O papel do transporte fluvial na mobilidade urbana sustentável estudo de caso: Brusque -SC - Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Júlio César dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/64814
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia Urbana (área de especialização em Cidades Sustentáveis)
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spelling O papel do transporte fluvial na mobilidade urbana sustentável estudo de caso: Brusque -SC - BrasilThe role of river transport in sustainable urban mobility: case study: Brusque- SC BrazilMobilidadeMobilidade urbanaSustentabilidadeTransporte fluvialMobilitySustainabilityRiver transportUrban mobilityEngenharia e Tecnologia::Engenharia CivilDissertação de mestrado em Engenharia Urbana (área de especialização em Cidades Sustentáveis)O presente estudo toma como base uma cidade mais sustentável, onde proporciona aos seus habitantes uma melhor qualidade de vida. Com o aumento da população nas cidades, uma realidade atual, essa qualidade de vida é colocada a prova. Com um maior número de usuários na saúde, na educação, no transporte, enfim, os serviços e a infraestrutura começam a colapsar. Portanto a mobilidade urbana, ou seja, as condições oferecidas pela cidade que garantam a livre circulação das pessoas entre as diferentes localidades, é um dos maiores desafios atuais. Com o crescente número de automóveis anualmente sendo lançados nas vias, aumentam-se os problemas a cada dia como: congestionamentos, elevados índices de emissões poluentes, stress das pessoas no trânsito, autocarros lotados, ruídos etc. A mudança do transporte individual para o coletivo, ainda é, sem dúvida, uma das saídas e esperança das cidades no quesito mobilidade e poluição. Dentro desse cenário catastrófico surge a necessidade de buscarmos novas alternativas para o problema da mobilidade das cidades, e o hidroviário pode ser uma boa alternativa. A topografia e a geografia de Brusque, cidade adotada para o estudo de caso, proporcionam a utilização do rio Itajaí-Mirim, visto que o mesmo corta longitudinalmente a região central do município e a convivência entre os habitantes e o rio é constante. Para avaliar os impactos sociais, economicos e ambientais, este estudo apresentou uma proposta de integração do transporte de autocarros e rede ciclável existentes com uma linha de transporte fluvial na região central da cidade. Com isso, atender as carências do transporte coletivo, diminuir os congestionamentos e menos emissões poluentes. Mostrou-se com características favoraveis e positivas para implantaçao e operacionalização, redução de índices poluentes e ainda uma maior integração da população com o rio e demais transportes coletivos. O rio protagonizando o apoio na mobilidade aos habitantes e no desenvolvimento da cidade ontem, hoje e sempre!This study is based on a more sustainable city, where it provides its inhabitants with a better quality of life. With the increasing population in cities, a current reality, this quality of life is put to the test. With more users in health, education, transportation, services and infrastructure are starting to collapse. Therefore, urban mobility, that is, the conditions offered by the city that guarantee the free movement of people between different locations, is one of the biggest challenges today. With the increasing number of cars being thrown on the road each year, problems increase every day such as traffic jams, high levels of pollutant emissions, stress from people in traffic, crowded buses, noise etc. The shift from individual to collective transport is still undoubtedly one of the cities' hopes and exits in terms of mobility and pollution. Within this catastrophic scenario arises the need to seek new alternatives to the problem of mobility of cities, being the waterway can be a good alternative. The topography and geography of Brusque, a city adopted for the case study, provide the use of the Itajaí-Mirim river, since it cuts longitudinally the central region of the municipality and the coexistence between the inhabitants and the river is constant. To assess the social, economics and environmental impacts, this study presented a proposal to interage the existing bus and cycling network with a river transport line in the central region of the city. With this, meet the needs of public transport, reduce congestion and less polluting emissions. It has shown favorable and positive characteristics for implementations and operations, reduction of pollutant indices and ever greater integration of the population with the river and other public transport. The river, supporting the mobility of the inhabitants and the development of the city yesterday today and always!Ribeiro, PauloUniversidade do MinhoSantos, Júlio César dos20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/64814por202448142info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64814Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:35.069705Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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