Desenvolvimento da competência relacional na formação inicial de professores no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de investigação-ação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/22411 |
Resumo: | Esta investigação decorre da constatação, evidenciada por múltiplos estudos nacionais e internacionais, de que os professores quando iniciam a sua atividade profissional sentem, com frequência, relevantes dificuldades em lidar com os problemas disciplinares na sala de aula. Impõe-se, assim, que investigadores, formadores e instituições de formação inicial de professores questionem os modelos e as práticas de formação, designadamente no que respeita à sua relação com o desenvolvimento de competências de gestão de sala de aula, de entre as quais destacamos as competências relacionais. O estudo que, em parte, aqui se apresenta teve a participação de dezoito formandos/futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), a frequentarem o último ano da sua formação inicial (licenciatura de quatro anos) e respetiva equipa de supervisão da prática pedagógica. Metodologicamente, optou-se pela Investigação-Ação, que aqui constituiu simultaneamente uma estratégia de investigação e de formação. Assim, partiu-se do diagnóstico inicial das perspetivas, expectativas e sentimentos dos dezoito formandos relativamente à formação e à relação pedagógica. O estudo desenvolveu-se ao longo de três ciclos sucessivos de investigação-ação. Em cada um deles, partiu-se do diagnóstico para a ação e a reflexão, reinvestindo os resultados de cada ciclo no ciclo seguinte. Todo este processo foi desenvolvido num quadro de supervisão alargada e colaborativa entre a supervisora da instituição formadora do ensino superior (e investigadora principal) e as professoras cooperantes das escolas parceiras do 1.º CEB. A observação, mormente a autoobservação dos professores estagiários participantes, foi o foco principal do processo participado de investigação-ação. Os dados foram recolhidos utilizando diversas fontes e instrumentos, designadamente questionários, notas de campo e grelhas de auto e hétero observação sistemática. Os resultados apontam para uma evolução positiva do desenvolvimento da competência relacional e de gestão de sala de aula, designadamente no que respeita à gestão das relações interpessoais e da comunicação pedagógica (verbal e não-verbal). Embora não se tenham observado mudanças estatisticamente significativas nas perceções globais dos professores estagiários sobre a disciplina e a indisciplina, os dados qualitativos apontam para uma perceção que se aproxima, de forma progressiva, à complexidade do fenómeno da indisciplina, o que poderá atribuir-se ao ambiente de reflexão individual e coletiva sobre os dados de auto e hétero observação. |
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