Avaliação da performance empresarial: o economic value added (EVA®) e a sua relação com o valor da empresa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Susana Cristina Jesus dos Santos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3501
Resumo: Mestrado em Contabilidade e Gestão das Instituições Financeiras
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spelling Avaliação da performance empresarial: o economic value added (EVA®) e a sua relação com o valor da empresaEVA®ROIAcçõesAvaliação de performance empresarialCriação de valorCreation valueStocksBusiness performance evaluationMestrado em Contabilidade e Gestão das Instituições FinanceirasActualmente, o conceito de criação de valor ainda é incerto para muitos decisores, não apenas em relação ao seu significado mas também quanto à melhor forma de avaliação. A ideia principal subjacente aos modelos que avaliam o desempenho empresarial, baseados na criação de valor, é que as empresas só conseguem criar valor se o rendimento obtido do capital investido for superior ao seu custo. Nesta perspectiva, foram desenhados vários modelos e indicadores (tradicionais e baseados no valor) que permitem avaliar a performance da empresa e, consequentemente, saber se está a criar ou a destruir valor. Assim sendo, o objectivo desta dissertação é analisar alguns desses indicadores, nomeadamente, o Economic Value Added (EVA®), o Return on Investment (ROI), entre outros, e perceber qual apresenta uma melhor relação com o valor da empresa. Por outro lado, pretendemos também analisar se há supremacia, no poder explicativo da evolução do valor de mercado, dos indicadores baseados no valor em relação aos indicadores tradicionais. O desenvolvimento deste estudo baseou-se em 23 empresas que fazem parte do PSI geral. O resultado observado foi que, na realidade, há correlação inversa entre o EVA® e o valor de mercado das empresas do mercado Português.Nowadays, the value creation concept is uncertain for some decision makers, not only considering the meaning but also if it’s the best form of measurement. The main idea behind the models of business performance measurement, based on value creation, is that the companies are only able to generate value when the income earned on invested capital exceeds its cost. In this perspective, several models and indicators (traditional and value-based) have been designed in order to measure the company’s performance and to learn if the company has been generating or destroying value. Therefore, the main goal of this dissertation is to analyze some of those indicators, in particular the Economic Value Added (EVA®), the Return on Investment (ROI); among others, and understand which better relates to the company’s value. On the other hand, we also want to analyze if there’s supremacy of explanation power in the market value evolution, of the value-based indicators in relation to traditional indicators. The development of this study contemplates 23 companies which are part of the PSI general. The observed result, among others, is that in fact there is inverse correlation between EVA® and the market value of the companies in the Portuguese market.Caldeira, Carlos Alberto CabritoRCIPLDuarte, Susana Cristina Jesus dos Santos2014-04-21T14:51:27Z2011-072011-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3501porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:44:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3501Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:08.037799Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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