Quais os contributos da Antropologia para a compreensão das situações de deficiência?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gardou, Charles
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1454
Resumo: Em que é que a Antropologia pode ajudar a pensar a questão da deficiência? Esta é a interrogação, voluntariamente depurada, que orienta aqui o nosso propósito. Perguntar-nos-emos em primeiro lugar em que é que o encontro com o outro, em situação de deficiência, pode contribuir para abrir os nossos olhos e conduzirnos a discernir para além da singularidade, por vezes extrema, os universos da humanidade. Tentaremos em seguida mostrar que todo o pensamento neste domínio é ao mesmo tempo um pensamento sobre a sociedade, porque a deficiência funciona como significante social, incarnando a nossa difícil relação com os outros. Estas questões, enroladas nas profundezas das sociedades humanas, obrigam a “pensar” no que define o homem, para além da multiplicidade dos contextos. A postura antropológica convida a estabelecer o suporte, sem o qual todo o estudo comparativo, tendo em conta o social e o educativo das situações de deficiência, pode parecer desencarnado.
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spelling Quais os contributos da Antropologia para a compreensão das situações de deficiência?EDUCAÇÃOCIDADÃOS COM DEFICIÊNCIAANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃOEDUCATIONCITIZENS WITH DISABILITIESANTHROPOLOGY OF EDUCATIONEm que é que a Antropologia pode ajudar a pensar a questão da deficiência? Esta é a interrogação, voluntariamente depurada, que orienta aqui o nosso propósito. Perguntar-nos-emos em primeiro lugar em que é que o encontro com o outro, em situação de deficiência, pode contribuir para abrir os nossos olhos e conduzirnos a discernir para além da singularidade, por vezes extrema, os universos da humanidade. Tentaremos em seguida mostrar que todo o pensamento neste domínio é ao mesmo tempo um pensamento sobre a sociedade, porque a deficiência funciona como significante social, incarnando a nossa difícil relação com os outros. Estas questões, enroladas nas profundezas das sociedades humanas, obrigam a “pensar” no que define o homem, para além da multiplicidade dos contextos. A postura antropológica convida a estabelecer o suporte, sem o qual todo o estudo comparativo, tendo em conta o social e o educativo das situações de deficiência, pode parecer desencarnado.In what way can Anthropology help to think the deficiency question? This is the interrogation, voluntarily purified, that guides our intention here. In first place, we will question ourselves, where it is that the meeting with the other, in deficiency situation, can contribute to open our eyes and lead us to discern beyond the singularity, sometimes extreme, the universes of humanity. After we will try to show that all the thought in this domain is at the same time a thought about society, because the deficiency functions as social significant, incarnating our difficult relation with the others. These questions, rolled in the deepening of the human societies obligate “to think” in what defines man, beyond the multiplicity of the contexts. The anthropologic position invites to establish the support, without all the comparative study, taking into the social and the educative of the deficiency situations, may seem disincarnateEdições Universitárias Lusófonas2011-11-04T19:02:44Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1454por1646-401XGardou, Charlesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-01T01:32:12Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1454Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:16.397585Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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