Autonomia, Projecto Educativo, Desporto Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luís Pedro Lira Fernandes Rodrigues da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2034
Resumo: O Desporto Escolar deve basear a sua prática e as suas iniciativas na capacidade organizativa e mobilizadora das escolas e que devem estar espelhadas nesse instrumento fundamental da autonomia que é o Projecto Educativo das Escolas/ Agrupamentos. Nestes pressupostos, a importância do Projecto Educativo e o reconhecimento de que o Desporto Escolar é também um importante meio educativo e formativo, pretendo tentar perceber se é por falta de enquadramento legislativo e normativo que ainda poucos alunos participam nas actividades de desporto escolar. Apesar de o Desporto Escolar ter vivido numa grande incerteza conceptual, existem diplomas já publicados que valorizam as actividades desportivas na escola – Lei de Bases do Sistema Educativo, Lei de Bases do Sistema Desportivo, Regime Jurídico da Educação e do Desporto Escolar, são normativos que consagram o direito expresso no artigo 79º da Constituição da República Portuguesa, todos têm direito ao desporto. Dos Projectos Educativos consultados, não se consegue descortinar nenhuma estratégia de desenvolvimento do Desporto Escolar, capaz de garantir uma formação desportiva e que leve os nossos jovens à prática desportiva ao longo da vida.
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