A mão que segura e a que se eleva no ar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baraona, Isabel
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gaudêncio, Susana
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/9452
Resumo: Textos : Isabel Baraona, Mafalda Santos, Sónia Neves e Susana Gaudêncio Ensaios visuais : Isabel Baraona, Joana Rita, Lara Martins Teixeira, Mafalda Santos, Maria Miguel von Hafe, Sara Araújo, Susana Gaudêncio e Xana
id RCAP_3ffbd83472a939c59a64a795e0685463
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9452
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A mão que segura e a que se eleva no arTextos : Isabel Baraona, Mafalda Santos, Sónia Neves e Susana Gaudêncio Ensaios visuais : Isabel Baraona, Joana Rita, Lara Martins Teixeira, Mafalda Santos, Maria Miguel von Hafe, Sara Araújo, Susana Gaudêncio e XanaA mão que segura e a que se eleva no ar é o projecto que inclui esta publicação e um ciclo de três exposições e tomou como ponto de partida a prática artística de Ana Hatherly, bem como os conceitos de escrita-imagem — “a escrita nunca foi senão representação: imagem”, e a poesia, a palavra e a arte como formas de resistência e liberdade .1 O título é uma citação de uma breve passagem do texto escrito por Maria Filomena Molder para o catálogo Ana Hatherly: Território Anagramático, publicado na exposição homónima realizada na Fundação Carmona e Costa, com curadoria de João Silvério, entre 17 de Novembro de 2017 e 13 de Janeiro de 2018. Organizado por Pessoa Colectiva (Mafalda Santos & Susana Gaudêncio), o projecto durou três anos, foi exposto em três espaços em diferentes cidades, reuniu três artistas nas suas diferentes vozes, unidas pela mão inteligente de Ana Hatherly, e muitos outros cúmplices que generosamente connosco colaboraram. Susana, Mafalda e Isabel sob o signo de Ana, mãos seguras, mãos que seguram e fixam linhas, revoluções do texto. A filiação tecida sem esforço não circunscreve um tributo, indica sim uma celebração. A mão que segura e a que se eleva no ar foi um projecto de produção artística, expositivo, em itinerância e com carácter cambiante, no sentido em que procurou adaptar-se aos espaços que o acolheram: a Associação Rampa no Porto, 2020, a Galeria Trem em Faro, 2022 e por fim, o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo em Évora, 2023. A obra de Ana Hatherly cruza o ensaio, a poesia, a pintura, a caligrafia, a performance e a imagem em movimento, similarmente este projecto apresentou uma diversidade de meios, explorando, principalmente, as possibilidades do desenho, da escrita, mas também da animação, da escultura, da publicação, da performance e do site-specific. Ao desenhar e escrever ou escrever e desenhar, seja figura ou palavra, a mão executa uma acção hipnótica e muitas vezes de natureza mágica. Diz Paulo Pires do Vale que essa fronteira “é lugar de metamorfose, entre o texto como imagem e o desenho como escrita” .2 A mão é acção3 faz surgir sobre uma superfície algo que era até então invisível, traça linhas negras e encantadas. Hatherly ensina-nos que “Percorrendo a história mundial das imagens produzidas pelo homem, encontraremos quase sempre paralelamente escrita e imagem, sendo muitas vezes uma a outra.” 4 A criação poética existiu sempre como forma de resistência, desde os estilos literários mais complexos (linguística ou visualmente) até às mais simples manifestações do realismo/neo-realismo. Já no discurso político do status quo que apresenta como característica uma voz única e mono direcionada, a ambiguidade deve estar ausente, apoiando-se num significado denotativo da linguagem. Para Ana Hatherly a criação pressupõe sempre um acto de liberdade e resistência, bem como um ponto de partida, por vezes não deliberado, em que se discute o passado. O acto criativo faz do Homem um ser voltado para a construção do futuro, modificando o seu presente. Sendo aqui que arte e utopia se relacionam.Isabel Baraona e Susana GaudêncioIC-OnlineBaraona, IsabelGaudêncio, Susana2024-02-19T11:31:24Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9452por978-989-8963-92-5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T02:31:03Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9452Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:31.122229Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A mão que segura e a que se eleva no ar
title A mão que segura e a que se eleva no ar
spellingShingle A mão que segura e a que se eleva no ar
Baraona, Isabel
title_short A mão que segura e a que se eleva no ar
title_full A mão que segura e a que se eleva no ar
title_fullStr A mão que segura e a que se eleva no ar
title_full_unstemmed A mão que segura e a que se eleva no ar
title_sort A mão que segura e a que se eleva no ar
author Baraona, Isabel
author_facet Baraona, Isabel
Gaudêncio, Susana
author_role author
author2 Gaudêncio, Susana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Baraona, Isabel
Gaudêncio, Susana
description Textos : Isabel Baraona, Mafalda Santos, Sónia Neves e Susana Gaudêncio Ensaios visuais : Isabel Baraona, Joana Rita, Lara Martins Teixeira, Mafalda Santos, Maria Miguel von Hafe, Sara Araújo, Susana Gaudêncio e Xana
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-02-19T11:31:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/9452
url http://hdl.handle.net/10400.8/9452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-8963-92-5
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Isabel Baraona e Susana Gaudêncio
publisher.none.fl_str_mv Isabel Baraona e Susana Gaudêncio
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137764982128640