Perceção da criança e seu responsável sobre o Médico Dentista e a consulta de Odontopediatria;

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Adriana Filipa Machado Martins
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11816/2823
Resumo: O sucesso do tratamento dentário na consulta de Odontopediatria está dependente de diversas condicionantes que têm que ser analisadas, compreendidas e ultrapassadas pelo odontopediatra. O medo, a ansiedade, o trauma ou más experiências vividas anteriormente proporcionam desconforto à criança, podendo condicionar o sucesso do tratamento dentário. Os objetivos deste trabalho são, por isso, avaliar quais os fatores causadores de maior ansiedade e medo na criança, assim como aqueles que lhes causam um maior conforto, avaliar o ponto de vista do responsável sobre o acompanhamento do seu educando durante a consulta, avaliar a preferência da criança e seu responsável pelo género do odontopediatra e avaliar o que é mais valorizado pelas crianças e seus responsáveis no que diz respeito ao “Médico Dentista Ideal”. Foi realizado um questionário direcionado a crianças dos 5 aos 15 anos e respetivos responsáveis. Concluiu-se que o que causa mais ansiedade e medo nas crianças é o medo de vir a sentir dor e o medo de que a broca magoe. Por outro lado, o que as crianças mais gostam são: “a cadeira onde me deito” e o “Médico Dentista”. Em relação ao acompanhamento dos filhos durante a consulta 98,4% (n=246) dos pais respondeu que acompanha o seu filho durante toda a consulta dentro do consultório. No que toca à preferência dos filhos e dos pais relativamente ao género do médico dentista, 70,3% (n=168) dos filhos e 74,3% (n=127) dos pais têm preferência que o médico dentista seja uma mulher. No que diz respeito ao “Médico Dentista Ideal” as competências pessoais são mais enaltecidas pelas crianças do que as profissionais. Concluiu-se então, que, apesar do mundo da Odontopediatria estar em constante desenvolvimento, é necessário continuar a tentar encontrar formas de combater a problemática de ansiedade que está presente, hoje em dia, em todos os consultórios de Medicina Dentária e que influencia negativamente o sucesso dos procedimentos odontológicos.
id RCAP_406d61b78ae56cc1867fec36baab63cb
oai_identifier_str oai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/2823
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção da criança e seu responsável sobre o Médico Dentista e a consulta de Odontopediatria;Ansiedade DentáriaOdontopediatriaRelação Dentista-PacienteO sucesso do tratamento dentário na consulta de Odontopediatria está dependente de diversas condicionantes que têm que ser analisadas, compreendidas e ultrapassadas pelo odontopediatra. O medo, a ansiedade, o trauma ou más experiências vividas anteriormente proporcionam desconforto à criança, podendo condicionar o sucesso do tratamento dentário. Os objetivos deste trabalho são, por isso, avaliar quais os fatores causadores de maior ansiedade e medo na criança, assim como aqueles que lhes causam um maior conforto, avaliar o ponto de vista do responsável sobre o acompanhamento do seu educando durante a consulta, avaliar a preferência da criança e seu responsável pelo género do odontopediatra e avaliar o que é mais valorizado pelas crianças e seus responsáveis no que diz respeito ao “Médico Dentista Ideal”. Foi realizado um questionário direcionado a crianças dos 5 aos 15 anos e respetivos responsáveis. Concluiu-se que o que causa mais ansiedade e medo nas crianças é o medo de vir a sentir dor e o medo de que a broca magoe. Por outro lado, o que as crianças mais gostam são: “a cadeira onde me deito” e o “Médico Dentista”. Em relação ao acompanhamento dos filhos durante a consulta 98,4% (n=246) dos pais respondeu que acompanha o seu filho durante toda a consulta dentro do consultório. No que toca à preferência dos filhos e dos pais relativamente ao género do médico dentista, 70,3% (n=168) dos filhos e 74,3% (n=127) dos pais têm preferência que o médico dentista seja uma mulher. No que diz respeito ao “Médico Dentista Ideal” as competências pessoais são mais enaltecidas pelas crianças do que as profissionais. Concluiu-se então, que, apesar do mundo da Odontopediatria estar em constante desenvolvimento, é necessário continuar a tentar encontrar formas de combater a problemática de ansiedade que está presente, hoje em dia, em todos os consultórios de Medicina Dentária e que influencia negativamente o sucesso dos procedimentos odontológicos.2017-12-12T11:14:57Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11816/2823TID:201741636porMartins, Adriana Filipa Machado Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T14:02:30Zoai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/2823Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:58:07.534462Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção da criança e seu responsável sobre o Médico Dentista e a consulta de Odontopediatria;
title Perceção da criança e seu responsável sobre o Médico Dentista e a consulta de Odontopediatria;
spellingShingle Perceção da criança e seu responsável sobre o Médico Dentista e a consulta de Odontopediatria;
Martins, Adriana Filipa Machado Martins
Ansiedade Dentária
Odontopediatria
Relação Dentista-Paciente
title_short Perceção da criança e seu responsável sobre o Médico Dentista e a consulta de Odontopediatria;
title_full Perceção da criança e seu responsável sobre o Médico Dentista e a consulta de Odontopediatria;
title_fullStr Perceção da criança e seu responsável sobre o Médico Dentista e a consulta de Odontopediatria;
title_full_unstemmed Perceção da criança e seu responsável sobre o Médico Dentista e a consulta de Odontopediatria;
title_sort Perceção da criança e seu responsável sobre o Médico Dentista e a consulta de Odontopediatria;
author Martins, Adriana Filipa Machado Martins
author_facet Martins, Adriana Filipa Machado Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Adriana Filipa Machado Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade Dentária
Odontopediatria
Relação Dentista-Paciente
topic Ansiedade Dentária
Odontopediatria
Relação Dentista-Paciente
description O sucesso do tratamento dentário na consulta de Odontopediatria está dependente de diversas condicionantes que têm que ser analisadas, compreendidas e ultrapassadas pelo odontopediatra. O medo, a ansiedade, o trauma ou más experiências vividas anteriormente proporcionam desconforto à criança, podendo condicionar o sucesso do tratamento dentário. Os objetivos deste trabalho são, por isso, avaliar quais os fatores causadores de maior ansiedade e medo na criança, assim como aqueles que lhes causam um maior conforto, avaliar o ponto de vista do responsável sobre o acompanhamento do seu educando durante a consulta, avaliar a preferência da criança e seu responsável pelo género do odontopediatra e avaliar o que é mais valorizado pelas crianças e seus responsáveis no que diz respeito ao “Médico Dentista Ideal”. Foi realizado um questionário direcionado a crianças dos 5 aos 15 anos e respetivos responsáveis. Concluiu-se que o que causa mais ansiedade e medo nas crianças é o medo de vir a sentir dor e o medo de que a broca magoe. Por outro lado, o que as crianças mais gostam são: “a cadeira onde me deito” e o “Médico Dentista”. Em relação ao acompanhamento dos filhos durante a consulta 98,4% (n=246) dos pais respondeu que acompanha o seu filho durante toda a consulta dentro do consultório. No que toca à preferência dos filhos e dos pais relativamente ao género do médico dentista, 70,3% (n=168) dos filhos e 74,3% (n=127) dos pais têm preferência que o médico dentista seja uma mulher. No que diz respeito ao “Médico Dentista Ideal” as competências pessoais são mais enaltecidas pelas crianças do que as profissionais. Concluiu-se então, que, apesar do mundo da Odontopediatria estar em constante desenvolvimento, é necessário continuar a tentar encontrar formas de combater a problemática de ansiedade que está presente, hoje em dia, em todos os consultórios de Medicina Dentária e que influencia negativamente o sucesso dos procedimentos odontológicos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12T11:14:57Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11816/2823
TID:201741636
url http://hdl.handle.net/20.500.11816/2823
identifier_str_mv TID:201741636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131652837867520