A leitura funcional como processo de promoção da autonomia pessoal e social de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Luisa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Madureira, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16000
Resumo: No presente estudo procurou-se compreender como se processa o ensino-aprendizagem de alunos com Perturbação de Desenvolvimento Intelectual (PDI), em particular conhecer as conceções e as práticas pedagógicas que os docentes desenvolvem, no sentido de promover competências leitoras e de autonomia facilitadoras da integração na vida ativa. Enquadrando-se num paradigma interpretativo, o estudo de caso realizado privilegiou como técnicas de recolha de dados a pesquisa documental e a realização de entrevistas e de observações naturalistas. Em termos gerais, os resultados mais significativos sublinham a importância do professor de educação especial (PEE) na intervenção e inclusão de alunos com PDI, a necessidade de maior colaboração entre docentes e técnicos e a relação evidente entre a leitura funcional e o desenvolvimento da autonomia pessoal e social.
id RCAP_406142de100cfa22fedd01b9d9c0b27d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16000
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A leitura funcional como processo de promoção da autonomia pessoal e social de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectualAutonomia pessoal e socialEducação InclusivaLeitura funcionalPersonal and social autonomyInclusive educationFunctional readingIntellectual development disorderAutonomía personal y socialEducación inclusivaLectura funcionalPerturbación del desarrollo intelectualAutonomie personnelle et socialeÉducation inclusiveLecture fonctionnelleNo presente estudo procurou-se compreender como se processa o ensino-aprendizagem de alunos com Perturbação de Desenvolvimento Intelectual (PDI), em particular conhecer as conceções e as práticas pedagógicas que os docentes desenvolvem, no sentido de promover competências leitoras e de autonomia facilitadoras da integração na vida ativa. Enquadrando-se num paradigma interpretativo, o estudo de caso realizado privilegiou como técnicas de recolha de dados a pesquisa documental e a realização de entrevistas e de observações naturalistas. Em termos gerais, os resultados mais significativos sublinham a importância do professor de educação especial (PEE) na intervenção e inclusão de alunos com PDI, a necessidade de maior colaboração entre docentes e técnicos e a relação evidente entre a leitura funcional e o desenvolvimento da autonomia pessoal e social.Abstract In this study, we sought to understand how the teaching-learning process of students with Intellectual Development Disorder (IDD) is processed, in particular to know the pedagogical concepts and practices that teachers develop, in order to promote reading skills and autonomy as these skills are critical to facilitate integration into societal life. Framing an interpretive paradigm, the case study focused on data collection techniques comprising document research, interviews and naturalistic observations. In general terms, the most significant results underline the importance of the special education teacher in the intervention and inclusion of students with IDD, the need for greater collaboration between teachers and technicians and the evident relationship between functional reading and the development of personal and social autonomy.Resumen En el presente estudio se buscó entender cómo se procesa la enseñanza-aprendizaje de los alumnos con perturbación del desarrollo intelectual (PDI), en particular conocer las concepciones y las prácticas pedagógicas que los profesores desarrollan, en el sentido de promover competencias lectoras y de autonomía facilitadoras de la integración en la vida activa. Dentro de un paradigma interpretativo, el estudio de caso realizado privilegió como técnicas de recoja de dados la pesquisa documental, la realización de entrevistas y de observaciones naturalistas. En general, los resultados significativos refieren la importancia del profesor de educación especial (PEE) en la intervención e inclusión de alumnos con PDI, la necesidad de mayor colaboración entre profesores y técnicos y la relación clara entre la lectura funcional y el desarrollo personal y social.Résumé Dans la présente étude, nous avons cherché à comprendre comment le processus d'enseignement-apprentissage des élèves ayant une Perturbation du Développement Intellectuel (PDI) se déroule, en particulier, connaître les concepts et les pratiques pédagogiques que les enseignants développent, afin de favoriser les compétences en lecture et l'autonomie qui facilitent l'intégration dans la vie active. Encadrant un paradigme interprétatif, l'étude de cas réalisée a privilégié la recherche documentaire, les entretiens et les observations naturalistes comme techniques de recueil de données. De manière générale, les résultats les plus significatifs soulignent l'importance de l'Éducateur Spécialisé (ÉS) dans l'intervention et l'inclusion des élèves avec PDI, la nécessité d'une plus grande collaboration entre enseignants et techniciens et l’évidente relation entre la lecture fonctionnelle et le développement de l'autonomie personnelle et sociale.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLGomes, LuisaMadureira, Isabel2023-05-10T12:52:26Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16000porGomes, L., & Madureira, I. (2023). A leitura funcional como processo de promoção da autonomia pessoal e social de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 13(1), 144-178. https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.3222182-1372https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.322info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:14:11Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:37.036771Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A leitura funcional como processo de promoção da autonomia pessoal e social de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual
title A leitura funcional como processo de promoção da autonomia pessoal e social de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual
spellingShingle A leitura funcional como processo de promoção da autonomia pessoal e social de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual
Gomes, Luisa
Autonomia pessoal e social
Educação Inclusiva
Leitura funcional
Personal and social autonomy
Inclusive education
Functional reading
Intellectual development disorder
Autonomía personal y social
Educación inclusiva
Lectura funcional
Perturbación del desarrollo intelectual
Autonomie personnelle et sociale
Éducation inclusive
Lecture fonctionnelle
title_short A leitura funcional como processo de promoção da autonomia pessoal e social de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual
title_full A leitura funcional como processo de promoção da autonomia pessoal e social de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual
title_fullStr A leitura funcional como processo de promoção da autonomia pessoal e social de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual
title_full_unstemmed A leitura funcional como processo de promoção da autonomia pessoal e social de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual
title_sort A leitura funcional como processo de promoção da autonomia pessoal e social de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual
author Gomes, Luisa
author_facet Gomes, Luisa
Madureira, Isabel
author_role author
author2 Madureira, Isabel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Luisa
Madureira, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia pessoal e social
Educação Inclusiva
Leitura funcional
Personal and social autonomy
Inclusive education
Functional reading
Intellectual development disorder
Autonomía personal y social
Educación inclusiva
Lectura funcional
Perturbación del desarrollo intelectual
Autonomie personnelle et sociale
Éducation inclusive
Lecture fonctionnelle
topic Autonomia pessoal e social
Educação Inclusiva
Leitura funcional
Personal and social autonomy
Inclusive education
Functional reading
Intellectual development disorder
Autonomía personal y social
Educación inclusiva
Lectura funcional
Perturbación del desarrollo intelectual
Autonomie personnelle et sociale
Éducation inclusive
Lecture fonctionnelle
description No presente estudo procurou-se compreender como se processa o ensino-aprendizagem de alunos com Perturbação de Desenvolvimento Intelectual (PDI), em particular conhecer as conceções e as práticas pedagógicas que os docentes desenvolvem, no sentido de promover competências leitoras e de autonomia facilitadoras da integração na vida ativa. Enquadrando-se num paradigma interpretativo, o estudo de caso realizado privilegiou como técnicas de recolha de dados a pesquisa documental e a realização de entrevistas e de observações naturalistas. Em termos gerais, os resultados mais significativos sublinham a importância do professor de educação especial (PEE) na intervenção e inclusão de alunos com PDI, a necessidade de maior colaboração entre docentes e técnicos e a relação evidente entre a leitura funcional e o desenvolvimento da autonomia pessoal e social.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-10T12:52:26Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16000
url http://hdl.handle.net/10400.21/16000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gomes, L., & Madureira, I. (2023). A leitura funcional como processo de promoção da autonomia pessoal e social de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 13(1), 144-178. https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.322
2182-1372
https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.322
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133508603478016