância no contato direto com os consumidores e a falta de identificação com o trabalho.Submitted by Santiago Fabio (fabio.ssantiago@hotmail.com) on 2013-01-10T20:39:17Z No. of bitstreams: 1 bbbbb123.pdf: 718592 bytes, checksum: 0d80aff4cafb030b788144dfd227a999 (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-10T20:39:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 bbbbb123.pdf: 718592 bytes, checksum: 0d80aff4cafb030b788144dfd227a999 (MD5) Previous issue date: 2008SalvadorUniversidade Federal da Bahiahttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/dissertacao_de_sandra_cristina_da_silva_rego.pdfreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAContact centerSofrimento em BurnoutSofrimento em burnout nos operadores de contact center de uma empresa em salvadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALbbbbb123.pdfbbbbb123.pdfapplication/pdf718592https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7800/1/bbbbb123.pdf0d80aff4cafb030b788144dfd227a999MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7800/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52TEXTbbbbb123.pdf.txtbbbbb123.pdf.txtExtracted texttext/plain144699https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7800/3/bbbbb123.pdf.txt0325590852c2931af0927698e2eb534eMD53ri/78002022-07-05 14:04:02.902oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:02Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sofrimento em burnout nos operadores de contact center de uma empresa em salvador
title Sofrimento em burnout nos operadores de contact center de uma empresa em salvador
spellingShingle Sofrimento em burnout nos operadores de contact center de uma empresa em salvador
Rêgo, Sandra Cristina da Silva
Contact center
Sofrimento em Burnout
title_short Sofrimento em burnout nos operadores de contact center de uma empresa em salvador
title_full Sofrimento em burnout nos operadores de contact center de uma empresa em salvador
title_fullStr Sofrimento em burnout nos operadores de contact center de uma empresa em salvador
title_full_unstemmed Sofrimento em burnout nos operadores de contact center de uma empresa em salvador
title_sort Sofrimento em burnout nos operadores de contact center de uma empresa em salvador
author Rêgo, Sandra Cristina da Silva
author_facet Rêgo, Sandra Cristina da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rêgo, Sandra Cristina da Silva
Rêgo, Sandra Cristina da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv França Filho, Genauto Carvalho de
contributor_str_mv França Filho, Genauto Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Contact center
Sofrimento em Burnout
topic Contact center
Sofrimento em Burnout
description 77 p.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-01-10T20:39:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-01-10T20:39:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7800
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.pt_BR.fl_str_mv http://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/dissertacao_de_sandra_cristina_da_silva_rego.pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7800/1/bbbbb123.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7800/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7800/3/bbbbb123.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d80aff4cafb030b788144dfd227a999
1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9
0325590852c2931af0927698e2eb534e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459415065460736