Participação dos pais/encarregados de educação vs motivação dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/40 |
Resumo: | A base de estruturação e construção desta dissertação desenvolve-se no âmbito da problemática da participação da família no ambiente escolar, apontando-se esta como uma mais valia para o desempenho académico das crianças. Procuramos salientar a relação escola-família e a influência que exerce sobre a motivação dos educandos, beneficiando ou prejudicando a sua aprendizagem, e, consequentemente, o impacto que tem sobre cada um dos actores educativos aqui implicados. Revelam-se os obstáculos que influenciam negativamente a participação na escola e os que impedem a instituição escolar de estar mais receptiva ao envolvimetno dos pais/encarregados de educação. Enunciam-se benefíicos desta cooperação a fim de mostrar que todos os actores educativos envolvidos usufruem destes se partilharem responsabilidades na educação dos educandos. Nos dias de hoje, a relação escola-família ainda não está muito dinamizada nas vidas de ambas as instituições, tornando-se numa relação complexa e sinónimo de confusão, discussão e desacordo. Assim, como propósito máximo desta dissertação, tentamos inquirir os pais/encarregados de educação para melhor compreender o que pensam da participação no ambiente escolar e da sua própria contribuição nesta relação, e sensibilizar os docentes para tornar a escola num espaço preparado, sensível e receptivo ao envolvimento parental, modificando esta ligação repleta de tensões e discórida, numa colaboração saudável, coerente, mútua, de partilha de responsabilidades, a fim desta participação se tornar num excelente contributo para a óptima aprendizagem dos educandos. |
id |
RCAP_4068a1c2837cbe72e34db0bf2c5e960d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/40 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Participação dos pais/encarregados de educação vs motivação dos alunosEncarregados de educaçãoProcesso educativoParticipação da famíliaTMEA base de estruturação e construção desta dissertação desenvolve-se no âmbito da problemática da participação da família no ambiente escolar, apontando-se esta como uma mais valia para o desempenho académico das crianças. Procuramos salientar a relação escola-família e a influência que exerce sobre a motivação dos educandos, beneficiando ou prejudicando a sua aprendizagem, e, consequentemente, o impacto que tem sobre cada um dos actores educativos aqui implicados. Revelam-se os obstáculos que influenciam negativamente a participação na escola e os que impedem a instituição escolar de estar mais receptiva ao envolvimetno dos pais/encarregados de educação. Enunciam-se benefíicos desta cooperação a fim de mostrar que todos os actores educativos envolvidos usufruem destes se partilharem responsabilidades na educação dos educandos. Nos dias de hoje, a relação escola-família ainda não está muito dinamizada nas vidas de ambas as instituições, tornando-se numa relação complexa e sinónimo de confusão, discussão e desacordo. Assim, como propósito máximo desta dissertação, tentamos inquirir os pais/encarregados de educação para melhor compreender o que pensam da participação no ambiente escolar e da sua própria contribuição nesta relação, e sensibilizar os docentes para tornar a escola num espaço preparado, sensível e receptivo ao envolvimento parental, modificando esta ligação repleta de tensões e discórida, numa colaboração saudável, coerente, mútua, de partilha de responsabilidades, a fim desta participação se tornar num excelente contributo para a óptima aprendizagem dos educandos.Orientação: Prof. Doutora Alcina Manuela de Oliveira Martins.2013-08-14T17:59:35Z2013-08-142007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBrito, Margarida Alexandra Ferreira (2007). Participação dos pais/encarregados de educação vs motivação dos alunos [Dissertação de Mestrado em Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/40http://hdl.handle.net/11328/40Brito, Margarida Alexandra Ferreira (2007). Participação dos pais/encarregados de educação vs motivação dos alunos [Dissertação de Mestrado em Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/40http://hdl.handle.net/11328/40porCota: TME 303Brito, Margarida Alexandra Ferreira info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:05:23Zoai:repositorio.upt.pt:11328/40Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:18.691345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Participação dos pais/encarregados de educação vs motivação dos alunos |
title |
Participação dos pais/encarregados de educação vs motivação dos alunos |
spellingShingle |
Participação dos pais/encarregados de educação vs motivação dos alunos Brito, Margarida Alexandra Ferreira Encarregados de educação Processo educativo Participação da família TME |
title_short |
Participação dos pais/encarregados de educação vs motivação dos alunos |
title_full |
Participação dos pais/encarregados de educação vs motivação dos alunos |
title_fullStr |
Participação dos pais/encarregados de educação vs motivação dos alunos |
title_full_unstemmed |
Participação dos pais/encarregados de educação vs motivação dos alunos |
title_sort |
Participação dos pais/encarregados de educação vs motivação dos alunos |
author |
Brito, Margarida Alexandra Ferreira |
author_facet |
Brito, Margarida Alexandra Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Margarida Alexandra Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Encarregados de educação Processo educativo Participação da família TME |
topic |
Encarregados de educação Processo educativo Participação da família TME |
description |
A base de estruturação e construção desta dissertação desenvolve-se no âmbito da problemática da participação da família no ambiente escolar, apontando-se esta como uma mais valia para o desempenho académico das crianças. Procuramos salientar a relação escola-família e a influência que exerce sobre a motivação dos educandos, beneficiando ou prejudicando a sua aprendizagem, e, consequentemente, o impacto que tem sobre cada um dos actores educativos aqui implicados. Revelam-se os obstáculos que influenciam negativamente a participação na escola e os que impedem a instituição escolar de estar mais receptiva ao envolvimetno dos pais/encarregados de educação. Enunciam-se benefíicos desta cooperação a fim de mostrar que todos os actores educativos envolvidos usufruem destes se partilharem responsabilidades na educação dos educandos. Nos dias de hoje, a relação escola-família ainda não está muito dinamizada nas vidas de ambas as instituições, tornando-se numa relação complexa e sinónimo de confusão, discussão e desacordo. Assim, como propósito máximo desta dissertação, tentamos inquirir os pais/encarregados de educação para melhor compreender o que pensam da participação no ambiente escolar e da sua própria contribuição nesta relação, e sensibilizar os docentes para tornar a escola num espaço preparado, sensível e receptivo ao envolvimento parental, modificando esta ligação repleta de tensões e discórida, numa colaboração saudável, coerente, mútua, de partilha de responsabilidades, a fim desta participação se tornar num excelente contributo para a óptima aprendizagem dos educandos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2013-08-14T17:59:35Z 2013-08-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Brito, Margarida Alexandra Ferreira (2007). Participação dos pais/encarregados de educação vs motivação dos alunos [Dissertação de Mestrado em Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/40 http://hdl.handle.net/11328/40 Brito, Margarida Alexandra Ferreira (2007). Participação dos pais/encarregados de educação vs motivação dos alunos [Dissertação de Mestrado em Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/40 http://hdl.handle.net/11328/40 |
identifier_str_mv |
Brito, Margarida Alexandra Ferreira (2007). Participação dos pais/encarregados de educação vs motivação dos alunos [Dissertação de Mestrado em Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/40 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/40 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TME 303 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134953604120576 |