Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Luísa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lopes, Sara, Pedrosa, Bibiana, Maurício, Cezarina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7690
Resumo: A aprendizagem intergeracional (AI) afirma-se como essencial ao desenvolvimento das pessoas e das sociedades. Um dos contextos onde têm emergido projetos de AI é o ensino superior, facilitando-se o acesso dos mais velhos a novas oportunidades socioeducativas e à convivência com os mais jovens. Este artigo pretende apresentar o resultado de uma pesquisa que envolveu, durante 1 semestre, os estudantes do Programa 60+ e os estudantes da licenciatura em Educação Social no planeamento e dinamização de atividades socioculturais, em articulação com entidades da comunidade. A partir da análise de dois questionários aplicados aos estudantes da licenciatura, conclui-se que o desenvolvimento das atividades foi muito importante para a sua formação académica e para alterar as perceções que tinham dos seniores, passando a valorizar o seu papel na sociedade
id RCAP_aca26bf570b4fa02c783f5362354a829
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7690
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superiorOportunidades soceducativasAprendizagem ao longo da vidaIntergeracionalidadeA aprendizagem intergeracional (AI) afirma-se como essencial ao desenvolvimento das pessoas e das sociedades. Um dos contextos onde têm emergido projetos de AI é o ensino superior, facilitando-se o acesso dos mais velhos a novas oportunidades socioeducativas e à convivência com os mais jovens. Este artigo pretende apresentar o resultado de uma pesquisa que envolveu, durante 1 semestre, os estudantes do Programa 60+ e os estudantes da licenciatura em Educação Social no planeamento e dinamização de atividades socioculturais, em articulação com entidades da comunidade. A partir da análise de dois questionários aplicados aos estudantes da licenciatura, conclui-se que o desenvolvimento das atividades foi muito importante para a sua formação académica e para alterar as perceções que tinham dos seniores, passando a valorizar o seu papel na sociedadeIC-OnlinePimentel, LuísaLopes, SaraPedrosa, BibianaMaurício, Cezarina2022-09-19T11:24:34Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7690porPimentel, L., Mónico Lopes, S., da Silva Pedrosa, B., & Santinho Maurício, C. (2019). Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superior. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 3(2), 307–322. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2019.n2.v2.19210214-987710.17060/ijodaep.2019.n2.v2.1921info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:55:41Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7690Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:34.273851Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superior
title Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superior
spellingShingle Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superior
Pimentel, Luísa
Oportunidades soceducativas
Aprendizagem ao longo da vida
Intergeracionalidade
title_short Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superior
title_full Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superior
title_fullStr Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superior
title_full_unstemmed Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superior
title_sort Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superior
author Pimentel, Luísa
author_facet Pimentel, Luísa
Lopes, Sara
Pedrosa, Bibiana
Maurício, Cezarina
author_role author
author2 Lopes, Sara
Pedrosa, Bibiana
Maurício, Cezarina
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel, Luísa
Lopes, Sara
Pedrosa, Bibiana
Maurício, Cezarina
dc.subject.por.fl_str_mv Oportunidades soceducativas
Aprendizagem ao longo da vida
Intergeracionalidade
topic Oportunidades soceducativas
Aprendizagem ao longo da vida
Intergeracionalidade
description A aprendizagem intergeracional (AI) afirma-se como essencial ao desenvolvimento das pessoas e das sociedades. Um dos contextos onde têm emergido projetos de AI é o ensino superior, facilitando-se o acesso dos mais velhos a novas oportunidades socioeducativas e à convivência com os mais jovens. Este artigo pretende apresentar o resultado de uma pesquisa que envolveu, durante 1 semestre, os estudantes do Programa 60+ e os estudantes da licenciatura em Educação Social no planeamento e dinamização de atividades socioculturais, em articulação com entidades da comunidade. A partir da análise de dois questionários aplicados aos estudantes da licenciatura, conclui-se que o desenvolvimento das atividades foi muito importante para a sua formação académica e para alterar as perceções que tinham dos seniores, passando a valorizar o seu papel na sociedade
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2022-09-19T11:24:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/7690
url http://hdl.handle.net/10400.8/7690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pimentel, L., Mónico Lopes, S., da Silva Pedrosa, B., & Santinho Maurício, C. (2019). Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superior. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 3(2), 307–322. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2019.n2.v2.1921
0214-9877
10.17060/ijodaep.2019.n2.v2.1921
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136997990727680