A cultura de convergência nas redes sociais: análise netnográfica de uma página de Facebook
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/58147 |
Resumo: | As conceções relativas a uma cultura de convergência anteviram a transformação da relação estabelecida entre os media e os seus públicos. A sua linearidade seria substituída por algo mais fluido: os públicos deixariam de ser somente os recetores e intérpretes das mensagens produzidas e postas a circular em larga escala pelos media. Na cultura de convergência proposta por Henry Jenkins, o empoderamento dos primeiros obrigaria os segundos a alterar o seu tradicional papel, até para manterem um muito rentável modelo de negócio. Os conceitos de participação e de interação ganhariam, com isto, um novo fôlego. Este artigo problematiza, com recurso a um trabalho netnográfico exploratório, as expectativas da cultura de convergência relativamente à atuação dos tradicionais produtores de conteúdos mediáticos. Fá-lo pela análise das publicações feitas durante um mês pela página portuguesa no Facebook de Star Wars, coincidindo com a estreia de um dos filmes desta narrativa transmediática. Constatou que, durante o período em causa, o comportamento dos tradicionais produtores, consubstanciados pela gestão desse espaço online, não diferiu significativamente do papel de emissor de conteúdos, contrariando as expectativas de uma cultura participativa e de convergência. |
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A cultura de convergência nas redes sociais: análise netnográfica de uma página de FacebookCultura de convergênciaNetnografiaParticipaçãoRedes sociaisStar WarsConvergence cultureNetnographyParticipationSocial networksCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoAs conceções relativas a uma cultura de convergência anteviram a transformação da relação estabelecida entre os media e os seus públicos. A sua linearidade seria substituída por algo mais fluido: os públicos deixariam de ser somente os recetores e intérpretes das mensagens produzidas e postas a circular em larga escala pelos media. Na cultura de convergência proposta por Henry Jenkins, o empoderamento dos primeiros obrigaria os segundos a alterar o seu tradicional papel, até para manterem um muito rentável modelo de negócio. Os conceitos de participação e de interação ganhariam, com isto, um novo fôlego. Este artigo problematiza, com recurso a um trabalho netnográfico exploratório, as expectativas da cultura de convergência relativamente à atuação dos tradicionais produtores de conteúdos mediáticos. Fá-lo pela análise das publicações feitas durante um mês pela página portuguesa no Facebook de Star Wars, coincidindo com a estreia de um dos filmes desta narrativa transmediática. Constatou que, durante o período em causa, o comportamento dos tradicionais produtores, consubstanciados pela gestão desse espaço online, não diferiu significativamente do papel de emissor de conteúdos, contrariando as expectativas de uma cultura participativa e de convergência.Convergence culture foresaw a transformation on the relationship established between the media and its audiences. The traditional oneto-many model would be replaced by something more fluid: the audiences would no longer be solely the receptors and interpreters of the messages produced and broadcasted by the media. In Henry Jenkins' convergence culture, the users’ empowerment would force the media to change its traditional role to ensure the continuity of a very lucrative business model. This would also mean that concepts such as participation and interaction would have a renewed vitality. This article, based on a nethnographic exploratory study, confronts these expectations with the actual practices of the official Portuguese Facebook page of Star Wars. All posts published in December 2017, the month when the eightieth episode of the main saga of this transmedia narrative was theatrically released, were analyzed. During this period, the Facebook page acted as a traditional media player: almost all its actions were restricted to publishing posts, contradicting the expectations surrounding the emergence of a more participatory and convergent culture.Este trabalho foi realizado no âmbito do projeto de doutoramento financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/124039/2016).info:eu-repo/semantics/publishedVersionAssociação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM)Universidade do MinhoMoura, Pedro Filipe Ribeiro de2018-122018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58147porMoura, P. (2018). A cultura de convergência nas redes sociais: Análise netnográfica de uma página de Facebook. Comunicando, 7(1), 88-1042182-4037http://www.revistacomunicando.sopcom.pt/ficheiros/20181230-11_a_cultura_de_converg__ncia_nas_redes_sociais.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:46:13.196924Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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