A avaliação dos professores enquanto alunos: O uso da experiência pessoal como agente de mudança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/5838 |
Resumo: | Neste artigo analisa-se a importância e a possibilidade do professor, enquanto aluno de acções de formação contínua ou de complementarização de formação, reinvestir na sua prática pedagógica os ganhos e ensinamentos da experiência de ser avaliado. Partindo de propostas concretas já realizadas, defende-se que a experiência da descentração, proporcionada pelo retorno ao lugar e ao papel de aluno, se adequadamente utilizada, possa potenciar e melhorar, para o professor e para os seus alunos, a eficácia e a função da avaliação. Crê-se que, para desenvolver qualquer transformação esclarecida nas suas práticas, e dada a habitual resistência à mudança, o professor necessita passar por um processo de auto-avaliação e auto-conhecimento orientado pelo formador, no qual a reflexão pela experiência directa pode ser o fulcro do início de uma nova construção pessoal e de uma transição majorante. |
id |
RCAP_3fcadad7695961fa7a39aefc31c06f0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5838 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A avaliação dos professores enquanto alunos: O uso da experiência pessoal como agente de mudançaFormação de professoresAvaliação da aprendizagemConstrutivismoTraining teachersLearning evaluationConstructivismNeste artigo analisa-se a importância e a possibilidade do professor, enquanto aluno de acções de formação contínua ou de complementarização de formação, reinvestir na sua prática pedagógica os ganhos e ensinamentos da experiência de ser avaliado. Partindo de propostas concretas já realizadas, defende-se que a experiência da descentração, proporcionada pelo retorno ao lugar e ao papel de aluno, se adequadamente utilizada, possa potenciar e melhorar, para o professor e para os seus alunos, a eficácia e a função da avaliação. Crê-se que, para desenvolver qualquer transformação esclarecida nas suas práticas, e dada a habitual resistência à mudança, o professor necessita passar por um processo de auto-avaliação e auto-conhecimento orientado pelo formador, no qual a reflexão pela experiência directa pode ser o fulcro do início de uma nova construção pessoal e de uma transição majorante.ABSTRACT: This article is based on the assumption that the experience of decentration – that comes from returning to the place and functions of a student – will make the teacher construct a new perspective on evaluation and develop a new awareness that will ameliorate his use of evaluation with his own students. In actions already developed while training teachers, and as a consequence of the usual resistance to transformations, the author defends the idea that, to initiate any change in their pedagogical practices, in particular in the evolving area of evaluation, the teacher needs to go through a process of self-evaluation and self-understanding, were reflecting over a personal experience is the beginning of a personal construction and a change to a higher and more complex level.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPABalancho, Maria Leonor Janeiro Segurado de Falé2017-10-12T14:07:08Z2000-01-01T00:00:00Z2000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5838porAnalise Psicológica XVIII(3), 371-3790870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:41:33Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:40.885790Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação dos professores enquanto alunos: O uso da experiência pessoal como agente de mudança |
title |
A avaliação dos professores enquanto alunos: O uso da experiência pessoal como agente de mudança |
spellingShingle |
A avaliação dos professores enquanto alunos: O uso da experiência pessoal como agente de mudança Balancho, Maria Leonor Janeiro Segurado de Falé Formação de professores Avaliação da aprendizagem Construtivismo Training teachers Learning evaluation Constructivism |
title_short |
A avaliação dos professores enquanto alunos: O uso da experiência pessoal como agente de mudança |
title_full |
A avaliação dos professores enquanto alunos: O uso da experiência pessoal como agente de mudança |
title_fullStr |
A avaliação dos professores enquanto alunos: O uso da experiência pessoal como agente de mudança |
title_full_unstemmed |
A avaliação dos professores enquanto alunos: O uso da experiência pessoal como agente de mudança |
title_sort |
A avaliação dos professores enquanto alunos: O uso da experiência pessoal como agente de mudança |
author |
Balancho, Maria Leonor Janeiro Segurado de Falé |
author_facet |
Balancho, Maria Leonor Janeiro Segurado de Falé |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balancho, Maria Leonor Janeiro Segurado de Falé |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Avaliação da aprendizagem Construtivismo Training teachers Learning evaluation Constructivism |
topic |
Formação de professores Avaliação da aprendizagem Construtivismo Training teachers Learning evaluation Constructivism |
description |
Neste artigo analisa-se a importância e a possibilidade do professor, enquanto aluno de acções de formação contínua ou de complementarização de formação, reinvestir na sua prática pedagógica os ganhos e ensinamentos da experiência de ser avaliado. Partindo de propostas concretas já realizadas, defende-se que a experiência da descentração, proporcionada pelo retorno ao lugar e ao papel de aluno, se adequadamente utilizada, possa potenciar e melhorar, para o professor e para os seus alunos, a eficácia e a função da avaliação. Crê-se que, para desenvolver qualquer transformação esclarecida nas suas práticas, e dada a habitual resistência à mudança, o professor necessita passar por um processo de auto-avaliação e auto-conhecimento orientado pelo formador, no qual a reflexão pela experiência directa pode ser o fulcro do início de uma nova construção pessoal e de uma transição majorante. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-01-01T00:00:00Z 2000-01-01T00:00:00Z 2017-10-12T14:07:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/5838 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/5838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Analise Psicológica XVIII(3), 371-379 0870-8231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130097895079936 |