O voluntariado no ensino superior : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Vanessa Filipa Brilha
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/23016
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015
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spelling O voluntariado no ensino superior : um estudo exploratórioVoluntariado - PortugalEsperançaMotivação (Psicologia)Teses de mestrado - 2015Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015A presente investigação, numa amostra de estudantes universitários portugueses, tem como objetivos: (1) caraterizar a amostra total relativamente à esperança, orientações motivacionais, competências emocionais e funções de voluntariado; (2) verificar a existência de relações entre esperança, orientações motivacionais, competências emocionais e funções de voluntariado; (3) investigar diferenças entre voluntários e não voluntários na esperança, orientações motivacionais, competências emocionais e funções de voluntariado. Participaram no estudo 101 estudantes com idades compreendidas entre os 18 e os 52 anos (14 do sexo masculino e 87 do sexo feminino). A recolha dos dados realizou-se mediante a aplicação de quatro questionários: o Inventário de Funções de Voluntariado (VFI), o Questionário de Percepções de Sucesso (PSQ), a Escala de Esperança para Adultos (AHS) e a Escala de Inteligência Emocional de Wong e Lang (WLEIS-P). Os resultados demonstraram que os instrumentos referidos são adequados na avaliação das variáveis psicológicas em estudo. Foram encontradas algumas evidências de diferenças entre sexos relativamente às funções de voluntariado e, no estatuto socioeconómico relativamente às competências emocionais e funções de voluntariado, para a amostra total. A análise dos resultados permitiu encontrar relações significativas entre as variáveis psicológicas do estudo, assim como também diferenças significativas nas funções de voluntariado em função da prática anterior de voluntariado e, nas funções de voluntariado e competências emocionais em função da prática atual de voluntariado. As diferenças na função de Valores tendem a ser significativas e mais favoráveis no grupo que já fez voluntariado. As diferenças na função de Protecção tendem a ser significativas e mais favoráveis no grupo que actualmente não faz voluntariado e, as diferenças na competência de Avaliação e Expressão das Próprias Emoções tendem a ser significativas e mais favoráveis no grupo que faz voluntariado. Não foram encontradas diferenças entre voluntários e não voluntários ao nível da esperança e das orientações motivacionais.This research, based in a population sample of Portuguese college students adolescents, has three aims: (1) to characterize the sample in relation to hope, motivational orientatons, emotional competencies and volunteer functions; (2) to study the relation between hope, motivational orientatons, emotional competencies and volunteer functions; and (3) to analyze possible differences between volunteers and non volunteers in hope, motivational orientatons, emotional competencies and volunteer functions. In this study there were involved 101 students with ages between 18 and 52 years old (14 males and 87 females). The data collection was performed with the application of four questionnaires: Portuguese version of Volunteer Functions Inventory (VFI), Portuguese version of Perception of Success Questionnaire (PSQ), Portuguese version of the Adult Hope Scale (AHS) and Portuguese version of the Wong and Lang Emocional Intelligence Scale (WLEIS). The results showed that the measuring instruments have appropriate psychometric properties to assess the psychological variables of the study. The results point to the existence of differences between genders in what regards to volunteer functions and, differences between socio-economic status in what regards to emotional skills and volunteer functions, for the total sample. We have found evidences of significant relations between the psychological variables of the study, as well as significant differences between previous volunteer practice in what regards to volunteer functions and, between volunteers and non-volunteers in what regards to emotional skills and volunteer functions. Differences in Values function tend to be significant and more favorable to the group of previous volunteer practice. Differences in Protective function tend to be significant and more favorable to students that currently are non volunteers and, diferences in Appraisal and Expression of Emotion in Self tend to be significant and more favorable to volunteer students. No differences were found between volunteers and non volunteers in hope and motivational orientations.Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-Repositório da Universidade de LisboaDuarte, Vanessa Filipa Brilha2016-03-11T16:36:38Z20152015-10-192015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23016porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:10:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:30.459679Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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