Práticas educativas promotoras da integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Rita Raquel Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3390
Resumo: Mestrado (PES II) em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_55742f74ffa3b7c20cb521c264d5e0a0
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3390
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas educativas promotoras da integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Formação de Educadores de InfânciaFormação de ProfessoresIntegração CurricularPrática EducativaMestrado (PES II) em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.O presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e Prática Educativa Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende focar a apresentação, análise e reflexão fundamentada das experiências vivenciadas e das atividades desenvolvidas nos contextos de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A análise e reflexão sobre o percurso formativo desenvolvido privilegiou o aprofundamento, a partir de bibliografia da especialidade, da natureza e âmbito da formação inicial de professores/educadores, bem como das dinâmicas intrínsecas ao estágio pedagógico, nomeadamente: a observação, o projeto formativo, a planificação, reflexão e a avaliação. Reconhecendo a importância da integração curricular para a promoção do sucesso e da qualidade educativa, propusemo-nos desenvolver e analisar as diferentes perspetivas e conceitos referentes à integração curricular. Esta fundamentação sustenta a análise reflexiva sobre algumas práticas educativas desenvolvidas intencionalmente visando a integração curricular. A análise efetuada ao trabalho desenvolvido indicia que o desenvolvimento de práticas educativas promotoras da integração curricular (nas suas diferentes dimensões) exige uma planificação cuidada e refletida. Do mesmo modo, estas práticas favorecem a motivação e empenho dos alunos na concretização das atividades, levando-os à mobilização articulada dos saberes, promovendo, assim aprendizagens significativas. O trabalho desenvolvido neste relatório constituiu ainda uma experiência de aprendizagem fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional da estagiária.ABSTRACT: This internship report, is developed in the context of the curriculum units of Supervised Educational Practice I and II Supervised Educational Practice, belonging to the Masters in Preschool Education and Elementary School. It focuses on the presentation and reasoned analysis of the experiences and activities developed in the context of this internship. The analysis and reflection on the formative process developed, favors the deepening of the underlying process of initial training of teachers/educators, and of the dynamics of: observation, formative project, planning, reflection and evaluation. We recognize the importance of curriculum integration (considered in multiple perspectives) in the promotion of pupils' achievement and educational quality. Therefore, we aim to develop and critically analyze our own practices concerning curriculum integration. This analysis suggests that promoting curriculum integration (in its different dimensions) requires careful planning and reasoning. At the same time this approach favors student's motivation and engagement in meaningful learning. This internship report has also promoted learning and professional development of the intern.Dinis, Raquel José de Jesus VigárioRepositório da Universidade dos AçoresMedeiros, Rita Raquel Oliveira2015-03-23T16:32:08Z2015-02-112015-02-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3390201406128porMedeiros, Rita Raquel Oliveira. "Práticas educativas promotoras da integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2015. 96 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:25Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:58.277384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas educativas promotoras da integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Práticas educativas promotoras da integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Práticas educativas promotoras da integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Medeiros, Rita Raquel Oliveira
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Formação de Educadores de Infância
Formação de Professores
Integração Curricular
Prática Educativa
title_short Práticas educativas promotoras da integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Práticas educativas promotoras da integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Práticas educativas promotoras da integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Práticas educativas promotoras da integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Práticas educativas promotoras da integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Medeiros, Rita Raquel Oliveira
author_facet Medeiros, Rita Raquel Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dinis, Raquel José de Jesus Vigário
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Rita Raquel Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Formação de Educadores de Infância
Formação de Professores
Integração Curricular
Prática Educativa
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Formação de Educadores de Infância
Formação de Professores
Integração Curricular
Prática Educativa
description Mestrado (PES II) em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-23T16:32:08Z
2015-02-11
2015-02-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3390
201406128
url http://hdl.handle.net/10400.3/3390
identifier_str_mv 201406128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Medeiros, Rita Raquel Oliveira. "Práticas educativas promotoras da integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2015. 96 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130710750003200