O turista gay e os Açores : uma análise da aceitação ao segmento de mercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Carolina Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4090
Resumo: Dissertação de Mestrado, Gestão do Turismo Internacional, 10 de Janeiro de 2017, Universidade dos Açores.
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spelling O turista gay e os Açores : uma análise da aceitação ao segmento de mercadoAlojamento TurísticoTurismoTurista LGBTGay TourismMarket DiscriminationSexual PrejudiceTouristic AccommodationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de Mestrado, Gestão do Turismo Internacional, 10 de Janeiro de 2017, Universidade dos Açores.Considerando o crescimento da visibilidade da comunidade LGBT e da discussão do seu impacto económico no turismo, o estudo pretende analisar as especificidades deste segmento e a recetividade ao mesmo por parte das unidades hoteleiras açorianas, no processo de reserva de alojamento turístico, procurando perceber se existem sinais de preconceito. O recente aumento da atividade turística nos Açores e a procura por nichos com valor também justificam a abordagem desta temática. Foram criados quatro casais fictícios, dois homossexuais (mulher-mulher e homem-homem) e dois heterossexuais (homem-mulher e mulher-homem). A partir da listagem oficial de alojamentos, foi enviado um e-mail, redigido por um desses casais, requisitando informações e disponibilidade para uma estadia em lua-de-mel. Os resultados indicam que não foi oferecido mais alojamento aos casais heterossexuais do que aos homossexuais, sendo que as não respostas ou as respostas negativas e a qualidade das mesmas não estão relacionadas com a orientação sexual do turista. No que toca ao género, foi observado que os homens gays receberam menos respostas positivas que as mulheres gays e que grande parte das respostas positivas são dadas por mulheres. Constata-se que as características do alojamento não são determinantes na disponibilidade oferecida mediante a orientação sexual e que a resposta aos turistas gays foi tendencialmente mais demorada. Problemas de discriminação e falta de sensibilidade podem ter consequências prejudiciais para o destino. Esta investigação pretende contribuir para a melhoria contínua dos serviços prestados pelos diferentes stakeholders do setor do turismo.ABSTRACT: Considering the visible growth of the LGBT community and the discussion of its economic impact on tourism, and due to the recent increase of the touristic activity in the Azores, this study aims to analyze the gay tourist and the receptivity to this segment from the Azorean accommodation establishments at the booking process. The recent development of the touristic activity in the Azores and the quest for valued niches also justify this approach. To do so, four fictional couples were created, two gay couples (man-man, woman-woman) and two heterosexual couples (woman-man, man-woman), so gender differences could be assessed. Via the official listing of accommodation establishments in the Azores, an e-mail sent to 406 establishments, supposedly written by one of these couples, requesting information and availability for a honeymoon stay. This approach employed so that it was as close as possible to a real life situation with less susceptibility to obtain answers influenced by social desirability. The results indicated that the number of accommodations offered to straight couples was not higher than the number offered to gay couples. Given that, sexual orientation was not seen to be related to the number or type of answer. More so, the characteristics of the establishments were not determinant of the type of answer, women gave the most answers, gay men received less positive responses than gay women, and gay tourists seemed to get slower responses. Discrimination problems and lack of sensibility might lead to negative consequences to a destination. This research aims to contribute to a continuous improvement of the services provided from the different Azorean tourism stakeholders.Moniz, Ana Isabel ArrudaTiago, Flávio BorgesRepositório da Universidade dos AçoresRodrigues, Carolina Gomes2017-04-17T15:58:20Z2017-01-102017-01-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4090201678837porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:20Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4090Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:37.760245Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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