DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERFACE MÓVEL PARA O JOGO DIDÁTICO DO MOBEYBOU NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2332 |
Resumo: | O presente projeto procura demonstrar como o design e a tecnologia podem contribuir para a aprendizagem, nomeadamente na utilização de jogos educativos como forma de complemento ao ensino realizado em contexto de sala de aula. Este estudo consistiu no desenvolvimento de uma interface gráfica para o jogo didático da aplicação Mobeybou in Brazil. A interface pretende ter uma utilização intuitiva e eficaz por crianças do ensino pré-escolar e básico e, consequentemente, contribuir para o reforço das competências linguísticas, a criatividade e a literacia digital. Neste sentido, este trabalho recorre ao material cultural do Mobeybou para a criação de uma interface de jogo que tem como finalidade testar o conhecimento adquirido pelas crianças após a leitura da história da aplicação Mobeybou in Brazil. O processo de trabalho desta investigação teve por base a metodologia design thinking, traduzindo-se na aplicação de um conjunto de métodos como, a saber: a realização de questionários; utilização do modelo das personas; a definição dos user flows; a ideação da interface através de wireframes e posterior prototipagem para a realização de testes de usabilidade. Para além destes métodos, o processo também envolveu a compreensão de temas centrais ao projeto, tais como: a gamificação, o UX e o UI Design e a análise de casos de estudo. Este projeto resultou numa interface classificada, através de testes de usabilidade, com uma taxa de sucesso de 96%, garantindo assim a utilização intuitiva e eficaz por parte do público-alvo. Os testes revelaram também que a interface atingiu um elevado grau de satisfação na utilização do jogo. |
id |
RCAP_404b26e2e22da9e7eba03315a82f6cac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2331 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERFACE MÓVEL PARA O JOGO DIDÁTICO DO MOBEYBOU NO BRASILMobeybouUI e UX DesignDesign ThinkingAplicação MóvelO presente projeto procura demonstrar como o design e a tecnologia podem contribuir para a aprendizagem, nomeadamente na utilização de jogos educativos como forma de complemento ao ensino realizado em contexto de sala de aula. Este estudo consistiu no desenvolvimento de uma interface gráfica para o jogo didático da aplicação Mobeybou in Brazil. A interface pretende ter uma utilização intuitiva e eficaz por crianças do ensino pré-escolar e básico e, consequentemente, contribuir para o reforço das competências linguísticas, a criatividade e a literacia digital. Neste sentido, este trabalho recorre ao material cultural do Mobeybou para a criação de uma interface de jogo que tem como finalidade testar o conhecimento adquirido pelas crianças após a leitura da história da aplicação Mobeybou in Brazil. O processo de trabalho desta investigação teve por base a metodologia design thinking, traduzindo-se na aplicação de um conjunto de métodos como, a saber: a realização de questionários; utilização do modelo das personas; a definição dos user flows; a ideação da interface através de wireframes e posterior prototipagem para a realização de testes de usabilidade. Para além destes métodos, o processo também envolveu a compreensão de temas centrais ao projeto, tais como: a gamificação, o UX e o UI Design e a análise de casos de estudo. Este projeto resultou numa interface classificada, através de testes de usabilidade, com uma taxa de sucesso de 96%, garantindo assim a utilização intuitiva e eficaz por parte do público-alvo. Os testes revelaram também que a interface atingiu um elevado grau de satisfação na utilização do jogo.2022-04-27T10:17:55Z2022-04-27T10:17:55Z2022-04-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2332oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2331porhttp://hdl.handle.net/11110/2332202999580Fernandes, Rafael Enesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:37Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:36.045350Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERFACE MÓVEL PARA O JOGO DIDÁTICO DO MOBEYBOU NO BRASIL |
title |
DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERFACE MÓVEL PARA O JOGO DIDÁTICO DO MOBEYBOU NO BRASIL |
spellingShingle |
DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERFACE MÓVEL PARA O JOGO DIDÁTICO DO MOBEYBOU NO BRASIL Fernandes, Rafael Enes Mobeybou UI e UX Design Design Thinking Aplicação Móvel |
title_short |
DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERFACE MÓVEL PARA O JOGO DIDÁTICO DO MOBEYBOU NO BRASIL |
title_full |
DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERFACE MÓVEL PARA O JOGO DIDÁTICO DO MOBEYBOU NO BRASIL |
title_fullStr |
DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERFACE MÓVEL PARA O JOGO DIDÁTICO DO MOBEYBOU NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERFACE MÓVEL PARA O JOGO DIDÁTICO DO MOBEYBOU NO BRASIL |
title_sort |
DESENVOLVIMENTO DE UMA INTERFACE MÓVEL PARA O JOGO DIDÁTICO DO MOBEYBOU NO BRASIL |
author |
Fernandes, Rafael Enes |
author_facet |
Fernandes, Rafael Enes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Rafael Enes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mobeybou UI e UX Design Design Thinking Aplicação Móvel |
topic |
Mobeybou UI e UX Design Design Thinking Aplicação Móvel |
description |
O presente projeto procura demonstrar como o design e a tecnologia podem contribuir para a aprendizagem, nomeadamente na utilização de jogos educativos como forma de complemento ao ensino realizado em contexto de sala de aula. Este estudo consistiu no desenvolvimento de uma interface gráfica para o jogo didático da aplicação Mobeybou in Brazil. A interface pretende ter uma utilização intuitiva e eficaz por crianças do ensino pré-escolar e básico e, consequentemente, contribuir para o reforço das competências linguísticas, a criatividade e a literacia digital. Neste sentido, este trabalho recorre ao material cultural do Mobeybou para a criação de uma interface de jogo que tem como finalidade testar o conhecimento adquirido pelas crianças após a leitura da história da aplicação Mobeybou in Brazil. O processo de trabalho desta investigação teve por base a metodologia design thinking, traduzindo-se na aplicação de um conjunto de métodos como, a saber: a realização de questionários; utilização do modelo das personas; a definição dos user flows; a ideação da interface através de wireframes e posterior prototipagem para a realização de testes de usabilidade. Para além destes métodos, o processo também envolveu a compreensão de temas centrais ao projeto, tais como: a gamificação, o UX e o UI Design e a análise de casos de estudo. Este projeto resultou numa interface classificada, através de testes de usabilidade, com uma taxa de sucesso de 96%, garantindo assim a utilização intuitiva e eficaz por parte do público-alvo. Os testes revelaram também que a interface atingiu um elevado grau de satisfação na utilização do jogo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-27T10:17:55Z 2022-04-27T10:17:55Z 2022-04-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2332 oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2331 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/2332 |
identifier_str_mv |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2331 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2332 202999580 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129895860699136 |