Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/3503 |
Resumo: | Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 24 de Junho de 2015, Universidade dos Açores. |
id |
RCAP_404e960e49583de08a66df818119335e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3503 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoCurrículoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Integração CurricularPrática EducativaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 24 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.O presente relatório reporta-se ao trabalho desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I (realizada na Educação Pré-Escolar) e Prática Educativa Supervisionada II (realizada no 1.º Ciclo do Ensino Básico), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento contempla uma abordagem enquadradora às questões e problemáticas atualmente colocadas à escola, a docência e à formação de professores (inicial e contínua), com particular ênfase na reflexão fundamentada sobre a importância do estágio pedagógico e sobre as dinâmicas subjacentes aos processos formativos vivenciados pela estagiária. Do mesmo modo, procede-se ainda à descrição, análise e reflexão sobre as práticas desenvolvidas. Neste domínio aprofundam-se questões relativas ao potencial das mesmas no que respeita à temática em aprofundamento neste relatório: a integração curricular. Assim, visando a compreensão mais abrangente e rica sobre a organização e desenvolvimento de experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular, consideraram-se duas abordagens: uma centrada na análise e reflexão sobre as práticas da estagiária; outra, considerando a realização de um pequeno estudo exploratório de levantamento das conceções e das representações dos educadores/professores sobre as próprias práticas de integração curricular. [...].ABSTRACT: This report refers to the work done within the courses of Educational Practice Supervised I (held in pre-school education) and Educational Practice Supervised II (held in the 1st cycle of basic education), the Master in Education Pre School and education of the 1st cycle of basic education. This document offers an approach to the issues and problems currently posed to school teaching and teacher training (initial and continuing), with particular emphasis on reasoned reflection on the importance of teaching practice and the dynamics underlying the formation processes experienced by intern. Likewise, the procedure is still the description, analysis and reflection on the practices developed. This field deepen up questions concerning the potential of the same with regard to the issue in depth in this report: curriculum integration. Thus, targeting the most comprehensive and rich understanding of the organization and development of learning experiences promoting curricular integration, they considered two approaches: one centered on analysis and reflection on the practices of the trainee; another, considering the performance of a small exploratory study survey of conceptions and representations of educators / teachers about the practices of curriculum integration. [...].Dinis, Raquel José de Jesus VigárioRepositório da Universidade dos AçoresMachado, Mónica Medeiros2015-11-05T11:08:22Z2015-06-242015-06-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3503201406047porMachado, Mónica Medeiros. "Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. 2015. VIII, 115 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:36Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:05.466084Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico Machado, Mónica Medeiros Currículo Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Integração Curricular Prática Educativa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Machado, Mónica Medeiros |
author_facet |
Machado, Mónica Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dinis, Raquel José de Jesus Vigário Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Mónica Medeiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Integração Curricular Prática Educativa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Currículo Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Integração Curricular Prática Educativa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 24 de Junho de 2015, Universidade dos Açores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-05T11:08:22Z 2015-06-24 2015-06-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/3503 201406047 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/3503 |
identifier_str_mv |
201406047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Machado, Mónica Medeiros. "Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. 2015. VIII, 115 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130712999198720 |