Resolução de problemas a partir de situações do quotidiano, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/78627 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_40713abd0e203359a3d2b2931788a51c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78627 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Resolução de problemas a partir de situações do quotidiano, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoProblem solving based on everyday situations, in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic EducationResolução de problemasSituações do quotidianoEstratégiasDesenvolvimento de capacidadesProblem solvingEveryday life situationsStrategiesSkills developmentCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório expõe uma reflexão crítica e sustentada em pressupostos teóricos e práticos referentes à investigação desenvolvida nos contextos de Estágio Pedagógico, a mesma centra-se na temática “Resolução de problemas a partir de situações do quotidiano, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Reconhece-se que o processo de ensino-aprendizagem direcionado para a atividade de resolução de problemas permite a exploração de diferentes conexões matemáticas, entre a matemática e as outras áreas/domínios do currículo e entre a matemática e a vida do dia a dia. Esta investigação incidiu num estudo de carácter qualitativo, uma vez que teve o intuito de averiguar quais as formas ou estratégias criativas mais utilizadas pelas crianças em cada um dos contextos. Os resultados obtidos comprovam que as estratégias utilizadas foram diversificadas. Denota-se que o recurso ao desenho, à tabela, ao cálculo e à tentativa e erro foram as mais utilizadas. Neste sentido, os projetos desenvolvidos de forma lúdica e apelativa, permitiram que as crianças identificassem situações do dia-dia onde pudessem surgir problemas, deste modo compreenderam a presença natural da matemática e a importância desta nas suas vivências diárias. Observou-se também uma evolução positiva no que concerne ao desenvolvimento de capacidades ao nível da criatividade, da autonomia, da cooperação, da participação, da iniciativa, da persistência e de escutar o outro por parte das crianças, sendo estas essenciais para saber viver em sociedade.This report presents a critical reflection based on both theoretical and practical assumptions stemming from research carried out during a Pedagogical Internship. The research focuses on the topic “Problem solving based on everyday situations, in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education”. The teaching and learning aimed at problem solving is said to allow the exploration of different mathematical connections, between mathematics and other areas/domains of the curriculum and between mathematics and everyday life. This research focused on a qualitative study, as it aimed to find out which forms, or creative strategies are most used by children in each context. The results obtained prove that the strategies used were diversified. The use of drawing, tables, calculation and trial and error were the most common strategies. In this sense, the projects developed in a playful and appealing way, allowing children to identify everyday situations where problems could arise, making them understand the natural presence of mathematics and its importance in their daily experiences. There was also a positive evolution regarding the development of abilities in terms of creativity, autonomy, cooperation, participation, initiative, persistence and listening to others, which are essential skills to know how to live in society.Palhares, PedroUniversidade do MinhoSilva, Sara Cristina Barroco2022-03-072022-03-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78627por203004078info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78627Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:35.384551Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resolução de problemas a partir de situações do quotidiano, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico Problem solving based on everyday situations, in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education |
title |
Resolução de problemas a partir de situações do quotidiano, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Resolução de problemas a partir de situações do quotidiano, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico Silva, Sara Cristina Barroco Resolução de problemas Situações do quotidiano Estratégias Desenvolvimento de capacidades Problem solving Everyday life situations Strategies Skills development Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Resolução de problemas a partir de situações do quotidiano, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Resolução de problemas a partir de situações do quotidiano, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Resolução de problemas a partir de situações do quotidiano, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Resolução de problemas a partir de situações do quotidiano, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Resolução de problemas a partir de situações do quotidiano, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Silva, Sara Cristina Barroco |
author_facet |
Silva, Sara Cristina Barroco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palhares, Pedro Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sara Cristina Barroco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de problemas Situações do quotidiano Estratégias Desenvolvimento de capacidades Problem solving Everyday life situations Strategies Skills development Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Resolução de problemas Situações do quotidiano Estratégias Desenvolvimento de capacidades Problem solving Everyday life situations Strategies Skills development Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-07 2022-03-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/78627 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/78627 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203004078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132288923992064 |