Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Mónica Medeiros
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3503
Resumo: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 24 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.
id RCAP_404e960e49583de08a66df818119335e
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3503
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoCurrículoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Integração CurricularPrática EducativaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 24 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.O presente relatório reporta-se ao trabalho desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I (realizada na Educação Pré-Escolar) e Prática Educativa Supervisionada II (realizada no 1.º Ciclo do Ensino Básico), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento contempla uma abordagem enquadradora às questões e problemáticas atualmente colocadas à escola, a docência e à formação de professores (inicial e contínua), com particular ênfase na reflexão fundamentada sobre a importância do estágio pedagógico e sobre as dinâmicas subjacentes aos processos formativos vivenciados pela estagiária. Do mesmo modo, procede-se ainda à descrição, análise e reflexão sobre as práticas desenvolvidas. Neste domínio aprofundam-se questões relativas ao potencial das mesmas no que respeita à temática em aprofundamento neste relatório: a integração curricular. Assim, visando a compreensão mais abrangente e rica sobre a organização e desenvolvimento de experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular, consideraram-se duas abordagens: uma centrada na análise e reflexão sobre as práticas da estagiária; outra, considerando a realização de um pequeno estudo exploratório de levantamento das conceções e das representações dos educadores/professores sobre as próprias práticas de integração curricular. [...].ABSTRACT: This report refers to the work done within the courses of Educational Practice Supervised I (held in pre-school education) and Educational Practice Supervised II (held in the 1st cycle of basic education), the Master in Education Pre School and education of the 1st cycle of basic education. This document offers an approach to the issues and problems currently posed to school teaching and teacher training (initial and continuing), with particular emphasis on reasoned reflection on the importance of teaching practice and the dynamics underlying the formation processes experienced by intern. Likewise, the procedure is still the description, analysis and reflection on the practices developed. This field deepen up questions concerning the potential of the same with regard to the issue in depth in this report: curriculum integration. Thus, targeting the most comprehensive and rich understanding of the organization and development of learning experiences promoting curricular integration, they considered two approaches: one centered on analysis and reflection on the practices of the trainee; another, considering the performance of a small exploratory study survey of conceptions and representations of educators / teachers about the practices of curriculum integration. [...].Dinis, Raquel José de Jesus VigárioRepositório da Universidade dos AçoresMachado, Mónica Medeiros2015-11-05T11:08:22Z2015-06-242015-06-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3503201406047porMachado, Mónica Medeiros. "Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. 2015. VIII, 115 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:36Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:05.466084Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Machado, Mónica Medeiros
Currículo
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Integração Curricular
Prática Educativa
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Machado, Mónica Medeiros
author_facet Machado, Mónica Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dinis, Raquel José de Jesus Vigário
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Mónica Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Integração Curricular
Prática Educativa
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Currículo
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Integração Curricular
Prática Educativa
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 24 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-05T11:08:22Z
2015-06-24
2015-06-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3503
201406047
url http://hdl.handle.net/10400.3/3503
identifier_str_mv 201406047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Machado, Mónica Medeiros. "Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. 2015. VIII, 115 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130712999198720