Melhoria de um software de gestão da qualidade de uma empresa do ramo automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Dulce Maria Matos Martins da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/49662
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão da Qualidade
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spelling Melhoria de um software de gestão da qualidade de uma empresa do ramo automóvelMelhoria continuaKaizenIdentificação de falhasRetrabalhoISO 9001Continuous improvementFailure identificationReworkEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão da QualidadeA indústria automóvel é um mercado cada vez mais global, competitivo e exigente, em que o foco é sempre a satisfação do cliente. Neste contexto, o recurso a metodologias como Kaizen e TQM são bastante importantes para alcançar os objetivos. A presente dissertação teve como principal objetivo a melhoria do software de recolha e análise de falhas do processo produtivo designado de Quality Information System (QIS), de uma empresa do ramo automóvel, presente em Braga, Delphi Automotive Systems. Este software está disponível para todos os operadores de reparação presentes em todas as áreas do processo produtivo. A principal função do QIS é recolher informação das falhas que decorrem no processo produtivo e auxiliar na análise dessas mesmas falhas, sendo possível criar diagramas de Pareto. Ao longo do projeto foram realizadas várias melhorias que permitiram alcançar os objetivos propostos no início do projeto, reduzir o tempo de preparação, o método de introdução de informação e posterior tratamento de dados, recorrendo aos princípios kaizen, gemba kaizen, eliminação de desperdício, e TQM com a aplicação do princípio em que devem ser tomadas decisões baseadas em factos. Inicialmente foi efetuado um levantamento a todo o processo produtivo, analisando com mais rigor cada procedimento do QIS. Foram identificadas todas as falhas e oportunidades de melhoria disponíveis com o suporte dos operadores de reparação. Foram recolhidos vários dados de forma a identificar as operações com maior duração e informações sobre a forma como este processo era feito. Face às dificuldades detetadas, foram elaboradas diversas propostas de melhoria. Os resultados obtidos mostraram que houve uma diminuição do tempo na introdução de informação no QIS. Uma vez que esta atividade não acrescenta valor, a simplificação do software permite um aumento de eficiência em todas as suas áreas de atuação. Em suma, da perspetiva dos reparadores, estas alterações implicam menos tempo a introduzir dados, mais tempo a realizar reparações. Segundo a perspetiva do gestor, significa menos tempo a atualizar o QIS, mais tempo a implementar melhorias.The automotive industry is an increasingly global, competitive and demanding market, where customer satisfaction is always the focus. In this context, the use of methodologies such as Kaizen and TQM are very important to achieve the objectives. The main objective of this dissertation was to improve the software for collecting and analysing the failures of the production process called the Quality Information System (QIS) of an automotive company in Braga, Delphi Automotive Systems. This software is available to all repair operators present in all areas of the production process. The main function of the QIS is to collect information about the failures that occur in the productive process and to assist in the analysis of these same faults, being possible to create Pareto diagrams. Throughout the project, several improvements were made to achieve the objectives proposed at the beginning of the project, to reduce preparation time, the method of introducing information and further processing of data, using the principles Kaizen, GEMBA kaizen, waste elimination, and TQM with the application of the principle whereby decisions based on facts should be taken. Initially a survey was carried out on the entire production process, analysing more rigorously each QIS procedure. All failures and improvement opportunities available with support from repair operators have been identified. Various data were collected to identify longer operations and information on how this process was done. In view of the difficulties identified, several proposals for improvement were drawn up. The results obtained showed that there was a reduction of the time in the introduction of information in the QIS. Since this activity does not add value, the simplification of the software allows an increase of efficiency in all its areas of activity. In short, from the perspective of repairers, these changes imply less time to enter data, more time to make repairs. According to the manager's perspective, it means less time to update QIS, more time to implement improvements.Lopes, Isabel da SilvaUniversidade do MinhoSilva, Dulce Maria Matos Martins da2017-11-162017-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/49662por201812029info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49662Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:44.056309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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