A atratividade organizacional no contexto empresarial Português: Relação entre o Instrumental-Symbolic Framework e as emoções positivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Carlos Borges dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/26904
Resumo: O conceito de employer branding tem sido alvo de ampla atenção por parte da investigação científica. Este destaque está associado à atual envolvente organizacional marcada pela competitividade entre as organizações e o crescente foco na sustentabilidade do negócio (Bhasin et al., 2019; Wallace et al., 2012). O capital humano e as suas competências são o principal ativo estratégico de qualquer empresa, ainda que, o maior desafio destas seja atrair e desenvolver o potencial do talento para alcançar os resultados desejados (Collings & Mellahi, 2009; Theurer et al., 2018). Neste sentido, este estudo apresenta como objetivo analisar a relação dos atributos instrumentais, dos traços simbólicos e das emoções positivas na perceção da atratividade organizacional em empresas presentes em Portugal. Para o efeito, foi seguida uma abordagem metodológica quantitativa baseada na aplicação de questionários online (N = 371). Os resultados obtidos, indiciam que o instrumental-symbolic framework contribui significativamente e positivamente para explicar a perceção de atratividade organizacional, a nível nacional, denotando-se o efeito mediador das emoções positivas na relação existente entre os traços simbólicos e a atratividade organizacional. Comprovou-se que os atributos instrumentais e simbólicos, patentes no framework referido, desempenham um papel relevante na distinção da proposta de valor das organizações (EVP) contribuindo para maximizar a diferenciação entre estas. Estes resultados também corroboram que o investimento na estratégia de employer branding conduz a maiores níveis de notoriedade da proposta de valor das empresas e, deste modo, a maior atratividade organizacional. Serão discutidas as contribuições práticas e teóricas deste estudo, assim como as suas limitações e sugestões de investigação futura.
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