Mobilidade sustentável em territórios de baixa de densidade: estudo para o município de Melgaço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Hugo José Alves de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/86820
Resumo: Dissertação de mestrado Engenharia Urbana
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spelling Mobilidade sustentável em territórios de baixa de densidade: estudo para o município de MelgaçoSustainable mobility in low density territories: study for the municipality of MelgaçoMobilidade suaveMobilidade sustentávelTerritórios de baixa densidadeTransporte públicoLow density areasPublic transportSoft mobilitySustainable mobilityEngenharia e Tecnologia::Engenharia CivilDissertação de mestrado Engenharia UrbanaTendo em conta uma melhoria da qualidade de vida da população, é importante garantir que a mobilidade se desenvolve recorrendo ao uso de modos de transporte mais eficientes e ecologicamente mais sustentáveis, providenciando uma diminuição do volume de tráfego motorizado, com destaque para o uso do transporte individual, com baixas taxas de ocupação. Em áreas de baixa densidade, marcadas pela forte dispersão e pelo forte envelhecimento da população, as dificuldades em termos de acessibilidade são acrescidas, tendo em conta a falta de infraestruturas e de serviços de transporte ajustados às necessidades da população residente neste tipo de territórios. De modo a contrariar esta tendência, as políticas de mobilidade atuais devem centrar-se no desenvolvimento e na implementação de estratégias/soluções inovadoras, que sejam capazes de responder às necessidades da população, como é o caso dos serviços de transporte público flexíveis, que permitem colmatar as limitações existentes em termos de transporte público regular, assim como, serviços de partilha de veículos. Nos centros urbanos, a promoção de uma mobilidade mais sustentável passa por incentivar o uso dos modos suaves de circulação, através da conceção de redes pedonais e cicláveis acessíveis, que proporcionem um acesso seguro e confortável aos principais pontos de interesse e polos geradores de deslocações, garantindo uma interligação com os outros modos de transporte. A presente dissertação tem como foco o município de Melgaço, através de um estudo aprofundado sobre a mobilidade da população e da formulação de propostas de intervenção que permitam resolver os problemas identificados ao longo do concelho, promovendo padrões de mobilidade mais sustentáveis e garantindo uma maior inclusão social. Para Melgaço são feitas propostas de intervenção que realçam a necessidade de o município desenvolver soluções de transporte mais flexíveis, aproximando e servindo melhor a população, facilitando a sua deslocação dentro do território. As soluções propostas têm destaque para os residentes em áreas mais periféricas, estimulando uma mobilidade mais limpa e eficiente, diminuindo a utilização automóvel individual.Considering an improvement in the population quality of life, it is important to ensure that mobility develops through the use of more efficient and ecologically sustainable modes of transport, providing a decrease in the amount of motorized traffic, with emphasis on the use of individual transport with low occupancy rates. In low density areas, marked by strong dispersion and strong population aging, the difficulties in terms of accessibility are increased, given the lack of infrastructure and transport services adjusted to the needs of the population who lives in this type of territory. In order to counteract this trend, current mobility policies should focus on the development and implementation of innovative strategies/solutions that are able to respond to the needs of the population, such as flexible public transport services, which allow to overcome the existing limitations in terms of regular public transport, as well as car sharing services. In urban areas, the promotion of sustainable mobility involves encouraging the use of soft mobility, through the design of accessible pedestrian and cycling networks, which provide safe and comfortable access to major points of interest and travel-generating areas, ensuring a connection with other modes of transport. This dissertation focuses on the municipality of Melgaço, through an in-depth study on population mobility and the formulation of intervention proposals to address the problems identified throughout the county, promoting more sustainable mobility patterns and ensuring greater social inclusion. For Melgaço, intervention proposals are made that highlight the need for the municipality to develop more flexible transport solutions bringing the population closer and better serving, facilitating their movement within the territory. The proposed solutions are highlighted by residents in more peripheral areas, stimulating cleaner and more efficient mobility and reducing individual car use.Ramos, Rui A. R.Universidade do MinhoMagalhães, Hugo José Alves de2023-03-222023-03-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/86820por203362632info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-14T01:21:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:35:27.684719Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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