A atratividade do empregador : estudo da escala Empat - Employer Attractiveness Scale e dos seus diferentes fatores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Alexia Leigh de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/17295
Resumo: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
id RCAP_d8b070c0653246a1e6b130ebd9193123
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/17295
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A atratividade do empregador : estudo da escala Empat - Employer Attractiveness Scale e dos seus diferentes fatoresemployer brandingatratividade organizacionalorganizational attractivenessMestrado em Gestão de Recursos HumanosA escolha de tema para este caso de estudo advém essencialmente dos desafios enfrentados no mundo da gestão de recursos humanos, especificamente no que diz respeito à atração e retenção de talento. Desta forma, para esta dissertação, procurou-se perceber quais os fatores que tornam uma organização mais atrativa na perspetiva dos seus colaboradores, fornecendo assim uma fotografia das suas aspirações profissionais e aquilo que é valorizado num empregador. O objetivo final é que os resultados desta análise possam contribuir para a definição de estratégias de employer branding para a organização em estudo. Este levantamento foi realizado com base no Employer Attractiveness Scale (EmpAt) desenvolvido por Berthon, Ewing & Hah (2005) que, segundo as componentes identificadas e operacionalizadas, permite apurar fatores de atratividade organizacional. O estudo foi inspirado noutros estudos internacionais no campo de employer branding que aplicaram o EmpAt Scale (Berthon, et al., 2005; Alniaçik & Alniaçik, 2012; Arachchige & Robertson, 2011; Reis & Braga, 2016; Roy, 2008, Tuzuner & Yuksel, 2009; Tanwar & Prasad, 2017), uma vez que é considerada uma ferramenta válida para a gestão de recursos humanos naquilo que diz respeito à mensuração da atratividade organizacional (Tanwar & Prashad, 2017). Para este efeito, foi implementado um inquérito por questionário junto de 182 colaboradores de uma organização no setor de auditoria e consultoria, de forma a aferir que fatores determinam um empregador atrativo e se estes fatores variam consoante a idade, antiguidade, literacia e género dos colaboradores.The choice of theme for this case study stems essentially from the challenges faced in the world of human resource management, specifically within regard to attraction and retention of talent. For this dissertation, we sought to understand what factors make an organization attractive from the perspective of its employees, thus providing a picture of their professional aspirations and what is valued in an employer. The final goal is that the results of this study can contribute to the definition of employer branding strategies for the organization under analysis. This investigation was carried out based on the Employer Attractiveness Scale (EmpAt) developed by Berthon, Ewing & Hah (2005), which according to the components identified and operationalized, allows to determine factors of organizational attractiveness. The study was inspired by other international investigations in the field of employer branding which used the EmpAt Scale (Berthon, et al., 2005; Alniaçik & Alniaçik, 2012; Arachchige & Robertson, 2011; Reis & Braga, 2016; Roy, 2008, Tuzuner & Yuksel, 2009), due to the fact that it is considered to be a valid tool for human resources management in relation to the measurement of organizational attractiveness (Tanwar & Prashad, 2017). For this purpose, a questionnaire survey was carried out through 182 employees of an organization in the auditing and consulting industry to determine which factors define an attractive employer and whether these factors vary according to age, seniority, literacy and gender.Instituto Superior de Economia e GestãoHenriques, Paulo LopesRepositório da Universidade de LisboaAndrade, Alexia Leigh de2019-02-01T13:43:54Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17295porAndrade, Alexia Leigh de (2018). "A atratividade do empregador : estudo da escala Empat - Employer Attractiveness Scale e dos seus diferentes fatores". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:58Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:31.969562Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A atratividade do empregador : estudo da escala Empat - Employer Attractiveness Scale e dos seus diferentes fatores
title A atratividade do empregador : estudo da escala Empat - Employer Attractiveness Scale e dos seus diferentes fatores
spellingShingle A atratividade do empregador : estudo da escala Empat - Employer Attractiveness Scale e dos seus diferentes fatores
Andrade, Alexia Leigh de
employer branding
atratividade organizacional
organizational attractiveness
title_short A atratividade do empregador : estudo da escala Empat - Employer Attractiveness Scale e dos seus diferentes fatores
title_full A atratividade do empregador : estudo da escala Empat - Employer Attractiveness Scale e dos seus diferentes fatores
title_fullStr A atratividade do empregador : estudo da escala Empat - Employer Attractiveness Scale e dos seus diferentes fatores
title_full_unstemmed A atratividade do empregador : estudo da escala Empat - Employer Attractiveness Scale e dos seus diferentes fatores
title_sort A atratividade do empregador : estudo da escala Empat - Employer Attractiveness Scale e dos seus diferentes fatores
author Andrade, Alexia Leigh de
author_facet Andrade, Alexia Leigh de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Paulo Lopes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Alexia Leigh de
dc.subject.por.fl_str_mv employer branding
atratividade organizacional
organizational attractiveness
topic employer branding
atratividade organizacional
organizational attractiveness
description Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-02-01T13:43:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/17295
url http://hdl.handle.net/10400.5/17295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Andrade, Alexia Leigh de (2018). "A atratividade do empregador : estudo da escala Empat - Employer Attractiveness Scale e dos seus diferentes fatores". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131114489511936