Aplicação de uma metodologia Lean Six Sigma para reduzir defeitos de uma linha de produção da indústria automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, André João Rodrigues de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/77278
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
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spelling Aplicação de uma metodologia Lean Six Sigma para reduzir defeitos de uma linha de produção da indústria automóvelApplication of Lean Six Sigma methodology to reduce defects in an automotive industry production lineDMAICLean six sigmaOverall equipment effectivenessRetrabalhoSucataReworkScrapEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão IndustrialEsta dissertação integra-se no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Minho, e foi desenvolvida em ambiente industrial, na BorgWarner Emissions Systems Portugal. Esta empresa desenvolve a sua atividade no ramo da indústria automóvel com o fornecimento de componentes para diversos tipos de veículos. Trata-se de uma indústria muito competitiva e exigente, levando as empresas a terem a necessidade de aumentar a sua produtividade, mas nunca desprezando a qualidade dos bens/serviços oferecidos, satisfazendo assim os seus clientes. No presente projeto identificou-se um valor do OEE da linha de produção em estudo de apenas 48%, causado maioritariamente pela produção de peças com qualidade inferior, com apenas 63,9% das unidades a serem corretamente produzidas à primeira vez. O propósito deste projeto consistiu em conseguir aumentar substancialmente a eficiência da linha de produção e alcançar uma redução significativa do prejuízo originado pelo retrabalho/testagem repetida e sucata. Na resolução deste problema foi utilizada a metodologia Lean Six Sigma, que integra duas filosofias diferentes: Lean e Six Sigma. Enquanto que a primeira se foca na redução de desperdícios, a segunda está mais direcionada na diminuição da variabilidade de processos e de produtos defeituosos. Essa integração foi alcançada aplicando o ciclo DMAIC (Define, Measure, Analyse, Improve, Control). Assim, foram analisados os postos de trabalho que mais contribuíam para o reduzido valor da Qualidade. Em cada posto de trabalho foram identificadas as causas-raiz que mais provocavam a produção de unidades não conformes, através da utilização do diagrama de Ishikawa. De seguida foram implementadas ações corretivas de maneira a eliminar as causas encontradas. No final do projeto pretendeu-se observar uma melhoria nos indicadores de desempenho utilizados, com a percentagem de peças rejeitadas nas várias estações a diminuir significativamente, e, consequentemente, com um aumento da eficiência e da produtividade.This dissertation is part of the Integrated Master degree in Industrial Management Engineering at the University of Minho, being developed in an Industrial Environment at BorgWarner Emissions Systems Portugal. This company operates in the automotive industry, supplying components for several types of vehicles. Automotive Industry is a highly competitive and demanding industry, leading companies to have the need to increase productivity always with high focus in the quality level of the goods/services provided, having customer satisfaction as the main goal to achieve. For this project, OEE metric for a specific production line was under analysis. Value of OEE metric was mainly impacted by the production of non conformance parts (48%), with only 63,9% of the units being considered good at first time. The main purpose of this project was to increase the efficiency of a production line and to achieve a significant reduction in losses caused by rework/retesting and scrap. A Lean Six Sigma methodology was used for problem solving, which integrates two different philosophies: Lean and Six Sigma. While the first is focused on reducing waste, the second is more focused on mitigating the variability of defective processes and products. This integration was achieved by applying the DMAIC cycle (Define, Measure, Analyse, Improve, Control). The work stations that most contributed to the low value of Quality were fully analysed and for each of them a Root Cause analysis (Ishikawa Diagram) was developed to find causes with the most impact on OEE metric. After defining potential root causes for each work station, an action plan was defined in order increase line productivity. At the end of the project, it is intended to observe an improvement in the main performance indicators, reducing parts rejection rate in several work stations, and, consequently, increasing line efficiency and productivity.Nunes, Manuel LopesUniversidade do MinhoBrito, André João Rodrigues de20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/77278por202949265info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:06:31.122068Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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