Literacia digital intergeracional: desafios e oportunidades para a educação ao longo da vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/14755 |
Resumo: | O fenómeno do envelhecimento populacional conduziu a que a temática da intergeracionalidade assumisse uma nova importância e, centrado num novo modelo social para as sociedades envelhecidas, emergisse um novo paradigma de aprendizagem intergeracional. Por se constituir um veículo socioeducativo capaz de promover a partilha intencional de conhecimento entre gerações diferentes, reconhece-se que a aprendizagem recíproca gera benefícios para toda a sociedade. Neste contexto, este artigo visa apresentar e analisar três intervenções socioeducativas de aprendizagem intergeracional com TIC, em contexto não formal e explorar o potencial das competências digitais para a promoção de laços intergeracionais e da aprendizagem ao longo da vida. No final, dá-se conta de uma conclusão reflexiva e crítica, realçando os desafios e as oportunidades da literacia digital para uma educação intergeracional, permanente e ao longo da vida. |
id |
RCAP_407216b88ee48475b02d1d0986081c51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14755 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literacia digital intergeracional: desafios e oportunidades para a educação ao longo da vidaIntergenerational digital literacy: challenges and opportunities for lifelong learningAprendizagem intergeracionalLiteracia digitalEducação ao longo da vidaO fenómeno do envelhecimento populacional conduziu a que a temática da intergeracionalidade assumisse uma nova importância e, centrado num novo modelo social para as sociedades envelhecidas, emergisse um novo paradigma de aprendizagem intergeracional. Por se constituir um veículo socioeducativo capaz de promover a partilha intencional de conhecimento entre gerações diferentes, reconhece-se que a aprendizagem recíproca gera benefícios para toda a sociedade. Neste contexto, este artigo visa apresentar e analisar três intervenções socioeducativas de aprendizagem intergeracional com TIC, em contexto não formal e explorar o potencial das competências digitais para a promoção de laços intergeracionais e da aprendizagem ao longo da vida. No final, dá-se conta de uma conclusão reflexiva e crítica, realçando os desafios e as oportunidades da literacia digital para uma educação intergeracional, permanente e ao longo da vida.Phenomenon of population ageing leading to intergenerationality issue assumed a new importance and centred on a new social model for ageing societies emerged a new paradigm of intergenerational learning. As it a socio-educational vehicle that promotes the intentional sharing of knowledge between different generations, its’ acknowledged that mutual learning generates benefits for the whole society. Within this context, this article aims to present and analyse three different socio-educational interventions of intergenerational learning with ICT, in non-formal settings and achieve the potential of digital skills to promote intergenerational ties and lifelong learning. At the end achieves a reflective and critical conclusion, highlighting the challenges and opportunities of digital literacy for an intergenerational, continuing and lifelong education.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBPatrício, Maria RaquelOsório, António2017-12-18T10:27:06Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14755porPatrício, Maria Raquel; Osório, António (2017). Literacia digital intergeracional: desafios e oportunidades para a educação ao longo da vida = Intergenerational digital literacy: challenges and opportunities for lifelong learning. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 9:1, p. 1-121645-477410.34620/eduser.v9i1.95info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:34:34Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:31.185612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacia digital intergeracional: desafios e oportunidades para a educação ao longo da vida Intergenerational digital literacy: challenges and opportunities for lifelong learning |
title |
Literacia digital intergeracional: desafios e oportunidades para a educação ao longo da vida |
spellingShingle |
Literacia digital intergeracional: desafios e oportunidades para a educação ao longo da vida Patrício, Maria Raquel Aprendizagem intergeracional Literacia digital Educação ao longo da vida |
title_short |
Literacia digital intergeracional: desafios e oportunidades para a educação ao longo da vida |
title_full |
Literacia digital intergeracional: desafios e oportunidades para a educação ao longo da vida |
title_fullStr |
Literacia digital intergeracional: desafios e oportunidades para a educação ao longo da vida |
title_full_unstemmed |
Literacia digital intergeracional: desafios e oportunidades para a educação ao longo da vida |
title_sort |
Literacia digital intergeracional: desafios e oportunidades para a educação ao longo da vida |
author |
Patrício, Maria Raquel |
author_facet |
Patrício, Maria Raquel Osório, António |
author_role |
author |
author2 |
Osório, António |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patrício, Maria Raquel Osório, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem intergeracional Literacia digital Educação ao longo da vida |
topic |
Aprendizagem intergeracional Literacia digital Educação ao longo da vida |
description |
O fenómeno do envelhecimento populacional conduziu a que a temática da intergeracionalidade assumisse uma nova importância e, centrado num novo modelo social para as sociedades envelhecidas, emergisse um novo paradigma de aprendizagem intergeracional. Por se constituir um veículo socioeducativo capaz de promover a partilha intencional de conhecimento entre gerações diferentes, reconhece-se que a aprendizagem recíproca gera benefícios para toda a sociedade. Neste contexto, este artigo visa apresentar e analisar três intervenções socioeducativas de aprendizagem intergeracional com TIC, em contexto não formal e explorar o potencial das competências digitais para a promoção de laços intergeracionais e da aprendizagem ao longo da vida. No final, dá-se conta de uma conclusão reflexiva e crítica, realçando os desafios e as oportunidades da literacia digital para uma educação intergeracional, permanente e ao longo da vida. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-18T10:27:06Z 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/14755 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/14755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Patrício, Maria Raquel; Osório, António (2017). Literacia digital intergeracional: desafios e oportunidades para a educação ao longo da vida = Intergenerational digital literacy: challenges and opportunities for lifelong learning. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 9:1, p. 1-12 1645-4774 10.34620/eduser.v9i1.95 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135292343451648 |