Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/7690 |
Resumo: | A aprendizagem intergeracional (AI) afirma-se como essencial ao desenvolvimento das pessoas e das sociedades. Um dos contextos onde têm emergido projetos de AI é o ensino superior, facilitando-se o acesso dos mais velhos a novas oportunidades socioeducativas e à convivência com os mais jovens. Este artigo pretende apresentar o resultado de uma pesquisa que envolveu, durante 1 semestre, os estudantes do Programa 60+ e os estudantes da licenciatura em Educação Social no planeamento e dinamização de atividades socioculturais, em articulação com entidades da comunidade. A partir da análise de dois questionários aplicados aos estudantes da licenciatura, conclui-se que o desenvolvimento das atividades foi muito importante para a sua formação académica e para alterar as perceções que tinham dos seniores, passando a valorizar o seu papel na sociedade |
id |
RCAP_aca26bf570b4fa02c783f5362354a829 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7690 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superiorOportunidades soceducativasAprendizagem ao longo da vidaIntergeracionalidadeA aprendizagem intergeracional (AI) afirma-se como essencial ao desenvolvimento das pessoas e das sociedades. Um dos contextos onde têm emergido projetos de AI é o ensino superior, facilitando-se o acesso dos mais velhos a novas oportunidades socioeducativas e à convivência com os mais jovens. Este artigo pretende apresentar o resultado de uma pesquisa que envolveu, durante 1 semestre, os estudantes do Programa 60+ e os estudantes da licenciatura em Educação Social no planeamento e dinamização de atividades socioculturais, em articulação com entidades da comunidade. A partir da análise de dois questionários aplicados aos estudantes da licenciatura, conclui-se que o desenvolvimento das atividades foi muito importante para a sua formação académica e para alterar as perceções que tinham dos seniores, passando a valorizar o seu papel na sociedadeIC-OnlinePimentel, LuísaLopes, SaraPedrosa, BibianaMaurício, Cezarina2022-09-19T11:24:34Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7690porPimentel, L., Mónico Lopes, S., da Silva Pedrosa, B., & Santinho Maurício, C. (2019). Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superior. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 3(2), 307–322. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2019.n2.v2.19210214-987710.17060/ijodaep.2019.n2.v2.1921info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:55:41Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7690Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:34.273851Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superior |
title |
Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superior |
spellingShingle |
Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superior Pimentel, Luísa Oportunidades soceducativas Aprendizagem ao longo da vida Intergeracionalidade |
title_short |
Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superior |
title_full |
Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superior |
title_fullStr |
Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superior |
title_sort |
Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superior |
author |
Pimentel, Luísa |
author_facet |
Pimentel, Luísa Lopes, Sara Pedrosa, Bibiana Maurício, Cezarina |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Sara Pedrosa, Bibiana Maurício, Cezarina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimentel, Luísa Lopes, Sara Pedrosa, Bibiana Maurício, Cezarina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oportunidades soceducativas Aprendizagem ao longo da vida Intergeracionalidade |
topic |
Oportunidades soceducativas Aprendizagem ao longo da vida Intergeracionalidade |
description |
A aprendizagem intergeracional (AI) afirma-se como essencial ao desenvolvimento das pessoas e das sociedades. Um dos contextos onde têm emergido projetos de AI é o ensino superior, facilitando-se o acesso dos mais velhos a novas oportunidades socioeducativas e à convivência com os mais jovens. Este artigo pretende apresentar o resultado de uma pesquisa que envolveu, durante 1 semestre, os estudantes do Programa 60+ e os estudantes da licenciatura em Educação Social no planeamento e dinamização de atividades socioculturais, em articulação com entidades da comunidade. A partir da análise de dois questionários aplicados aos estudantes da licenciatura, conclui-se que o desenvolvimento das atividades foi muito importante para a sua formação académica e para alterar as perceções que tinham dos seniores, passando a valorizar o seu papel na sociedade |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2022-09-19T11:24:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/7690 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/7690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pimentel, L., Mónico Lopes, S., da Silva Pedrosa, B., & Santinho Maurício, C. (2019). Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superior. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 3(2), 307–322. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2019.n2.v2.1921 0214-9877 10.17060/ijodaep.2019.n2.v2.1921 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136997990727680 |