Participação dos pais/encarregados de educação vs motivação dos alunos.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/40 |
Resumo: | A base de estruturação e construção desta dissertação desenvolve-se no âmbito da problemática da participação da família no ambiente escolar, apontando-se esta como uma mais valia para o desempenho académico das crianças. Procuramos salientar a relação escola-família e a influência que exerce sobre a motivação dos educandos, beneficiando ou prejudicando a sua aprendizagem, e, consequentemente, o impacto que tem sobre cada um dos actores educativos aqui implicados. Revelam-se os obstáculos que influenciam negativamente a participação na escola e os que impedem a instituição escolar de estar mais receptiva ao envolvimetno dos pais/encarregados de educação. Enunciam-se benefíicos desta cooperação a fim de mostrar que todos os actores educativos envolvidos usufruem destes se partilharem responsabilidades na educação dos educandos. Nos dias de hoje, a relação escola-família ainda não está muito dinamizada nas vidas de ambas as instituições, tornando-se numa relação complexa e sinónimo de confusão, discussão e desacordo. Assim, como propósito máximo desta dissertação, tentamos inquirir os pais/encarregados de educação para melhor compreender o que pensam da participação no ambiente escolar e da sua própria contribuição nesta relação, e sensibilizar os docentes para tornar a escola num espaço preparado, sensível e receptivo ao envolvimento parental, modificando esta ligação repleta de tensões e discórida, numa colaboração saudável, coerente, mútua, de partilha de responsabilidades, a fim desta participação se tornar num excelente contributo para a óptima aprendizagem dos educandos. |
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