Sofrimento em burnout nos operadores de contact center de uma empresa em salvador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7800 |
Resumo: | 77 p. |
id |
UFBA-2_018037551cf57b7f13cca0b85fd01b79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/7800 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Rêgo, Sandra Cristina da SilvaRêgo, Sandra Cristina da SilvaFrança Filho, Genauto Carvalho de2013-01-10T20:39:17Z2013-01-10T20:39:17Z2008http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/780077 p.Este estudo teve como objetivo geral investigar se os operadores de uma empresa de contact center em Salvador estão acometidos pelo sofrimento em Burnout. Tal propósito se justifica em razão da representatividade econômica e social do setor. Esta empresa disponibiliza cerca de 50.000 postos de trabalho diretos, ocupados principalmente por jovens do sexo feminino em seu primeiro emprego. Como alicerces da fundamentação teórica desta pesquisa, foram adotadas a psicodinâmica do trabalho dejouriana e o pensamento maslachiano, devido à possibilidade de articulação entre as teorias e os dados empíricos. A pesquisa classificou-se como um estudo de caso, de caráter exploratório. A análise dos dados foi feita por meio de pesquisa de campo realizada com a aplicação do questionário de avaliação em Burnout, contendo 22 perguntas. Participaram da pesquisa 129 colaboradores da empresa de nome fictício Contact e, destes, 21,7% encontram-se acometidos pela síndrome. Os resultados encontrados nas entrevistas realizadas com 10,7% dos operadores acometidos por este sofrimento psíquico permitem observar a presença equilibrada de comprometimento nos três fatores que constituem a síndrome: a exaustão emocional, a despersonalização e a realização profissional. Com este estudo, conclui-se que o Burnout está mais relacionado com o tipo de atividade desenvolvida pelos operadores do que com fatores organizacionais, pois os depoimentos demonstrados revelam principalmente a baixa tolerância no contato direto com os consumidores e a falta de identificação com o trabalho.Submitted by Santiago Fabio (fabio.ssantiago@hotmail.com) on 2013-01-10T20:39:17Z No. of bitstreams: 1 bbbbb123.pdf: 718592 bytes, checksum: 0d80aff4cafb030b788144dfd227a999 (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-10T20:39:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 bbbbb123.pdf: 718592 bytes, checksum: 0d80aff4cafb030b788144dfd227a999 (MD5) Previous issue date: 2008SalvadorUniversidade Federal da Bahiahttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/dissertacao_de_sandra_cristina_da_silva_rego.pdfreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAContact centerSofrimento em BurnoutSofrimento em burnout nos operadores de contact center de uma empresa em salvadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALbbbbb123.pdfbbbbb123.pdfapplication/pdf718592https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7800/1/bbbbb123.pdf0d80aff4cafb030b788144dfd227a999MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7800/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52TEXTbbbbb123.pdf.txtbbbbb123.pdf.txtExtracted texttext/plain144699https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7800/3/bbbbb123.pdf.txt0325590852c2931af0927698e2eb534eMD53ri/78002022-07-05 14:04:02.902oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:02Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sofrimento em burnout nos operadores de contact center de uma empresa em salvador |
title |
Sofrimento em burnout nos operadores de contact center de uma empresa em salvador |
spellingShingle |
Sofrimento em burnout nos operadores de contact center de uma empresa em salvador Rêgo, Sandra Cristina da Silva Contact center Sofrimento em Burnout |
title_short |
Sofrimento em burnout nos operadores de contact center de uma empresa em salvador |
title_full |
Sofrimento em burnout nos operadores de contact center de uma empresa em salvador |
title_fullStr |
Sofrimento em burnout nos operadores de contact center de uma empresa em salvador |
title_full_unstemmed |
Sofrimento em burnout nos operadores de contact center de uma empresa em salvador |
title_sort |
Sofrimento em burnout nos operadores de contact center de uma empresa em salvador |
author |
Rêgo, Sandra Cristina da Silva |
author_facet |
Rêgo, Sandra Cristina da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rêgo, Sandra Cristina da Silva Rêgo, Sandra Cristina da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
França Filho, Genauto Carvalho de |
contributor_str_mv |
França Filho, Genauto Carvalho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contact center Sofrimento em Burnout |
topic |
Contact center Sofrimento em Burnout |
description |
77 p. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-01-10T20:39:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-01-10T20:39:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7800 |
url |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
http://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/dissertacao_de_sandra_cristina_da_silva_rego.pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7800/1/bbbbb123.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7800/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7800/3/bbbbb123.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0d80aff4cafb030b788144dfd227a999 1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9 0325590852c2931af0927698e2eb534e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459415065460736 |