A leitura funcional como processo de promoção de autonomia pessoal e social de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Luísa Cristina Perpétuo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15620
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial – Área de especialização: Problemas de Cognição e Multideficiência
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spelling A leitura funcional como processo de promoção de autonomia pessoal e social de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectualAutonomia pessoal e socialLeituraLiteraciaPerturbação do desenvolvimento intelectualEducação IncluisivaIndividual and social autonomyInclusive educationFunctional readingLiteracyIntellectual development disorderDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial – Área de especialização: Problemas de Cognição e MultideficiênciaReconhecendo a importância atribuída à Educação Inclusiva, no sentido de garantir o desenvolvimento global do aluno e o respeito pelo indivíduo em todas as suas vertentes, a legislação atual contempla a frequência do ensino regular por alunos com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual (PDI). Neste sentido, procurámos compreender como se processa o ensino / aprendizagem destes alunos. Em particular procurámos conhecer as práticas pedagógicas que os docentes desenvolvem, mais concretamente no que diz respeito à promoção de competências leitoras e de autonomia pessoal e social, facilitadoras da integração na vida ativa. Perante os objetivos gerais do estudo: caracterizar as práticas que os professores e técnicos do 2º e 3º ciclos desenvolvem no sentido de promover competências leitoras em alunos com PDI; verificar a eventual relação existente entre a aquisição de competências leitoras e o desenvolvimento da autonomia pessoal e social, considerámos pertinente seguir uma abordagem qualitativa. Neste âmbito, realizámos um estudo de caso, centrado na análise das conceções e das práticas de um grupo específico de professores, o qual envolveu a pesquisa documental e a realização de entrevistas e de observações naturalistas. Em termos gerais, os resultados mais significativos sublinham a importância do professor de educação especial (PEE) na intervenção e inclusão de alunos com PDI, a necessidade de uma maior colaboração entre docentes e técnicos e a relação evidente entre a leitura funcional e a autonomia pessoal e social. Embora se esboce alguma mudança, na colaboração e cooperação entre o PEE e o professor do ensino regular (PER), são sobretudo os PEE que implementam processos de leitura funcional junto de alunos com PDI. A análise das suas práticas permitiu perceber toda uma sequência de atividades a realizar no âmbito da leitura funcional, o que possibilitou a construção de um roteiro que julgamos poder ser equacionado noutros contextos educativos.ABSTRACT Existing legislation requires the attendance of students with Intellectual Development Disorder (IDD) in regular education. This requirement recognizes the importance given to Inclusive Education, in order to ensure the global development of the student and respect them in all aspects of their individual development. This study tried to understand how the teaching and learning of these students is processed. In particular, we sought to identify the teaching practices developed by teachers, especially in relation to the promotion of reading skills, individual and social autonomy; skills critical to facilitate integration into societal life. We adopted a qualitative approach to characterize the practices that teachers and educational technicians from Key Stage 2 and 3 develop in order to promote reading skills in students with IDD; to check possible relationships between the acquisition of reading skills and the development of individual and social autonomy. We carried out a case study focused on the analysis of the concepts and practices of a specific group of teachers. This case study involved documentary research, interviews and naturalistic observations. Overall results underline the importance of the Special Needs Teacher in the intervention and inclusion of students with IDD, the need for greater collaboration between teachers and educational technicians, and the evident relationship between functional reading and individual and social autonomy. Although there has been some progress in terms of collaboration and cooperation between the Special Needs Teacher and the General Education Teacher, functional reading is mainly used by the Special Needs Teacher when working with IDD students. This analysis of teaching practices allowed us to observe and understand a whole sequence of activities, in the context of functional reading, which enabled the construction of an educational pathway that we believe could be used in other educational contexts.Madureira, IsabelRCIPLGomes, Luísa Cristina Perpétuo2023-02-16T10:53:52Z2021-09-232021-09-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15620TID:203209702porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15620Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:15.640272Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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