Resolução de problemas a partir de situações do quotidiano, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sara Cristina Barroco
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78627
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_40713abd0e203359a3d2b2931788a51c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78627
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Resolução de problemas a partir de situações do quotidiano, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoProblem solving based on everyday situations, in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic EducationResolução de problemasSituações do quotidianoEstratégiasDesenvolvimento de capacidadesProblem solvingEveryday life situationsStrategiesSkills developmentCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório expõe uma reflexão crítica e sustentada em pressupostos teóricos e práticos referentes à investigação desenvolvida nos contextos de Estágio Pedagógico, a mesma centra-se na temática “Resolução de problemas a partir de situações do quotidiano, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Reconhece-se que o processo de ensino-aprendizagem direcionado para a atividade de resolução de problemas permite a exploração de diferentes conexões matemáticas, entre a matemática e as outras áreas/domínios do currículo e entre a matemática e a vida do dia a dia. Esta investigação incidiu num estudo de carácter qualitativo, uma vez que teve o intuito de averiguar quais as formas ou estratégias criativas mais utilizadas pelas crianças em cada um dos contextos. Os resultados obtidos comprovam que as estratégias utilizadas foram diversificadas. Denota-se que o recurso ao desenho, à tabela, ao cálculo e à tentativa e erro foram as mais utilizadas. Neste sentido, os projetos desenvolvidos de forma lúdica e apelativa, permitiram que as crianças identificassem situações do dia-dia onde pudessem surgir problemas, deste modo compreenderam a presença natural da matemática e a importância desta nas suas vivências diárias. Observou-se também uma evolução positiva no que concerne ao desenvolvimento de capacidades ao nível da criatividade, da autonomia, da cooperação, da participação, da iniciativa, da persistência e de escutar o outro por parte das crianças, sendo estas essenciais para saber viver em sociedade.This report presents a critical reflection based on both theoretical and practical assumptions stemming from research carried out during a Pedagogical Internship. The research focuses on the topic “Problem solving based on everyday situations, in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education”. The teaching and learning aimed at problem solving is said to allow the exploration of different mathematical connections, between mathematics and other areas/domains of the curriculum and between mathematics and everyday life. This research focused on a qualitative study, as it aimed to find out which forms, or creative strategies are most used by children in each context. The results obtained prove that the strategies used were diversified. The use of drawing, tables, calculation and trial and error were the most common strategies. In this sense, the projects developed in a playful and appealing way, allowing children to identify everyday situations where problems could arise, making them understand the natural presence of mathematics and its importance in their daily experiences. There was also a positive evolution regarding the development of abilities in terms of creativity, autonomy, cooperation, participation, initiative, persistence and listening to others, which are essential skills to know how to live in society.Palhares, PedroUniversidade do MinhoSilva, Sara Cristina Barroco2022-03-072022-03-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78627por203004078info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78627Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:35.384551Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Resolução de problemas a partir de situações do quotidiano, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Problem solving based on everyday situations, in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education
title Resolução de problemas a partir de situações do quotidiano, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Resolução de problemas a partir de situações do quotidiano, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Silva, Sara Cristina Barroco
Resolução de problemas
Situações do quotidiano
Estratégias
Desenvolvimento de capacidades
Problem solving
Everyday life situations
Strategies
Skills development
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Resolução de problemas a partir de situações do quotidiano, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Resolução de problemas a partir de situações do quotidiano, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Resolução de problemas a partir de situações do quotidiano, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Resolução de problemas a partir de situações do quotidiano, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Resolução de problemas a partir de situações do quotidiano, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Silva, Sara Cristina Barroco
author_facet Silva, Sara Cristina Barroco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palhares, Pedro
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sara Cristina Barroco
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Situações do quotidiano
Estratégias
Desenvolvimento de capacidades
Problem solving
Everyday life situations
Strategies
Skills development
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Resolução de problemas
Situações do quotidiano
Estratégias
Desenvolvimento de capacidades
Problem solving
Everyday life situations
Strategies
Skills development
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-07
2022-03-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78627
url https://hdl.handle.net/1822/78627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203004078
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132288923992064