A investigação na formação inicial de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/4015 |
Resumo: | É com muito gosto que apresentamos a publicação da coleção Formação & Educação nas Primeiras Idades que integra trabalhos realizados no âmbito de Mestrados que habilitam para a docência da ESE|IPSantarém e de outras Instituições de Ensino Superior. A publicação é apresentada pelo Prefácio escrito pelo Professor Pedro Reis do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. De seguida, são apresentados os trabalhos realizados no âmbito dos Mestrados que habilitam para a docência de Carla Madeira, Ana Marta Santos, Marta Gomes, Jéssica Godinho e Sofia Guedes, Flávia Fernandes, Cristiana Silva, Sara Cabral, Vanessa Rodrigues, Abigail Magalhães, Vânia Ferro, Joana Chaby Nunes e Sara Guedes, devidamente enquadrados pelos seus orientadores e orientadoras, sobre os temas seguintes: Aprender a Ser Solidário. Uma Experiência Educativa no Jardim de Infância; O Envolvimento nas Rotinas e a Continuidade Educativa: Compromissos e Estratégias com a Família em Educação de Infância; A Promoção da Autorregulação da Aprendizagem das Crianças a partir do Diário de Grupo; Retrato de uma pandemia no jardim de infância: perspetivas de crianças e de estagiárias em formação inicial de docentes; Espaço Físico e Aprendizagem: Um Estudo em Contexto de Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico; Os Medos em Crianças de Pré-escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico; Mindfulness na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Um Estudo Exploratório; Desenvolvimento da Criatividade nas crianças em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico; A Literatura para a Infância como Promotora das Aprendizagens de Estudo do Meio; Cidadania e bem-estar animal no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino básico: Estudos de caso com o modelo dos 7E; Desafios Matemáticos em Ensino Presencial e Online no 2.º Ciclo; Reflexão sobre Práticas de Educação Inclusiva no Contexto de Iniciação à Prática: Processo de Autoformação. |
id |
RCAP_402cfe1ebf44b50671fb4dc002751128 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4015 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A investigação na formação inicial de professoresformação inicial de professoresinvestigaçãopoder da investigaçãoinvestigação-reflexão-açãocapacitação dos educadores/professores pÉ com muito gosto que apresentamos a publicação da coleção Formação & Educação nas Primeiras Idades que integra trabalhos realizados no âmbito de Mestrados que habilitam para a docência da ESE|IPSantarém e de outras Instituições de Ensino Superior. A publicação é apresentada pelo Prefácio escrito pelo Professor Pedro Reis do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. De seguida, são apresentados os trabalhos realizados no âmbito dos Mestrados que habilitam para a docência de Carla Madeira, Ana Marta Santos, Marta Gomes, Jéssica Godinho e Sofia Guedes, Flávia Fernandes, Cristiana Silva, Sara Cabral, Vanessa Rodrigues, Abigail Magalhães, Vânia Ferro, Joana Chaby Nunes e Sara Guedes, devidamente enquadrados pelos seus orientadores e orientadoras, sobre os temas seguintes: Aprender a Ser Solidário. Uma Experiência Educativa no Jardim de Infância; O Envolvimento nas Rotinas e a Continuidade Educativa: Compromissos e Estratégias com a Família em Educação de Infância; A Promoção da Autorregulação da Aprendizagem das Crianças a partir do Diário de Grupo; Retrato de uma pandemia no jardim de infância: perspetivas de crianças e de estagiárias em formação inicial de docentes; Espaço Físico e Aprendizagem: Um Estudo em Contexto de Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico; Os Medos em Crianças de Pré-escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico; Mindfulness na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Um Estudo Exploratório; Desenvolvimento da Criatividade nas crianças em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico; A Literatura para a Infância como Promotora das Aprendizagens de Estudo do Meio; Cidadania e bem-estar animal no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino básico: Estudos de caso com o modelo dos 7E; Desafios Matemáticos em Ensino Presencial e Online no 2.º Ciclo; Reflexão sobre Práticas de Educação Inclusiva no Contexto de Iniciação à Prática: Processo de Autoformação.Instituto Politécnico de Santarém /ESERepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCardona, Maria João (coordenadora)Linhares, Elisabete (coordenadora)2022-06-08T14:28:18Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4015por(2022). A investigação na formação inicial de professores. Instituto Politécnico de Santarém /ESE, Santarém. ISBN 978-989-54983-8-3978-989-54983-8-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:36:38Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4015Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:40.908815Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A investigação na formação inicial de professores |
title |
A investigação na formação inicial de professores |
spellingShingle |
A investigação na formação inicial de professores Cardona, Maria João (coordenadora) formação inicial de professores investigação poder da investigação investigação-reflexão-ação capacitação dos educadores/professores p |
title_short |
A investigação na formação inicial de professores |
title_full |
A investigação na formação inicial de professores |
title_fullStr |
A investigação na formação inicial de professores |
title_full_unstemmed |
A investigação na formação inicial de professores |
title_sort |
A investigação na formação inicial de professores |
author |
Cardona, Maria João (coordenadora) |
author_facet |
Cardona, Maria João (coordenadora) Linhares, Elisabete (coordenadora) |
author_role |
author |
author2 |
Linhares, Elisabete (coordenadora) |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardona, Maria João (coordenadora) Linhares, Elisabete (coordenadora) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação inicial de professores investigação poder da investigação investigação-reflexão-ação capacitação dos educadores/professores p |
topic |
formação inicial de professores investigação poder da investigação investigação-reflexão-ação capacitação dos educadores/professores p |
description |
É com muito gosto que apresentamos a publicação da coleção Formação & Educação nas Primeiras Idades que integra trabalhos realizados no âmbito de Mestrados que habilitam para a docência da ESE|IPSantarém e de outras Instituições de Ensino Superior. A publicação é apresentada pelo Prefácio escrito pelo Professor Pedro Reis do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. De seguida, são apresentados os trabalhos realizados no âmbito dos Mestrados que habilitam para a docência de Carla Madeira, Ana Marta Santos, Marta Gomes, Jéssica Godinho e Sofia Guedes, Flávia Fernandes, Cristiana Silva, Sara Cabral, Vanessa Rodrigues, Abigail Magalhães, Vânia Ferro, Joana Chaby Nunes e Sara Guedes, devidamente enquadrados pelos seus orientadores e orientadoras, sobre os temas seguintes: Aprender a Ser Solidário. Uma Experiência Educativa no Jardim de Infância; O Envolvimento nas Rotinas e a Continuidade Educativa: Compromissos e Estratégias com a Família em Educação de Infância; A Promoção da Autorregulação da Aprendizagem das Crianças a partir do Diário de Grupo; Retrato de uma pandemia no jardim de infância: perspetivas de crianças e de estagiárias em formação inicial de docentes; Espaço Físico e Aprendizagem: Um Estudo em Contexto de Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico; Os Medos em Crianças de Pré-escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico; Mindfulness na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Um Estudo Exploratório; Desenvolvimento da Criatividade nas crianças em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico; A Literatura para a Infância como Promotora das Aprendizagens de Estudo do Meio; Cidadania e bem-estar animal no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino básico: Estudos de caso com o modelo dos 7E; Desafios Matemáticos em Ensino Presencial e Online no 2.º Ciclo; Reflexão sobre Práticas de Educação Inclusiva no Contexto de Iniciação à Prática: Processo de Autoformação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-08T14:28:18Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/4015 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/4015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
(2022). A investigação na formação inicial de professores. Instituto Politécnico de Santarém /ESE, Santarém. ISBN 978-989-54983-8-3 978-989-54983-8-3 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém /ESE |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém /ESE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137046355247104 |