Literacia digital intergeracional: desafios e oportunidades para a educação ao longo da vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrício, Maria Raquel
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Osório, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14755
Resumo: O fenómeno do envelhecimento populacional conduziu a que a temática da intergeracionalidade assumisse uma nova importância e, centrado num novo modelo social para as sociedades envelhecidas, emergisse um novo paradigma de aprendizagem intergeracional. Por se constituir um veículo socioeducativo capaz de promover a partilha intencional de conhecimento entre gerações diferentes, reconhece-se que a aprendizagem recíproca gera benefícios para toda a sociedade. Neste contexto, este artigo visa apresentar e analisar três intervenções socioeducativas de aprendizagem intergeracional com TIC, em contexto não formal e explorar o potencial das competências digitais para a promoção de laços intergeracionais e da aprendizagem ao longo da vida. No final, dá-se conta de uma conclusão reflexiva e crítica, realçando os desafios e as oportunidades da literacia digital para uma educação intergeracional, permanente e ao longo da vida.
id RCAP_407216b88ee48475b02d1d0986081c51
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14755
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literacia digital intergeracional: desafios e oportunidades para a educação ao longo da vidaIntergenerational digital literacy: challenges and opportunities for lifelong learningAprendizagem intergeracionalLiteracia digitalEducação ao longo da vidaO fenómeno do envelhecimento populacional conduziu a que a temática da intergeracionalidade assumisse uma nova importância e, centrado num novo modelo social para as sociedades envelhecidas, emergisse um novo paradigma de aprendizagem intergeracional. Por se constituir um veículo socioeducativo capaz de promover a partilha intencional de conhecimento entre gerações diferentes, reconhece-se que a aprendizagem recíproca gera benefícios para toda a sociedade. Neste contexto, este artigo visa apresentar e analisar três intervenções socioeducativas de aprendizagem intergeracional com TIC, em contexto não formal e explorar o potencial das competências digitais para a promoção de laços intergeracionais e da aprendizagem ao longo da vida. No final, dá-se conta de uma conclusão reflexiva e crítica, realçando os desafios e as oportunidades da literacia digital para uma educação intergeracional, permanente e ao longo da vida.Phenomenon of population ageing leading to intergenerationality issue assumed a new importance and centred on a new social model for ageing societies emerged a new paradigm of intergenerational learning. As it a socio-educational vehicle that promotes the intentional sharing of knowledge between different generations, its’ acknowledged that mutual learning generates benefits for the whole society. Within this context, this article aims to present and analyse three different socio-educational interventions of intergenerational learning with ICT, in non-formal settings and achieve the potential of digital skills to promote intergenerational ties and lifelong learning. At the end achieves a reflective and critical conclusion, highlighting the challenges and opportunities of digital literacy for an intergenerational, continuing and lifelong education.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBPatrício, Maria RaquelOsório, António2017-12-18T10:27:06Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14755porPatrício, Maria Raquel; Osório, António (2017). Literacia digital intergeracional: desafios e oportunidades para a educação ao longo da vida = Intergenerational digital literacy: challenges and opportunities for lifelong learning. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 9:1, p. 1-121645-477410.34620/eduser.v9i1.95info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:34:34Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:31.185612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literacia digital intergeracional: desafios e oportunidades para a educação ao longo da vida
Intergenerational digital literacy: challenges and opportunities for lifelong learning
title Literacia digital intergeracional: desafios e oportunidades para a educação ao longo da vida
spellingShingle Literacia digital intergeracional: desafios e oportunidades para a educação ao longo da vida
Patrício, Maria Raquel
Aprendizagem intergeracional
Literacia digital
Educação ao longo da vida
title_short Literacia digital intergeracional: desafios e oportunidades para a educação ao longo da vida
title_full Literacia digital intergeracional: desafios e oportunidades para a educação ao longo da vida
title_fullStr Literacia digital intergeracional: desafios e oportunidades para a educação ao longo da vida
title_full_unstemmed Literacia digital intergeracional: desafios e oportunidades para a educação ao longo da vida
title_sort Literacia digital intergeracional: desafios e oportunidades para a educação ao longo da vida
author Patrício, Maria Raquel
author_facet Patrício, Maria Raquel
Osório, António
author_role author
author2 Osório, António
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrício, Maria Raquel
Osório, António
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem intergeracional
Literacia digital
Educação ao longo da vida
topic Aprendizagem intergeracional
Literacia digital
Educação ao longo da vida
description O fenómeno do envelhecimento populacional conduziu a que a temática da intergeracionalidade assumisse uma nova importância e, centrado num novo modelo social para as sociedades envelhecidas, emergisse um novo paradigma de aprendizagem intergeracional. Por se constituir um veículo socioeducativo capaz de promover a partilha intencional de conhecimento entre gerações diferentes, reconhece-se que a aprendizagem recíproca gera benefícios para toda a sociedade. Neste contexto, este artigo visa apresentar e analisar três intervenções socioeducativas de aprendizagem intergeracional com TIC, em contexto não formal e explorar o potencial das competências digitais para a promoção de laços intergeracionais e da aprendizagem ao longo da vida. No final, dá-se conta de uma conclusão reflexiva e crítica, realçando os desafios e as oportunidades da literacia digital para uma educação intergeracional, permanente e ao longo da vida.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18T10:27:06Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/14755
url http://hdl.handle.net/10198/14755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Patrício, Maria Raquel; Osório, António (2017). Literacia digital intergeracional: desafios e oportunidades para a educação ao longo da vida = Intergenerational digital literacy: challenges and opportunities for lifelong learning. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 9:1, p. 1-12
1645-4774
10.34620/eduser.v9i1.95
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135292343451648