Intervenção precoce no sul do Brasil: perspectiva das famílias de crianças com transtorno do espectro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hertzberg, Juliana Corrêa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/74030
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
id RCAP_40225e7e003e40fe35b04ca22e623da9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74030
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção precoce no sul do Brasil: perspectiva das famílias de crianças com transtorno do espectro do autismoEarly intervention in the south of Brazil: perspective of families of children with autism spectrum disorderFamíliaIntervenção precocePerspectivaTranstorno do espectro do autismoAutism spectrum disorderEarly interventionFamilyPerspectiveCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)As famílias com crianças com Transtorno do Espectro do Autismo perpassam por diversos desafios desde o diagnóstico até à intervenção. No Brasil, as Práticas Centradas na Família em Intervenção Precoce ainda são incipientes e apesar de uma legislação que ensaia sobre os tópicos, as práticas ainda são centradas na criança. Assim, avaliar as preocupações e prioridades das famílias relativamente ao apoio da Intervenção Precoce é uma etapa primordial no apoio à crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Considerando este pressuposto, definiu-se como finalidade deste estudo: analisar e compreender a perspectiva de famílias de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo em relação ao apoio da Intervenção Precoce na região do sul do Brasil. No sentido de dar resposta a esta finalidade foi utilizada uma metodologia quantitativa, descritiva e inferencial com recurso a um questionário sobre as vivências de famílias de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na Intervenção Precoce, como instrumento de coleta de dados. O questionário utilizado neste estudo resulta de uma adaptação do The Autism Family Experience Questionnaire, de autoria de Leadbitter et al., de 2017, que permite avaliar os domínios: Experiência, Vida Familiar, Desenvolvimento, Sentimento e Comportamento. A amostra é constituída por 83 famílias de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo, com idades compreendidas entre três e seis anos, acompanhadas por algum tipo de apoio e residentes na região do sul do Brasil. Dos resultados obtidos neste estudo destaca-se, a avaliação positiva das vivências das famílias nos 4 domínios avaliados: Experiência, Vida Familiar, Desenvolvimento e Sentimento e Comportamento e a influência da variável quantidade de apoio no domínio Experiência. Os resultados indicam ainda uma influência positiva de fatores sociodemográficos de mães na perspectiva das famílias. Ou seja, as mães com maiores níveis acadêmicos e profissionais, percebem mais positivamente o domínio Sentimento e Comportamento e no escore total do questionário. Por fim, espera-se que este estudo sensibilize para a importância das Práticas Centradas na Família no apoio às famílias com crianças com Transtorno do Espectro do Autismo na Intervenção Precoce, tanto ao nível das práticas dos profissionais, quanto na concretização de políticas que advoguem o papel fulcral e decisor que estas famílias desempenham no atendimento que é prestado aos seus filhos com Transtorno do Espectro do Autismo.Families of children with Autism Spectrum Disorder face many challenges, from diagnosis to intervention and Family-Centered Practices in Early Intervention are still incipient in Brazil. Although there is legislation regulating these practices, they remain focused on the child. Thus, the assessment of family concerns and priorities regarding Early Intervention is an essential step towards supporting children with Autism Spectrum Disorder. By considering this assumption, we aimed to analyze and understand the family perception of children with Autism Spectrum Disorder concerning Early Intervention in Rio Grande do Sul, Brazil. We used a quantitative, descriptive, and inferential methodology. We used a questionnaire assessing the experiences of families of children with Autism Spectrum Disorder in Early Intervention to collect data. This questionnaire is an adaptation of The Autism Family Experience Questionnaire, devised by Leadbitter Et al., in 2017. This adapted questionnaire evaluates the following domains: Parent, Family, Child development, and Child Symptoms. The sample comprises 83 families of children with Autism Spectrum Disorder, aged between three and six years, having some kind of support and living in the south of Brazil. Among the study results, we highlight the family’s positive experiences in all four domains: Parent, Family, Child development, Child Symptoms, and the influence of the amount of support variation on the domain Parent. The results also show a positive impact of mothers’ sociodemographic factors in the family perception. Those with higher education and professional levels perceive the domain Child Symptoms and the total score more positively. Lastly, this study emphasizes the importance of Family-Centered Practices in assisting families of children with Autism Spectrum Disorder in Early Intervention in terms of professional practices and in solidifying policies supporting the central and decisive role families play in providing care to their children with Autism Spectrum Disorder.Pereira, Ana Paula da SilvaCóssio Rodriguez, Rita de Cássia MoremUniversidade do MinhoHertzberg, Juliana Corrêa20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/74030por202692159info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74030Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:50.298662Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção precoce no sul do Brasil: perspectiva das famílias de crianças com transtorno do espectro do autismo
Early intervention in the south of Brazil: perspective of families of children with autism spectrum disorder
title Intervenção precoce no sul do Brasil: perspectiva das famílias de crianças com transtorno do espectro do autismo
spellingShingle Intervenção precoce no sul do Brasil: perspectiva das famílias de crianças com transtorno do espectro do autismo
Hertzberg, Juliana Corrêa
Família
Intervenção precoce
Perspectiva
Transtorno do espectro do autismo
Autism spectrum disorder
Early intervention
Family
Perspective
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Intervenção precoce no sul do Brasil: perspectiva das famílias de crianças com transtorno do espectro do autismo
title_full Intervenção precoce no sul do Brasil: perspectiva das famílias de crianças com transtorno do espectro do autismo
title_fullStr Intervenção precoce no sul do Brasil: perspectiva das famílias de crianças com transtorno do espectro do autismo
title_full_unstemmed Intervenção precoce no sul do Brasil: perspectiva das famílias de crianças com transtorno do espectro do autismo
title_sort Intervenção precoce no sul do Brasil: perspectiva das famílias de crianças com transtorno do espectro do autismo
author Hertzberg, Juliana Corrêa
author_facet Hertzberg, Juliana Corrêa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Ana Paula da Silva
Cóssio Rodriguez, Rita de Cássia Morem
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Hertzberg, Juliana Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Intervenção precoce
Perspectiva
Transtorno do espectro do autismo
Autism spectrum disorder
Early intervention
Family
Perspective
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Família
Intervenção precoce
Perspectiva
Transtorno do espectro do autismo
Autism spectrum disorder
Early intervention
Family
Perspective
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/74030
url http://hdl.handle.net/1822/74030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202692159
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132686640480256