Televisão, programação e batalha de audiências : 2019, um ano de viragem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Maria Margarida Roquette de Eça
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/37433
Resumo: O ano de 2019 fica marcado na história da televisão portuguesa como o ano em que a SIC se torna líder de audiências, lugar ocupado pela TVI desde 2005. Esse momento não é singular e sucede a outras duas grandes reviravoltas no sector audiovisual português: a primeira quando a SIC ultrapassa a RTP1 enquanto líder de audiências em 1995; e a segunda quando a TVI ultrapassa a SIC na liderança das audiências em 2005. O nosso estudo procura responder à seguinte questão de investigação: “O que levou a SIC a liderar o mercado dos canais FTA (free to air) em 2019?”. A pertinência desta investigação prende-se com o facto de ser um acontecimento recente e, uma vez que pouco foi escrito até à data sobre este fenómeno, o objetivo desta investigação é contribuir para o entendimento da questão e explorar os fatores que levaram a SIC à liderança das audiências. De modo a contextualizarmos este acontecimento, contemplamos na revisão de literatura três áreas englobadas pela temática deste estudo: a história do audiovisual português; programação; e audiências. Após o enquadramento teórico, procedemos a uma metodologia mista: em termos quantitativos, realizamos uma análise de conteúdo das grelhas de programação dos canais generalistas RTP1, SIC e TVI, nos anos de 1995, 2005 e 2019, uma vez que são os três anos que representam pontos de viragem das audiências em Portugal. A análise das grelhas procura identificar possíveis alterações na programação que tenham conduzido a SIC à liderança das audiências; em termos qualitativos, recorremos a entrevistas à diretora de aquisições e gestão de formatos da SIC e ao diretor de programação da TVI em 2019. A análise das grelhas e entrevistas permite-nos concluir que em 2019 há um investimento por parte da SIC no entretenimento, nomeadamente em talk-shows e reality-shows, na informação, na ficção nacional (que compõe grande parte do seu prime-time) e na contratação de caras conhecidas do público. O canal privilegiou os conteúdos populares e falados em português (de Portugal). Ao mesmo tempo, cresce um ambiente de saturação na TVI, a nível interno e externo, e o canal não consegue investir na grelha de programação, contribuindo para a migração das audiências para a SIC. O somatório destes fatores auxiliou a SIC a conquistar a liderança das audiências até aos dias de hoje.
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A pertinência desta investigação prende-se com o facto de ser um acontecimento recente e, uma vez que pouco foi escrito até à data sobre este fenómeno, o objetivo desta investigação é contribuir para o entendimento da questão e explorar os fatores que levaram a SIC à liderança das audiências. De modo a contextualizarmos este acontecimento, contemplamos na revisão de literatura três áreas englobadas pela temática deste estudo: a história do audiovisual português; programação; e audiências. Após o enquadramento teórico, procedemos a uma metodologia mista: em termos quantitativos, realizamos uma análise de conteúdo das grelhas de programação dos canais generalistas RTP1, SIC e TVI, nos anos de 1995, 2005 e 2019, uma vez que são os três anos que representam pontos de viragem das audiências em Portugal. A análise das grelhas procura identificar possíveis alterações na programação que tenham conduzido a SIC à liderança das audiências; em termos qualitativos, recorremos a entrevistas à diretora de aquisições e gestão de formatos da SIC e ao diretor de programação da TVI em 2019. A análise das grelhas e entrevistas permite-nos concluir que em 2019 há um investimento por parte da SIC no entretenimento, nomeadamente em talk-shows e reality-shows, na informação, na ficção nacional (que compõe grande parte do seu prime-time) e na contratação de caras conhecidas do público. O canal privilegiou os conteúdos populares e falados em português (de Portugal). Ao mesmo tempo, cresce um ambiente de saturação na TVI, a nível interno e externo, e o canal não consegue investir na grelha de programação, contribuindo para a migração das audiências para a SIC. O somatório destes fatores auxiliou a SIC a conquistar a liderança das audiências até aos dias de hoje.The year 2019 marked the history of Portuguese television when SIC, one of the three generalist free to air channels in Portugal (RTP1, SIC e TVI), became the audience leader, a place that had been occupied by TVI since 2005. This moment is not singular and succeeds two other major audience turnarounds in the Portuguese audiovisual sector. The first happened in 1995, when SIC surpassed RTP1 in audience numbers. The second was when TVI transcended SIC as audience leader in 2005. This study aims to respond to the following research question: “What took SIC to the leadership of the market of FTA (free to air) channels in 2019?”. The relevance of this investigation regards the fact that this is a recent event so, little has been written or said to date about this phenomenon, so it is this investigation’s goal to bring light to the understanding of this matter and explore the motives that made SIC the audience leader in 2019. To contextualize this event, the literature review contemplates three areas regarding our research: the history of the Portuguese audiovisual sector, television programming, and audiences. After the literature review, we proceed with methodology which is mixed. Quantitatively, we did a content analysis of the programming grids of the generalist channels RTP1, SIC and TVI, for the years of 1995, 2005, and 2019, since these are the three years that represent the audience leadership turning points in Portuguese television. The programming grids analysis aims to identify eventual programming changes that led SIC to the audience leadership. Qualitatively, we conducted interviews with the diretor of acquisitions and format management of SIC and the programming director of TVI in 2019. The grids analysis and interviews allow us to conclude that in 2019, SIC invested in entertainment, namely talk-shows and reality-shows, in news shows, in national fiction (that composed a big part of the channel’s prime-time) and in hiring well-known personalities. The channel privileged popular content and content spoken in Portuguese (Portugal). At the same time grew in TVI a saturated environment internally and externally, while the channel lacked further investment in its programming grid. The sum of all these factors contributed to the SIC conquest of the audience leadership up to today.Burnay, Catarina do Amaral Dias DuffVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPinheiro, Maria Margarida Roquette de Eça2022-05-05T10:18:32Z2022-03-232021-112022-03-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37433TID:203004477porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:53Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37433Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:29.640155Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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